#JOGAJUNTO

Mais basquete

Coroação

13-04-2013 | 11:28
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de conquistar título antecipado, Pinheiros “cumpre tabela” contra Brasília e levanta troféu da Liga das Américas

O Pinheiros/SKY entrou na quadra do Coliseo de Arecibo, em Porto Rico, na noite deste sábado, com a sensação de dever cumprido. Após se sagrar campeão da Liga das Américas de forma antecipada, a equipe da capital paulista teve que finalizar sua participação no torneio continental diante do Uniceub/BRB/Brasília. A derrota, pelo placar de 85 a 81, não conseguiu atrapalhar a festa pinheirense e ao final da partida, os jogadores fizeram a festa ao receberem a taça da competição.

O primeiro título internacional da história do tradicional clube paulista veio após vitórias sobre o anfitrião Capitanes de Arecibo e diante do Lanús, da Argentina, nas duas primeiras rodadas do Final Four da Liga das Américas. Sem poder ser ultrapassado por nenhuma das outras equipes, já que levaria vantagem em um possível empate, o elenco comandado pelo técnico Cláudio Mortari entrou sem responsabilidade alguma para o confronto com os atuais tricampeões do NBB.

O time candango, que por sua vez também não tinham maiores pretensões na competição, poupou o ala/pivô Guilherme Giovannoni e conseguiu sair com a sua primeira vitória em terras portorriquenhas. Os destaques ficaram por conta do armador Nezinho, autor de 20 pontos, seis rebotes e cinco assistências, e Alex, com 14 pontos. Pelo lado do Pinheiros, o atleta mais efetivo em quadra foi o norte-americano Shamell, cestinha do jogo com 29 pontos. Outra boa atuação ficou por conta do pivô Morro, que registrou 15 tentos.

Cestinha do confronto deste sábado, Shamell foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da Liga das Américas 2013. O camisa 24 pinheirense fechou o torneio com a maior média de pontos entre todos os jogadores (20,1 tentos por jogo) e ainda acumulou bons números em outros dois fundamentos: 4,8 rebotes e 3,4 assistências.

Na primeira partida da última rodada do Final Four, o Lanús confirmou a segunda posição do torneio, ao derrotar o Capitanes de Arecibo, por 91 a 82, com boa atuação do experiente pivô Fernando Martina, que somou 19 pontos e seis rebotes. Mesmo com o revés, os donos da casa ficaram com o terceiro lugar, superando Brasília no confronto direto (primeiro critério de desempate).

[galeria id=”36992″]

Confira todos os resultados do Final Four da Liga das Américas 2013:

– Quinta-feira (11/04):
Lanús (ARG) 77 x 49 Uniceub/BRB/Brasília
Capitanes de Arecibo (PUR) 76 x 88 Pinheiros/SKY

– Sexta-feira (12/04):
Lanús (ARG) 66 x 82 Pinheiros/SKY
Capitanes de Arecibo (PUR) 88 x 74 Uniceub/BRB/Brasília

– Sábado (13/04):
Capitanes de Arecibo (PUR) 82 x 91 Lanús (ARG)
Uniceub/BRB/Brasília 85 x 81 Pinheiros/SKY