#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto de Final

03-02-2016 | 11:32
Por Liga Nacional de Basquete

Em nova reedição da Final do NBB 2013/2014, Flamengo e Paulistano se enfrentam nesta quinta-feira, na Gávea, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb

Marquinhos, do Flamengo

Flamengo é o líder do NBB, enquanto que o Paulistano está na terceira posição; Quem leva a melhor? (Allan Conti/Divulgação)

Mais uma vez duas das maiores potências da atual temporada do NBB estarão frente a frente e prometem fazer um jogão. Nesta quinta-feira (04/02), o embalado Flamengo receberá o Paulistano/Corpore, no Ginásio Tijuca Tênis Clube, às 20 horas (horário de Brasília), em briga fundamental pelo G-4 da competição. Esta partida marca a disputa entre o campeão e o vice-campeão do NBB 2013/2014 e será transmitido ao vivo pelo #NBBnaWeb (www.lnb.com.br/tempo-real).

A equipe comandada pelo técnico José Neto é líder da competição e está a nove partidas sem perder. Sua última derrota aconteceu para o EC Pinheiros, na décima rodada da competição, há pouco menos de três meses. Enquanto isso o Paulistano sofreu uma dura derrota contra o Solar Cearense na rodada de número 18, mas se reabilitou nos últimos jogos ao vencer Universo/Vitória e o Macaé, ambos fora de casa.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

“É um grande jogo. Das três derrotas que tivemos, uma foi para o Paulistano. Sabemos da importância desta partida. Em caso de empate, o confronto direto ajuda, e queremos nos manter na liderança. Um jogo dentro de casa como esse é um jogo que nosso time gosta de jogar. A gente vem crescendo na hora certa, devemos jogar com um ginásio cheio, com uma torcida que nos apoia do início ao fim. Esperamos entrar em quadra e dar nosso máximo para reverter a derrota no turno”, afirmou o armador Gegê, do Flamengo.

Na história do NBB, os cariocas e os paulistas se enfrentaram 19 vezes e a supremacia sempre esteve com o time do Rio de Janeiro: foram 17 vitórias do time da cidade maravilhosa contra duas da equipe paulista. Mas na última partida, o Paulistano venceu o Flamengo, por 67 a 60 e encerrou um tabu de dez partidas sem vencer a equipe rubro-negra.

Com maior poder de decisão, Flamengo garantiu seu terceiro título do NBB, sendo o segundo de maneira consecutiva (Luiz Pires/LNB)

Flamengo conquistou o título do NBB 2013/2014 do NBB justamente contra o Paulistano (Luiz Pires/LNB)

Nesta sequência de vitórias está a consolidação da equipe carioca na temporada 2013/2014. O Flamengo, que era líder do campeonato, enfrentou o Paulistano, vice-líder da competição, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e, mostrando frieza nos minutos finais, bateu a equipe paulista, na frente de 15.449 torcedores, por 78 a 73. Nesta partida o pivô Meyinsse anotou 16 pontos e quatro rebotes e foi eleito MVP das Finais daquela edição.

O rubro-negro carioca vem de uma importante classificação na Liga das Américas 2016. O time rubro-negro venceu o Gimnasia Indalo na abertura do Grupo C, por 66 a 58, depois confirmou sua classificação na segunda partida contra o Aguila de Tunja, por 75 a 60, e por fim decretou seu lugar no pódio ao bater o Correcaminos Colon, por 68 a 61. Ou seja, com a Liga das Américas, a equipe carioca esta com 13 vitórias seguidas e não perde desde o dia 10 de dezembro do ano passado.

+Saiba mais: Marcelinho pode atingir duas expressivas marcas no NBB diante do Paulistano

Com a sequência dentro do campeonato, o time da Gávea possui 15 vitórias e apenas três derrotas nesta edição do NBB (83,3% de aproveitamento). O time mais próximo do líder é o Bauru, com uma vitória a menos e em desvantagem no desempate. Por isso, mesmo em caso de revés para o Paulistano, o topo da tabela não esta ameaçado para os cariocas.

“Minha expectativa é de um torneio competitivo, como sempre, torneio de tiro curto. Mas nosso time está preparado. Sabemos que o primeiro jogo já é muito importante e fizemos uma boa sequência de vitórias no NBB. O time está cada vez mais firme no sentido de entender onde cada um está gostando de jogar. Aquela fase de adaptação (dos reforços para esta temporada) já passou. Temos que estar focados porque qualquer vacilo pode custar caro. Vamos entrar firmes, porque sabemos que teremos pela frente adversários de altíssimo nível”, disse Marcelinho Machado.

Gustavo De Conti, técnico do Paulistano

Paulistano vem de 2 vitórias seguidas e quer chegar à vice-liderança da competição (delima/dubem)

Logo atrás está o Paulistano com 13 vitórias em 18 jogos e procurando se reagrupar no cume da tabela. A equipe começou a temporada com oito triunfos nas oito primeiras partidas, mas sofreu com uma série de três derrotas seguidas no campeonato e caiu duas posições na tabela. Em casa, a equipe obteve bons resultados, mas fora de casa a o time comandado pelo técnico Gustavo de Conti venceu quatro dos seis confrontos que disputou até agora no NBB.

Na última partida a equipe teve uma boa vitória no último quarto, diante do Macaé. Com boa atuação do jovem armador Arthur Pecos que atualizou seu recorde de pontos numa partida no NBB anotando 19 tentos, o Paulistano confirmou o resultado positivo, por 84 a 75.

“Estamos em uma boa fase com as vitórias que conquistamos nos últimos dois jogos. Treinamos muito bem esta semana e acredito que estamos bem preparados para enfrentar o Flamengo. A equipe deles é muito boa, o time tem várias peças de qualidade que se encaixaram no campeonato. Será um confronto muito difícil, porém fizemos a nossa parte e, concentrados no resultado positivo, buscamos subir na tabela de classificação para os playoffs do NBB 2015/2016”, declarou o técnico Gustavo de Conti.

02fev2016 - Macaé x Paulistano 09 - Foto Raphael Bózeo (2)

Paulistano vem de duas vitórias seguidas, a última delas sobre o Macaé, fora de casa (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Depois desta partida contra o líder da competição, a equipe paulista retorna ao Ginásio Antônio Prado Júnior e terá pela frente o estreante Banrisul/Caxias do Sul, na terça-feira, dia 16 de fevereiro, às 19h30. Este será o único confronto o penúltimo confronto em casa do ano e mais tarde o Paulistano retoma suas viagens para enfrentar Pinheiros, Minas e Brasília.

Enquanto isso o Flamengo esta no segundo jogo da série de quatro partidas em casa. Após este duelo histórico contra o Paulistano, a equipe comandada pelo técnico José Neto terá dois confrontos em casa, contra Solar Cearense e por fim contra o Universo/Vitória, com transmissão ao vivo na Rede TV!