#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 12 – Parte 2

18-12-2014 | 05:15
Por Liga Nacional de Basquete

Líder Limeira vai a Uberlândia defender sua invencibilidade como visitante no NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Minas Tênis Clube x Rio Claro Basquete – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 16 horas

Engrenando
O Rio Claro venceu as duas últimas partidas que fez no NBB 7, vitórias contra Brasília e Uberlândia.

O armador Tatu é um dos grandes destaques da campanha do Rio Claro no NBB 7 (João Pires/LNB)

O armador Tatu é um dos grandes destaques da campanha do Rio Claro no NBB 7 (João Pires/LNB)

Grande desempenho
Na vitória do Rio Claro sobre o Uberlândia, o armador Tatu saiu de quadra com 20 pontos anotados de 28 tentados.

Realidades diferentes
Neste momento do campeonato, Minas e Rio Claro brigam por assuntos diferentes. A equipe mineira é quinta colocada, com campanha de sete vitórias em 11 partidas, e briga  para voltar ao G-4 do NBB 7. Já Rio Claro é o 13º colocado, três vitórias em 11 jogos, e tenta cada vez mais sair da parte de baixo da tabela.

Ladrões de bola
Rio Claro possui três dos cinco melhores jogadores em média de roubo de bola por partida. O ala/armador Duda Machado é dono da terceira melhor média, 2,18 roubadas de bolas por jogo. Já os armadores Tatu e Brandon Brown roubam em média 2,18 e 2,10 bolas por partida, respectivamente, terceira e quarta melhor marca do campeonato.

Melhor da carreira #1
Defendendo a camisa do Assis, no NBB 1, o ala/pivô Mosso, hoje do Rio Claro, teve contra o Minas, a melhor partida de sua carreira na recuperação de rebotes (16 sobras no total).

Melhor da carreira #2
O ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, do Rio Claro, conquistou seu recorde pessoal de pontos em apenas uma partida contra o Minas – 24 tentos.

Parecidos
O Minas faz em média 74,2 pontos por partida no NBB 7, segunda pior marca de todo o campeonato. Já o Rio Claro é dono do quinto pior ataque, com 75,1 pontos de média.

Ferrolho
O Minas é dono da melhor defesa do NBB 7, com 70,6 pontos por partida.

Franca Basquete x Pinheiros/SKY – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Bem equilibrado
O confronto direto entre Franca e Pinheiros é bem parelho. Em 15 duelos, a equipe do interior do Estado de São Paulo tem oito vitórias, enquanto o time da capital venceu sete partidas.

Há quatro temporadas
Das 15 partidas entre a equipe francana e o time pinheirense, apenas duas vezes o visitante saiu de quadra com a vitória, ambas na segunda edição do NBB.

NBB 2 – Franca 77 x 78 Pinheiros – Fase de classificação
NBB 2 – Pinheiros 76 x 95 Franca – Playoffs

Caldeirão francano
Jogando no Ginásio Pedrocão, o Franca venceu as últimas seis partidas que fez contra o Pinheiros no NBB.

A força do Pedrocão
Atuando ao lado de sua torcida, o Franca tem campanha de quatro vitórias em cinco partidas no NBB 7.

Rivais
Franca e Pinheiros se enfrentaram em uma das séries das quartas de final dos playoffs do NBB 2. Com três vitórias nos três primeiros jogos, o Franca garantiu vaga às semifinais daquela edição do NBB.

Ótimas atuações
O jovem pivô Lucas Mariano foi um dos grandes destaques dos confrontos entre Franca e Pinheiros no NBB 6, média de 22,5 pontos em cada uma das partidas.

O pivô Lucas Mariano deu show nas duas partidas contra o Pinheiros na temporada passada do NBB (Célio Messias/LNB)

Lucas Mariano deu show nas duas partidas contra o Pinheiros na temporada passada do NBB (Célio Messias/LNB)

Histórico
A derrota do Pinheiros para o Bauru por 61 pontos de diferença, na última rodada do NBB, entrou para a história como a segunda maior vantagem em uma partida só do campeonato (só atrás de Flamengo 103 x 41 Vila Velha – 62 pontos de vantagem)

Segunda pior
A marca de apenas 55 pontos anotados contra o Bauru foi a segunda pior atuação ofensiva da história do Pinheiros no NBB, só atrás dos 53 pontos contra o Limeira, na primeira rodada do NBB 6.

A pior
Já na parte defensiva, os 116 pontos cedidos no duelo contra o Bauru foi a pior marca da história do Pinheiros no NBB.

Esteve presente
O ala/armador Jefferson Campos esteve presente nas duas partidas com as maiores diferenças da história do NBB. A primeira atuando com a camisa do Vila Velha e agora com o manto pinheirense.

Em último
Após a derrota elástica, o Pinheiros se tornou o time com a pior defesa do NBB 7, 86,9 pontos cedidos por partida.

Por outro lado…
A equipe comandada pelo técnico Marcel de Souza anota em média 83,8 pontos por partida, terceiro melhor ataque da temporada 2014/2015 do NBB.

O norte-americano Joe Smith é um dos principais armadores da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

O norte-americano Joe Smith é um dos principais armadores da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

Garçom
O armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, tem média de 4,8 assistências por jogo, oitava melhor média do NBB 7.

Sempre presente
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, é dono da sétima melhor média de rebotes do NBB 7, com 6,8 sobras por partida.

Começaram lá
Atletas do Pinheiros, o ala/pivô Felipe Ribeiro defendeu as cores do Franca no NBB 1 e o pivô Kurtz atuou no time da Capital do Basquete no NBB 5.

Já esteve do outro lado
O armador argentino Juan Pablo Figueroa, do Franca, defendeu as cores do time pinheirense em seus dois primeiros anos de NBB (NBB 3 e NBB 4)

Melhor da carreira
O jovem ala Léo Meindl, do Franca, teve em uma partida contra o Pinheiros, no NBB 6, a melhor atuação ofensiva de sua trajetória no NBB – 23 tentos.

Precisa melhorar
O Pinheiros tem campanha de apenas duas vitórias em sete partidas fora de casa no NBB 7.

Paschoalloto/Bauru x Palmeiras/Meltex – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 20 horas

Vantagem palmeirense
Bauru e Palmeiras se enfrentaram quatro vezes na história do NBB, e o time alviverde leva vantagem no confronto, com três vitórias contra apenas um da equipe bauruense.

Dobradinha alviverde
O Palmeiras venceu as duas partidas contra o Bauru na última temporada do NBB.

A panela ferve
O Bauru tem campanha de quatro vitórias em cinco jogos disputados ao lado de seu torcedor no NBB 7.

O Bauru se sente muito bem em atuar ao lado de sua fanática torcida (Leandro Mello/Divulgação)

O Bauru se sente muito bem em atuar ao lado de sua fanática torcida (Leandro Mello/Divulgação)

Quatro e contando…
O Bauru venceu seus últimos quatro duelos na temporada 2014/2015 do NBB, triunfos contra Rio Claro, Minas, Uberlândia e Pinheiros.

Apenas uma
Dos sete jogos fora de casa no NBB 7, o Palmeiras saiu de quadra como vencedor em apenas um (Rio Claro 72 x 75 Palmeiras).

Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da maior média de assistências por partida no NBB 7 (6,7 por partida).

Ausência
O ala norte-americano Robert Day segue se recuperando de uma contusão no joelho direto e novamente é desfalque para o treinador Guerrinha.

Quarto melhor
O pivô Rafael Hettsheimeir, do Bauru, é dono da quarta melhor média de pontos valorização por partida do NBB (18,3 de média).

Segunda maior
A vitória do Bauru sobre o Pinheiros, por 61 pontos de diferença, foi partida com a segunda maior vantagem de pontos no placar (62 pontos de vantagem – Flamengo 103 x 41 Vila Velha)

Ataques opostos
O Bauru anota em média 89,0 pontos por partida, terceira melhor ataque do NBB 7. Já o Palmeira anota apenas 76,0 pontos, quinto pior ataque da competição.

Já defendeu
O pivô Douglas Nunes, do Palmeiras, defendeu as cores do Bauru por duas temporadas (NBB 3 e NBB 4).

Unitri/Pilhas Energizer x Winner/Limeira – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)

Só dá 85
Das cinco partidas fora de casa, em quatro o Limeira saiu de quadra com 85 anotados. O único jogo que a equipe limeirense não anotou 85 tentos foi contra o Brasília (87 pontos para o Limeira).

12/11/2014 – Paulistano 84 x 85 Limeira
14/11/2014 – Liga Sorocabana 83 x 85 Limeira
10/12/2014 – Brasília 83 x 87 Limeira
12/12/2014 – Basquete Cearense 67 x 85 Limeira
17/12/2014 – Minas 72 x 85 Limeira

Sangue frio
A equipe comandada pelo técnico Dedé Barbosa ainda não perdeu como visitante, até agora são cinco jogos e cinco vitórias.

Vantagem uberlandense

Uberlândia e Limeira já se enfrentaram oito vezes em partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Triângulo Mineiro está na frente, com seis vitórias contra apenas duas do Limeira.

Dobradinha
O Uberlândia saiu de quadra com o resultado positivo nos dois confrontos contra o Limeira na temporada passada.

O ala/armador David Jackson foi o principal jogador dos confrontos entre as equipes na temporada passadas (João Pires/LNB)

O ala/armador David Jackson foi o principal jogador dos confrontos entre as equipes na temporada passadas (João Pires/LNB)

Destaque
Apesar das duas derrotas, o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, foi o cestinha do confronto, com média de 20,5 pontos por partida.

Sequência ruim
O Uberlândia saiu de quadra com resultado negativo nas últimas três rodadas do NBB 7, derrotas para Franca, Bauru e Rio Claro.

Sequência boa
Já o Limeira está a três rodadas sem perder no NBB 7, triunfos sobre Brasília, Basquete Cearense e Minas.

Próximos
O ala/armador David Jackson anota em média 17,3 pontos por partida, oitava melhor marca do campeonato. Já seu companheiro posição, Audrei, do Uberlândia, é dono da décima melhor média do NBB 7 (16,4 pontos por jogo).

Lá em cima
O Limeira pontua em média 83,2 pontos por partida, quarta melhor média de todo o campeonato.


O Limeira é o líder do NBB 7, com campanha de dez vitórias em 11 partidas disputadas (90,9% de aproveitamento).

Opostos
Limeira e Uberlândia possuem defesas completamente diferentes. O time do interior de São Paulo sofre apenas 75,1 pontos por partida, quinta melhor defesa do NBB 7. Já o Uberlândia é dono da quinta pior defesa (83,5 pontos cedidos por partida).

Já atuou lá
Hoje no Uberlândia, o pivô Renan defendeu as cores do Limeira na última edição do NBB.

Conhece bem
O experiente armador Hélio, do Uberlândia, conhece muito bem o Limeira, já que atuou na equipe do interior de São Paulo nas duas últimas temporadas do NBB. Com a camisa do Limeira, Hélio venceu o prêmio de melhor sexto homem do NBB 6.

O armador Hélio fará a primeira partida contra o Limeira, equipe que defendeu nas últimas duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)

O armador Hélio fará a primeira partida contra o Limeira, equipe que defendeu nas últimas duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)