#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 13

20-12-2014 | 04:04
Por Liga Nacional de Basquete

Guilherme Giovannoni está a 14 pontos de se tornar o 7º jogador a completar 3.500 pontos na história do NBB; veja tudo sobre os jogos desta segunda-feira

Minas Tênis Clube x Unitri/Pilhas Energizer, Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Segunda-feira – dia 22 de dezembro, às 17 horas (ao vivo no SporTV)

Vantagem uberlandense
Uberlândia e Minas já se enfrentaram em oito partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Triângulo Mineiro leva vantagem, com seis triunfos contra apenas dois do Minas.

Se sente bem
Em partidas realizadas com mando do Minas no confronto, o Uberlândia tem ótima campanha de três vitórias em quatro partidas.

Só lavada
As três vitórias do Uberlândia sobre o Minas fora de casa foram por amplas vantagens:

NBB 3 – Minas 62 x 96 Uberlândia
NBB 5 – Minas 67 x 90 Uberlândia
NBB 6 – Minas 83 x 91 Uberlândia

O Uberlândia, do ala Audrei, pode conquistar seu 13º título estadual, nesta quarta-feira (Orlando Bento/Minas T.C.)

“Mi casa, su casa”? O Uberlândia venceu três das quatro vezes em que enfrentou o Minas em Belo Horizonte (Orlando Bento/Minas T.C.)

Quatro em sequência
Além da vantagem no confronto, o Uberlândia está a quatro partidas sem perder para o Minas no NBB. A última vitória da equipe de Belo Horizonte aconteceu no NBB 5.

Dobradinha
A equipe uberlandense venceu os dois confrontos contra o Minas na temporada passada do NBB.

Collum defendeu o Uberlândia por 3 temporadas (João Pires/LNB)

Collum defendeu o Uberlândia por 3 temporadas (João Pires/LNB)

Primeiro reencontro
Hoje no Minas, o ala/armador norte-americano Robby Collum fará a primeira partida contra o Uberlândia, equipe em que defendeu por três temporadas (NBB 3, NBB 4 e NBB 5).

Melhor da carreira
O ala/armador Audrei, do Uberlândia, conquistou seu recorde pessoal em rebotes recuperados em apenas uma partida contra o Minas – 12 sobras.

Decisão do Estadual
Minas e Uberlândia protagonizaram a grande Final do Campeonato Mineiro pelo oitavo ano consecutivo. Com vitória apenas no quinto jogo o Uberlândia levantou seu 14º troféu Estadual, a quinta conquista seguida.

Já esteve lá
O ala/pivô Rodrigo Silva, do Uberlândia, defendeu as cores do Minas por quatro temporadas (NBB 1, NBB 2, NBB 3 e NBB 4).

Precisa melhorar
O desempenho do Uberlândia em partidas como visitante no NBB é de apenas duas vitórias em cinco partidas realizadas.

UniCEUB/BRB/Brasília x Basquete Cearense – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Segunda-feira – dia 22 de dezembro, às 19 horas (ao vivo no SporTV)

Giovannoni pode chegar a 3.500 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Giovannoni pode chegar a 3.500 pontos no NBB (João Pires/LNB)

3.500
Terceiro cestinha do NBB 7, com média de 18,4 pontos por jogo, o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni está próximo de ser o sétimo atleta da história do NBB a completar 3.500 pontos em sua trajetória no NBB. Para isso acontecer, ídolo da torcida candanga precisar anotar 14 pontos na partida contra o Basquete Cearense.

Na frente
O Brasília venceu três dos quatro confrontos diretos contra o Basquete Cearense no NBB.

Nada bem
O Basquete Cearense saiu de quadra com resultado negativo nas últimas três rodadas do NBB, derrotas para Limeira, Macaé e Flamengo.

Acabou
Após perder quatro partidas seguidas, o Brasília venceu o Macaé e colocou um fim na série negativa no NBB 7

Fator casa?
O Brasília já atuou ao lado de seu torcedor em cinco partidas no NBB 7, porém o aproveitamento é muito baixo: apenas um vitória (São José)

Por outro lado…
O Basquete Cearense ainda não venceu como visitante no NBB 7, derrotas para Franca, Bauru, Pinheiros, Palmeiras, Macaé e Flamengo

Sequência bem complicada
Alias, o Basquete Cearense não vence uma partida atuando longe de casa desde a 27ª rodada do NBB 6. Desde então são 12 partidas sem triunfo atuando como visitante.

Fred, do Brasília

Fred anotou 19 e 17 pontos nos respectivos dois últimos jogos do Brasília no NBB (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Bom começo
Reforço do Brasília já com o campeonato em andamento, o armador Fred foi muito bem nas duas últimas partidas do NBB 7, com média de 18 pontos e cinco assistências por partida.

Pronto!
O pivô norte-americano Vernon Goodridge está regularizado e pode fazer sua estreia com a camisa do Brasília na partida contra o Basquete Cearense.

Paulistano/Unimed x Liga Sorocabana – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Segunda-feira – dia 22 de dezembro, às 19h30

Vantagem alvirrubra
O Paulistano venceu cinco dos seis confrontos diretos contra a Liga Sorocabana no NBB.

Dobradinha
A equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti venceu as duas partidas contra a Liga Sorocabana na edição passada do NBB por placares elásticos

11/01/2014 – Paulistano 96 x 70 Liga Sorocabana
22/03/2014 – Liga Sorocabana 60 x 82 Paulistano

Se destacou

Apesar das duas derrotas, o cestinha do confronto direto entre as duas equipes na temporada passada do NBB foi o ala Schneider, da Liga Sorocabana, com média de 18,5 pontos em cada um dos duelos.

Já atuaram lá
A dupla norte-americana Dawkins e Holloway, do Paulistano, vestiram  e se destacaram no Brasil com a camisa da Liga Sorocabana. O armador Dawkins atuou em Sorocabana por duas temporadas (NBB 4 e NBB 5), já o ala Holloway por apenas um ano (NBB 5).

Holloway e Dawkins têm a Liga Sorocabana como seu primeiro clube em solo brasileiro (Allan Conti/Divulgação)

Holloway e Dawkins têm a Liga Sorocabana como seu primeiro clube em solo brasileiro (Allan Conti/Divulgação)

Precisa melhorar
O Paulistano venceu apenas quatro de oito partidas ao lado de sua torcida no NBB 7 (50% de aproveitamento), triunfos contra Macaé, Rio Claro, Uberlândia e São José.

Sem vitória
Já a Liga Sorocabana ainda não venceu como visitante na temporada 2014/2015 do NBB, derrotas para Franca, Bauru e Palmeiras.

Já são nove
Falando em não vencer, a Liga Sorocabana enfrenta sequência negativa de nove rodadas sem vencer na atual temporada do NBB.

Estava lá outro dia
O pivô norte-americano Jeff Agba, hoje no Paulistano, começou a temporada na Liga Sorocabana, onde disputou o Campeonato Paulista 2014 e os primeiros jogos da equipe do interior de São Paulo no NBB 7.

Ainda no NBB 7, Jeff Agba trocou a Liga Sorocabana pelo Paulistano (Ricardo Bufolin/ECP)

Ainda no NBB 7, Jeff Agba trocou a Liga Sorocabana pelo Paulistano (Ricardo Bufolin/ECP)

Pode estrear
Novo reforço da Liga Sorocabana, o ala/armador argentino Matias Nocedal pode fazer sua estreia no NBB 7 na partida contra o Paulistano.

Já atuaram lá
Dois atletas do elenco do Paulistano já vestiram a camisa da Liga Sorocabana no NBB. O pivô Labbate jogou em Sorocaba por duas temporada (NBB 4 e NBB 5), já o ala/pivô César só atuou em uma temporada (NBB 4).

Macaé Basquete x Flamengo – Ginásio “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Segunda-feira – dia 22/12, às 19h30

Uma pra cada
Macaé e Flamengo se enfrentaram apenas duas vezes em NBB’s, ambas as partidas na temporada passada, com uma vitória para cada lado, sempre da equipe que jogou em casa.

Marcelinho, do Flamengo

Marcelinho ultrapassou a marca dos 4.000 pontos em sua história no NBB em um jogo contra o Macaé (Luiz Pires/LNB)

Foi histórica
A vitória do Macaé sobre o Flamengo no segundo turno do NBB 6 foi marcante, só que para um jogador rubro-negro: Marcelinho Machado, que apesar de ter saído de quadra com um revés foi o cestinha do duelo, com 25 pontos, e ultrapassou a histórica marca de 4.000 pontos no NBB.

2x Mengo
Flamengo e Macaé decidiram as duas últimas edições do Campeonato Carioca, ambas vencidas pelo clube da capital do Rio de Janeiro, que nas duas oportunidades levou a melhor na série melhor de três por 2 a 0.

Reencontro
Hoje no Macaé, o ala/pivô Fernando Mineiro defendeu as cores do Flamengo na primeira edição do NBB, no qual se sagrou campeão.

Embalou de vez
O Flamengo vem de uma ótima sequência de vitórias no NBB 7 e não sabe o que é perder há cinco rodadas, com triunfos sobre Palmeiras, Mogi, São José, Brasília e Basquete Cearense.

Muito bem
O destaque desta bela campanha rubro-negra até aqui na sétima edição do NBB é o ala Marquinhos, que é o cestinha da equipe, com média de 16,5 pontos por jogo.

Isso que é regularidade
Por falar em destaque, o armador norte-americano Jamaal, do Macaé, é um dos jogadores mais regulares desta sétima edição do NBB. Com média de 17,3 pontos por jogo no campeonato, o gringo tem mantido sempre boas atuações e suas piores partidas no quesito pontuação foram as que ele anotou 12 pontos, contra Minas e Palmeiras. No mais, anotou 14 pontos ou mais em todos os oito duelos seguintes.

Jamaal, do Macaé

Jamaal impressiona com sua regularidade e é o cestinha do Macaé no NBB 7, com média de 17,3 pontos por jogo (Luiz Pires/LNB)

Mogi das Cruzes/Helbor x São José/Unimed – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (MG) – Segunda-feira – dia 22 de dezembro, às 20 horas

Invicto
O São José nunca perdeu para o Mogi das Cruzes na história do NBB. Até hoje foram quatro duelos, com quatro triunfos joseenses.

Memorável
O último confronto entre Mogi e São José no NBB entrou para a história. Em duelo eletrizante, com direito a bola de 3 pontos no último segundo do último quarto do ex-joseense Jefferson (hoje no Bauru)  para empatar o jogo no e levá-lo à prorrogação, a equipe do Vale do Paraíba venceu, por 91 a 90, com bola de 2 pontos do pivô Caio Torres no último segundo, venceu em pleno Hugão.

Já esteve do outro lado
O armador da equipe mogiana Alexandre Pinheiro vestiu a camisa do São José na terceira edição do NBB, em que somou média de 4,0 pontos e 2,0 assistências por jogo.

"O cara" da vitória do Mogi sobre o Paulistano, Shamell é o cestinha do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

“O cara” da vitória do Mogi sobre o Paulistano, Shamell é o cestinha do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Embalado
Quarto colocado do NBB 7, o Mogi chegou ao G-4 graças à boa sequência de três vitórias seguidas que emplacada com triunfos sobre Macaé, Liga Sorocabana e Paulistano.

Sempre “Showmell”
Cestinha do NBB 7, o ala norte-americano Shamell, do Mogi, teve papel fundamental no úlitmo triunfo mogiano, sobre o Paulistano, por 76 a 74, ao anotar 14 dos 18 pontos do time no último quarto e terminar o confronto com 27 tentos na conta.

De volta aos trilhos
Após duas derrotas seguidas, para os atuais finalistas do NBB, Flamengo e Paulistano, o São José levou a melhor sobre a Liga Sorocabana, fora de casa, por 78 a 70, e voltou a sorrir da atual temporada do campeonato nacional.

Desfalques certos
As duas equipes entrarão em quadra desfalcadas. O Mogi atuará sem o armador Gustavinho, que com um problema nas costas, ficará de fora por tempo indeterminado. O São José, por sua vez, entrará em quadra sem o pivô Caio Torres, com uma lesão muscular no antebraço, e sem o armador Rafinha, também lesionado.

Rio Claro Basquete x Winner/Limeira – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Segunda-feira – dia 22 de dezembro, às 21 horas (ao vivo no site da LNB)

Líder mesmo!
Mesmo em caso de derrota para o Rio Claro, a equipe do técnico Dedé Barbosa encerrará o ano de 2014 na liderança do NBB 7.

Jogo coletivo
Um dos motivos da boa fase do Limeira é a coletividade e solidariedade de seu jogo. A prova disso é a média de assistências da equipe no NBB 7 (18,36), que é a maior do campeonato.

Água fria
Com a derrota para o Minas na última rodada, o Rio Claro viu seu bom momento de duas vitórias seguidas ser quebrado e agora busca reabilitação diante do líder do NBB.

Boa fase
O armador norte-americano Brandon Brown vem apresentando grandes performances nas últimas partidas do Rio Claro no NBB. O jogador anotou 13, 15, 16, 14 e 14 pontos nos últimos seis jogos e vem sendo um dos principais atletas da equipe rio-clarense no campeonato.

Brandon Brown tem tido grandes atuações pelo Rio Claro nas últimas partidas do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Brandon Brown tem tido grandes atuações pelo Rio Claro nas últimas partidas do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

MVP!
Eleito o jogador mais valioso da última temporada, o norte-americano David Jackson é o cestinha do Limeira no NBB 7, com média de 17,7 pontos por jogo – sexto maior índice de todo o campeonato.

Time das roubadas
Rio Claro possui três jogadores entre os cinco primeiros no ranking de roubadas de bola do NBB 7: Duda Machado (2º, média de 2,42), Tatu (4º, média de 2,25) e Brown (5º, média de 2,20).

Visitante perfeito
Até o momento, Limeira fez seis jogos foras de casa no NBB 7 e venceu todos eles.

Fator casa?
Por sua vez, Rio Claro atuou seis vezes como mandante e venceu apenas uma.

Consistente
Além de ter o terceiro melhor ataque do campeonato (83,7 pontos marcados por jogo), Limeira ainda tem a quinta melhor defesa de toda a competição (75,6 tentos sofridos por partida.

Pinheiros/SKY x Palmeiras/Meltex – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Terça-feira – dia 23 de dezembro, às 19 horas (ao vivo no SporTV)

Recuperações
Tanto Palmeiras quanto Pinheiros vêm de derrotas sofridas no interior paulista, ambos para Bauru e Franca.

Vantagem pinheirense
As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes na história do NBB, com três vitórias para o Pinheiros e uma para o Palmeiras.

Aqui não!
O Pinheiros nunca perdeu para o Palmeiras jogando em casa na história do NBB. Foram dois jogos e duas vitórias.

De-Já-Vù?
A última partida entre Pinheiros e Palmeiras no Ginásio Henrique Villaboim no NBB também foi transmitida ao vivo pelos canais SporTV. Na ocasião, o clube pinheirense contou com grande atuação de Leandrinho Barbosa, autor de 23 pontos, e venceu, por 98 a 91.

Teve recorde
Na mesma partida, o pivô pinheirense Morro deu oito tocos e igualou o recorde do fundamento na história do NBB, que pertencia ao pivô Adriano Machado, alcançado no NBB 3.

A primeira
A primeira e única vitória do Palmeiras sobre o Pinheiros no NBB aconteceu na última vez em que os dois times se enfrentaram, no segundo turno da edição passada, no Palestra Itália, quando o clube alviverde contou com grandes atuações de Neto (20 pontos) e Stanic (16 pontos e 15 assistências) e venceu os pinheirenses pela primeira vez na história do campeonato.

Carrasco?
O ala/armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, teve grandes atuações em todos os duelos que fez contra o Palmeiras. O jogador anotou 21, 24, 22 e 18 pontos nas respectivas partidas e possui média de 21,25 pontos contra o clube alviverde.

Joe Smith, do Pinheiros, e Caleb Brown, do Palmeiras

Joe Smith tem média superior a 21 pontos nos jogos contra o Palmeiras no NBB (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)