#JOGAJUNTO

Mais basquete

De Blumenau para o mundo

18-06-2014 | 02:49
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 15 anos de idade, Tiago Splitter se mudou para a Espanha e, anos mais tarde, conquistou o título do maior campeonato do mundo

No domingo, Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro a levantar a taça de campeão da NBA (Arquivo pessoal)

No domingo, Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro a levantar a taça de campeão da NBA (Arquivo pessoal)

Tiago Splitter era mais um garoto comum de Blumenau, cidade importante do estado de Santa Catarina, no sul do país. Não tão comum, pois com 2,11m de altura começou a jogar basquete. Dos seus primeiros arremessos nas quadras catarinenses, alcançou patamares cada vez mais elevados, foi jogar na Espanha, para depois desembarcar nos Estados Unidos. Em solo norte-americano, levantou a taça de campeão da NBA pela primeira vez – tanto para ele quanto para qualquer outro brasileiro.

Splitter iniciou sua carreira no basquete em 1999, na Sociedade Recreativa Esportiva Ipiranga, em Blumenau. Rapidamente se destacou e foi chamado para jogar na Espanha logo no ano seguinte, aos 15 anos de idade.

No Velho Continente, começou a atuar pelo Araba Gorago, mas logo em seguida foi para o Bilbao Basketball, onde surgiu o primeiro título. A equipe foi campeã da segunda divisão do Campeonato Espanhol, em 2002.

Tiago Splitter, Jefferson, do São José, e Nenê

Tiago Splitter, Jefferson, do São José, e Nenê nas categorias de base (Divulgação)

Como destaque no basquete espanhol, Tiago Splitter seguiu para o Caja Laboral/Baskonia. Lá, o pivô se tornou um dos melhores em sua posição no mundo. Foi campeão da Copa Del Rey em duas oportunidades, 2004 e 2006, campeão da Liga Espanhola de Basquete (ACB) nas temporadas 2007/2008 e 2009/2010, vice-campeão da ACB na edição 2005/2006 e vice-campeão da Euroliga em 2005.

No ano de 2010, além de campeão da Liga Espanhola, Splitter foi escolhido o MVP do torneio.

Enquanto sua carreira decolava, o brasileiro também mantinha seus compromissos com a seleção nacional, participando de importantes campeonatos. Ainda atuando no Brasil, o pivô fez parte do grupo vice-campeão do Campeonato Sul-Americano Cadete, realizado no Chile em 1999. Também participou de duas Copas Américas (Pré-Mundial Juvenil), em 2000 e 2002.

No adulto, participou dos Campeonatos Mundiais dos Estados Unidos (2002), do Japão (2006) e da Turquia (2010). O grande feito junto à seleção, porém, foi no Pré-Olímpico de 2011, em Mar Del Plata, na Argentina, quando os brasileiros conquistaram uma vaga para as Olimpíadas após 16 anos, ao ficar em segundo lugar, vencendo a República Dominicana na semifinal e perdendo para a Argentina na final.

O pivô também fez parte do grupo de 12 atletas convocados pelo técnico Rubén Magnano que atuou nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O Brasil não só voltou a disputar a maior competição esportiva do mundo como também conquistou a quinta colocação geral e a condição de uma das melhores seleções do mundo.

Em toda essa trajetória, Tiago Splitter foi escolhido pelo San Antonio Spurs no draft de 2007, na 28ª posição. Ciente de que ainda havia muito a melhorar em seu jogo, antes de entrar na NBA, preferiu continuar na Espanha, para, então, em 2011, finalmente se juntar ao esquadrão texano.

spurs campeao

Splitter e seus companheiros do San Antonio Spurs comemoram o título da NBA (NBAE)

De temporada em temporada, o brasileiro foi ganhando presença no elenco, até se tornar titular. Como parte do grupo formado por Greg Poppovich, que conta com nomes consagrados como Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginóbili, o brasileiro conquistou cada vez mais espaço, até ter papel de grande importância na conquista do pentacampeonato do Spurs na NBA.