#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 19 – Parte 2

29-01-2015 | 10:26
Por Liga Nacional de Basquete

Franca e Macaé voltam a se enfrentar no NBB 7 após confronto eletrizante no primeiro turno decidido apenas nos últimos segundos; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Paschoalotto/Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sexta-feira – 29 de janeiro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Larga vantagem
Flamengo e Bauru já se enfrentaram 21 vezes na história do NBB, com 16 vitórias dos cariocas e apenas cinco para os paulistas, incluindo dois playoffs quartas de final, um no NBB 3 e um na edição passada, ambos vencidos pelos clube rubro-negros por 3 a 1.

Deu Bauru
Contando com cinco atletas anotando dez ou mais pontos, o Bauru venceu o Flamengo no primeiro turno do NBB 7 por 84 a 77.

Frente a frente novamente, Bauru e Flamengo prometem fazer duelo de arrepiar (Henrique Costa/Bauru Basket)

Frente a frente novamente, Bauru e Flamengo prometem fazer duelo de arrepiar (Henrique Costa/Bauru Basket)

Campeões continentais
O confronto desta sexta-feira colocará mais uma vez frente a frente os atuais campeões da Liga Sul-Americana (Bauru) e a da Liga das Américas 2014 (Flamengo).

Vale troféu
O duelo desta sexta-feira vale o troféu da primeira edição da Copa dos Campeões das Américas. A nova “competição” premia a equipe que tiver melhor desempenho nos dois confrontos válidos pela fase de classificação do NBB 7. Como triunfou no primeiro duelo, basta o Bauru vencer a partida desta sexta-feira ou perder por até seis pontos para levantar o troféu. Para o Flamengo, só a vitória por sete ou mais pontos de diferença os dará o prêmio.

MVPs!
Alex e Marcelinho são os atuais detentores dos prêmios de MVP da Liga Sul-Americana e da MVP da Liga das Américas, respectivamente.

14 em sequência
O Bauru defende sequência de 14 vitórias consecutivas na sétima edição do NBB, a maior série positiva da temporada.

Bauru, do pivô Hettsheimeir, bateu Uberlândia com tranquilidade e manteve a vice-liderança do NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Rafael Hettsheimeir é o cestinha do Bauru e o 4º desta edição do NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Efeito Hettsheimeir
Destes 14 jogos seguidos com vitórias, em cinco oportunidades o pivô Hettsheimeir foi o cestinha da equipe bauruense (contra Minas: 24 pontos, contra Palmeiras: 24 pontos, contra Macaé: 25 pontos, contra Brasília: 23 pontos e novamente contra o Macaé: 18 pontos). Além disso, dos outros nove jogos, o pivô estreante no NBB esteve entre os quatro principais pontuadores em seis oportunidades.

Entre os melhores
Destaque da excelente campanha do Bauru no NBB 7, Hettsheimeir é dono da quarta melhor média de pontos no campeonato, com 17,2 pontos por partida.

Alto nível
O duelo entre as duas equipes reunirá sete jogadores que estiveram na Espanha disputando a Copa do Mundo de Basquete 2014. Pelo Bauru os representantes são Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir. Já o Flamengo tem Marcelinho Machado e Marquinhos, da Seleção Brasília, e Walter Herrmann e Nico Laprovittola, da Argentina.

Cinco dos 12 jogadores que representaram o Brasil no último Mundial estarão em quadra no "duelo de titãs" (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Cinco dos 12 jogadores que representaram o Brasil no último Mundial estarão em quadra no “duelo de titãs” (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Sul-Americano também
Outros sete atletas que disputaram o Campeonato Sul-Americano na Venezuela também estarão em quadra nesta sexta-feira: Benite (Flamengo), Olivinha (Flamengo), Cristiano Felício (Flamengo), Gegê (Flamengo), o técnico José Neto (Flamengo), Jefferson William (Bauru), além de Laprovittola (Flamengo), da seleção argentina.

Em primeiro
Com uma partida a mais, o Bauru, dono de campanha de 17 vitórias em 19 partidas (89,5% de aproveitamento), ultrapassou o Limeira, que possui 16 vitórias em 18 partidas (88,9% de aproveitamento), e é o líder do NBB 7.

Especial
O ala/pivô Jefferson William, do Bauru, defendeu as cores do Flamengo nas três primeiras temporadas do NBB, com direito a título da primeira edição.

Só mais 3
Falando em Jefferson, o atleta bauruense precisa de apenas três pontos para bater a marca dos 3.000 pontos anotados em sua trajetória no NBB.

Ex-Flamengo, Jefferson pode completar 3.000 pontos no NBB justamente contra seu ex-time (João Pires/LNB)

Ex-Flamengo, Jefferson precisa de apenas 3 pontos 3.000 na história do NBB (João Pires/LNB)

Avassaladores
O duelo desta sexta-feira colocará frente a frente os dois melhores ataques do NBB 7. O Bauru marca em média 89,4 pontos por jogo, melhor ataque do campeonato. Não muito longe, o Flamengo é dono do segundo melhor ataque, com média de 89,3 pontos por partida.

Opostos
Já no sistema defensivo as duas equipes são bem diferentes. O Bauru é dono da terceira melhor defesa da temporada, apenas 75,5 pontos sofridos por partida. Já a equipe rubro-negra sofre 82,3 pontos por jogo, quinta pior marca do NBB 7.

6 em 7
O Bauru venceu seis dos sete jogos que atuou no NBB 7 como mandante. A única derrota bauruense ao lado de seu torcedor aconteceu ainda na 1ª rodada, resultado negativo contra o Brasília.

Bom aproveitamento
De seis partidas fora de casa contra equipes do Estado de São Paulo no NBB 7, o Flamengo saiu de quadra com vitória em cinco oportunidades, derrota apenas para o Limeira.

Ricardo Fischer e Laprovittola são os "maestros" de Bauru e Flamengo (Henrique Costa/Bauru Basket)

Ricardo Fischer e Laprovittola são os “maestros” de Bauru e Flamengo (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bondosos
O duelo entre Bauru e Flamengo colocará frente a frente dois dos melhores armadores do NBB 7 no assunto assistências. O armador Laprovittola, da equipe rubro-negra, distribui em média 5,3 assistências por partida, a quarta melhor marca do NBB 7. Já do lado bauruense, Ricardo Fischer é dono da quinta melhor média, com 5,2 passes resultantes em cestas por jogo.

Jogo coletivo
No embalo de seus dois “maestros”, Flamengo e Bauru também aparecem bem ranqueados na lista das equipes com mais assistências na temporada. O time rubro-negro lidera o fundamento, com média de 18,2, enquanto que os paulistas aparecem na terceira posição, com média de 17,9 passes decisivos por jogo.

Pela 21ª vez
Dois dos maiores jogadores da história do NBB, Alex Garcia e Marcelinho Machado estarão frente a frente pela 21ª na história do NBB, e o confronto entre os dois está empatado, com dez vitórias para cada.

No topo
Os dois atletas, por suas vezes, são dois dos maiores cestinhas da história do NBB. Marcelinho é o líder absoluto, com 4458 pontos, enquanto Alex é o terceiro da lista, com 3828.

Só cestinha

Marcelinho e Murilo são líderes em diversos fundamentos do NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Marcelinho e Murilo são líderes em diversos fundamentos do NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Falando em cestinhas, o duelo entre Bauru e Flamengo reunirá sete dos 11 maiores cestinhas da história do NBB:

1º – Marcelinho Machado (Flamengo) – 4458 pontos
3º – Alex Garcia (Bauru) – 3828 pontos
4º – Murilo Becker (Bauru) – 3682 pontos
5º – Olivinha (Flamengo) – 3647 pontos
6º – Marquinhos (Flamengo) – 3633 pontos
8º – Larry Taylor (Bauru) – 3416 pontos
11º – Jefferson (Bauru) – 2997 pontos

Reboteiros idem
O clássico terá também cinco dos dez maiores reboteiros da história do NBB:

1º – Olivinha (Flamengo) – 1981 rebotes
2º – Murilo Becker (Bauru) – 1690 rebotes
4º – Jefferson (Bauru) – 1513 rebotes
9º – Larry Taylor (Bauru) – 1213 rebotes
10º – Alex Garcia (Bauru) – 1201 rebotes

Mão quente
Bauru e Flamengo são as duas equipes que mais convertem arremessos para 3 pontos no NBB 7. A equipe bauruense tem média de 11,8 triplos convertidos por partida, melhor marca do campeonato. Já a clube carioca é dono da média de 9,7 tiros longos por partida.

Juntos
Outra estatística que Bauru e Flamengo lideram o NBB 7 é na eficiência. O Bauru é dono da média de 107,1 pontos de valorização por jogo, melhor marca do campeonato. O Flamengo vem logo atrás, com média de 105,3 por partida.

Na história
Líder histórico de triplos-duplos no NBB, o bauruense Larry Taylor registrou o primeiro de seus quatro triplos-duplos na competição nacional em uma partida contra o Flamengo. Foi no NBB 3, no dia 05 de dezembro de 2010, quando o ídolo bauruense anotou 23 pontos, 12 rebotes e dez assistências na derrota do Bauru para o rubro-negro carioca, por 81 a 80, em pleno interior paulista.

Larry Taylor, do Bauru, e Marcelinho e Teague, do Flamengo

Líder histórico, Larry anotou seu 1º triplo-duplo no NBB em um jogo contra o Flamengo (Sergio Domingues/HDR Photo)

Presente antecipado?
O armador argentino Nico Laprovittola completa 25 anos no próximo sábado dia 31 de janeiro.

Liderando
O pivô norte-americano Jerome Meyinsse, do Flamengo, é o líder do NBB 7 em tocos, com média de 1,4 bloqueios por partida.

Melhor da carreira #1
Ainda quando vestia a camisa do São José, o ala/pivô Jefferson William, do Bauru, teve contra o Flamengo a melhor partida de sua carreira, ao deixar a quadra com 31 pontos.

Melhor da carreira #2
No terceiro jogo da Final do NBB 2, o ala Alex Garcia, que na época defendia o Brasília, recuperou um total de 13 rebotes, a melhor marca de sua carreira no NBB.

Melhor da carreira #3
Outro jogador do Bauru que bateu seu recorde pessoal em rebotes do NBB em uma partida contra o Flamengo foi o ala Gui Deodato, no NBB 6, ao deixar a quadra com um total de oito rebotes.

Liberados para jogar
Fora da disputa da primeira fase da Liga das Américas 2015, o armador Gegê e o ala Marquinhos, do Flamengo, estão liberados para voltar às quadras.

Winner/Limeira x Liga Sorocabana – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 30 de janeiros, às 20 horas

Deryk Ramos, de Limeira, e Cauê Borges, da Liga Sorocabana

Com bola decisiva de Deryk, Limeira venceu a LSB no sufoco no 1º turno (Carol Bertolli/Focalize)

Deu Limeira
No duelo entre as duas equipes no primeiro turno do NBB 7, o Limeira contou com boas atuações de Deryk e David Jackson, cada um anotando 20 pontos, e saiu de quadra com vitória apertada por 85 a 83.

Melhor da carreira
Os 20 pontos anotados pelo jovem armador Deryk na partida contra a Liga Sorocabana no primeiro turno do NBB 7 foi a melhor produção ofensiva do jogador em toda sua trajetória no NBB.

No sufoco
A vitória sobre a Liga Sorocabana por apenas dois pontos de diferença no primeiro turno foi o segundo triunfo mais apertado do Limeira no NBB 7, só atrás da vitória sobre o Paulistano por 85 a 84.

Opostos
O Limeira marca em média 82,6 pontos por partida, terceiro melhor ataque da sétima edição do NBB. Já a Liga Sorocabana possui o terceiro pior ataque da competição, apenas 76,4 pontos por jogo.

Totalmente diferentes
Limeira e Liga Sorocabana possuem defesas totalmente diferentes. A equipe limeirense sobre apenas 74,7 pontos por jogo, segunda melhor defesa da temporada. Já a Liga Sorocabana é dona da segunda pior defesa do NBB 7, média de 84,9 pontos sofridos por jogo.

Acirrado
Limeira e Liga Sorocabana já se enfrentaram em sete jogos válidos pelo NBB, e a equipe limeirense possui vantagem mínima no confronto, com quatro vitórias contra três da equipe de Sorocaba.

Fator casa
O Limeira venceu oito dos nove jogos que realizou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB. A única derrota limeirense em seus domínios foi contra o Pinheiros, no duelo válido pela 1ª rodada do NBB 7.

Apenas a segunda
Na última rodada do NBB 7, o Limeira foi derrotado apenas pela segunda vez na temporada, após perder para o Palmeiras por 79 a 69.

Fim da sequência
O Limeira defendia sequência de nove partidas consecutivas com vitória, porém viu sua série positiva chegar ao final após a derrota contra o Palmeiras.

15 seguidas
A Liga Sorocabana é dona da maior sequência negativa do NBB 7, com 15 derrotas seguidas na temporada.

Jackson, do Limeira

MVP! MVP! MVP! Jackson é o jogador mais eficiente e o segundo cestinha do NBB 7 (Bruno Ulivieri/Divulgação)

De novo?
MVP da temporada passada, o ala norte-americano David Jackson, do Limeira, segue firme na briga por mais um prêmio. O atleta limeirense é o atual vice-cestinha do NBB 7, com média de 17,6 pontos, e é o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 19,1 pontos de valorização por partida.

Ainda não venceu
A equipe da cidade de Sorocabana ainda não venceu como visitante no NBB 7, são nove partidas longe de casa e nove derrotas.

Caiu na tabela
Com um jogo a menos e com a derrota para o Palmeiras, o Limeira perdeu a liderança da tabela de classificação para o Bauru.

Melhor exibição
No duelo contra o Rio Claro, na última rodada do NBB 7, o armador norte-americano Worrel Clahar, da Liga Sorocabana, teve a melhor partida de sua carreira no NBB, ao anotar 17 pontos.

Já estiveram lá
Hoje na Liga Sorocabana, o ala Eduardo Mariano e o pivô Guilherme Hubner defenderam a camisa limeirense no NBB 1 e no NBB 5, respectivamente.

Franca Basquete x Macaé Basquete – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Sexta-feira – dia 30 de janeiro, às 20 horas

Franca na frente
O Franca venceu dois dos três confrontos diretos contra o Macaé em partidas válidas pelo NBB.

Deu Franca
Com atuação quase perfeita do ala argentino Marcos Mata, com 21 pontos em 24 tentados, o Franca bateu o Macaé no primeiro turno do NBB por 79 a 78.

Lucas Mariano, do Franca, e Fernando Mineiro, do Macaé

Franca e Macaé fizeram duelo pra lá de eletrizante no 1º turno (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Melhor da carreira
Os 21 pontos anotados por Mata no duelo entre as duas equipes no primeiro turno do NBB foi a melhor atuação ofensiva do atleta argentino no NBB.

Sequências quebradas
Depois de vencer duas partidas seguidas (Mogi das Cruzes e Basquete Cearense), o Franca foi derrotado pelo Brasília na última rodada por 74 a 62. O Macaé também vinha de duas vitórias consecutivas no NBB (Liga Sorocabana e Paulistano), porém foi derrotado pelo líder Bauru por 85 a 69.

Bom aproveitamento
O Franca venceu cinco dos sete jogos que atuou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB. O Macaé, por sua vez, possui campanha de apenas um triunfo em nova partidas como visitante no NBB 7.

Sempre especial
Jogar contra o Franca é sempre especial para o ala Márcio Dornelles. Hoje no Macaé, Dornelles defendeu a camisa franca nas quatro primeiras temporadas do NBB, onde acumulou 117 partidas e média de 14,3 pontos por partida.

Já estiveram lá
Nascidos em Franca (SP), o técnico Léo e seu irmão Pablo Costa, que formam a comissão técnica do Macaé, cresceram e se desenvolveram no basquete francano. Pablo, inclusive, dirigia as categorias de base da Capital do Basquete há duas temporadas, quando decidiu se juntar ao irmão Léo no comando do Macaé. Outro que também já figurou em Franca é o pivô Atílio, no NBB 4.

O jovem ala Léo Meindl vem sendo um dos grandes destaques da boa campanha do Franca no NBB 7 (João Pires/LNB)

Léo Meindl é o cestinha do Franca e o 5º maior ladrão de bolas do NBB 7 (João Pires/LNB)

Arrebentando
O jovem ala Léo Meindl, é o cestinha do Franca no NBB 7 e também o sétimo cestinha de todo o campeonato, com média de 16,8 pontos por jogo.

Passa pra cá
Além disso, Léo Meindl é dono da quinta melhor média de roubos de bola na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 2,0 por partida.

Entre os melhores
O pivô Léo Waszkiewicz, do Franca, é dono da oitava melhor média de rebotes do NBB 7, com média de 6,1 sobras por partida.

Muito eficiente
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, é o nono jogador mais eficiente do NBB 7, com média de 16,2 pontos de valorização por partida.