#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 21 – Parte 2

04-02-2016 | 11:26
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua melhor sequência na história do NBB, Basquete Cearense viajará a Belo Horizonte buscando sétima vitória consecutiva; confira as curiosidades da 21ª rodada

EC Pinheiros x Franca Basquete – Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – sexta-feira – dia 05 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)

Holloway é o terceiro cestinha da competição, está atrás apenas do Neto e Giovannoni (João Pires/LNB)

Holloway é o terceiro cestinha da competição, está atrás apenas do Neto e Giovannoni (João Pires/LNB)

Pontuando
O ala Holloway, do Pinheiros, é o terceiro cestinha do NBB com 17,16 pontos de média por partida. O atleta norte-americano fica atrás apenas do ala/armador Neto, da Liga Sorocabana, com 19,18 tentos de média e do ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, que tem média de 17,82 pontos por partida.

Empate
O confronto entre Pinheiros e Franca ocorre desde a primeira edição do NBB. Em 18 partidas, cada equipe triunfou nove vezes e este próximo duelo determinará quem passará à frente no placar histórico da série.

Maior sequência  #1
Na história do confronto entre as equipes, o máximo de vitórias consecutivas foram três. Isto ocorreu duas vezes: o Pinheiros conseguiu o feito no returno do NBB 2008/2009, quando bateu o Franca, em casa, por 95 a 87, nos dois jogos pela fase de classificação do campeonato 2009/2010 também venceu, em São Paulo, por 98 a 95, e, em Franca, por 78 a 77.

Maior sequência #2
Pelo lado francano, a sequência de três vitórias aconteceu nas quartas de final da temporada 2009/2010, quando Franca varreu o Pinheiros com três vitórias seguidas e avançou para a semifinal, onde enfrentou o Flamengo, vice-campeão daquele ano. No Pedrocão, o anfitrião venceu os dois primeiros jogos, por 73 a 71, e, por 84 a 75. No último jogo, em pleno Henrique Villaboim, o clube paulista perdeu, por 95 a 76.

Mesmo cenário
Ambos os times perderam no último confronto. O Pinheiros não conteve a grande fase do armador Fischer e perdeu para o Paschoalotto/Bauru, por 100 a 88. Já os Francanos fizeram um bom duelo contra o Banrisul/Caxias do Sul mas não foram páreos para os sulistas e foram derrotados, por 90 a 78.

Olhos voltados para ele
O ala/pivô Renan Lenz, do Pinheiros, conseguiu seu maior número de pontos numa partida (19) no último jogo que fizeram diante do Bauru.

Contra o Pinheiros, Schneider anotou seu máximo de lances livres em um só jogo (João Pires/LNB)

Contra o Pinheiros, Schneider anotou seu máximo de lances livres em um só jogo (João Pires/LNB)

Contra o Pinheiros
O ala Schneider, do Franca, anotou seu maior número de lances livres convertidos na história do maior campeonato de basquete do país diante do Pinheiros. Quando atuava pela Liga Sorocabana, em um jogo válido pelo primeiro turno da competição de 2013/2014, mesmo anotando 18 pontos na partida (com 15 tiros livres acertados), sua equipe foi derrotada, por 95 a 65.

Igualzinho
As duas equipes estão numa sequência ruim de dois jogos com resultados negativos no NBB.

Não tão confortável
Dos oito jogos que teve em casa, o Pinheiros só ganhou três partidas até agora.

Indigesto
A equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira tem cinco vitórias em oito jogos fora de casa nesta temporada pelo maior cameponato de basquete do país.

Momento único
A única bola de três que o pivô Mineiro, do Pinheiros acertou, em sua história no NBB, aconteceu na temporada 2011/2012, quando ainda jogava pela Liga Sorocabana, perdeu para o Franca, na segunda rodada do campeonato, por 90 a 75, mesmo anotando 20 pontos na partida.

500
Mais oito sobras agarradas e o pivô Mathias, do Franca, chegará à 500 rebotes no NBB.

Ampliará?
Se vencer nesta próxima partida, o Pinheiros igualará a maior série de vitórias sobre o Franca na história.

Dominantes
A equipe comandada pelo técnico César Guidetti é a que mais pega rebotes (39,68) e dá mais tocos por jogo (3,89) no maior campeonato de basquete do país.

Confronto direto
As duas equipes possuem nove vitórias em 19 jogos e estão na mesma colocação do campeonato.

Decisão Engenharia/Minas x Solar Cearense – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – sexta-feira –  dia 05 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)

Davi, do Basquete Cearense, tem seu recorde de pontos no NBB contra o Minas (João Pires/LNB)

Davi, junto com todo o elenco do Basquete Cearense, vive grande fase na temporada, com seis triunfos consecutivos (João Pires/LNB)

Voando baixo!
O Basquete Cearense vive sua melhor fase na história do NBB. O elenco comandado por Alberto Bial tem seis vitórias consecutivas na temporada, e sofreu em média 64,67 pontos por partida nesta sequência.

Dono da bola!
O armador Davi, do Basquete Cearense, é um dos grandes motivos da sequência dos nordestinos. Nas seis vitórias da equipe, o atleta registrou média de 15 pontos e 5,5 assistências por partida.

Equilíbrio
Minas e Basquete Cearense se enfrentaram sete vezes na história do NBB, com quatro vitórias dos mineiros, contra três dos cearenses. O resultado mais impactante nos confrontos foi pela temporada 2012/2013, quando os nordestinos, jogando em casa, venceram, por 88 a 52.

No detalhe!
As duas equipes já se enfrentaram nesta temporada, em jogo válido pela sexta rodada da competição. Melhor para o Minas, que mesmo atuando fora de casa, conseguiu vencer, por 69 a 64, com grande atuação de Isaac Sosa, que anotou 30 tentos e converteu seis bolas de 3 pontos.

Impondo respeito!
O ala Benzor Simmons, que chegou ao Minas com a temporada em andamento, é o cestinha da equipe nesta edição, com média de 14,7 pontos, e terceiro em rebotes, com 5,6 por partida. O norte-americano ainda foi o maior pontuador da equipe mineira em quatro das nove partidas que realizou.

Mandou bem
Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense, registrou seu recorde pessoal de pontos no NBB contra o Minas. Na temporada 2014/2015, o atleta fez 23 tentos, na vitória de seu time, por 71 a 65.

Lá no alto
Outro jogador da equipe nordestina que tem um recorde pessoal anotado contra o Minas é Audrei. Nas quartas de final da temporada de 2009/2010, quando vestia a camisa do Joinville, o ala pegou 12 rebotes, na derrota de sua equipe, por 87 a 77.

Muito tempo
Um dos jogadores mais experientes do basquete brasileiro, Felipe, do Basquete Cearense, está perto de chegar a um número notável pelo NBB. O ala/pivô, que já disputou 214 jogos pela competição, precisa de pouco mais de 12 minutos em quadra para atingir os 6000 dentro do campeonato.