#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De olho no topo

27-01-2015 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

De volta ao Panela de Pressão após maratona fora de casa, Bauru recebe Macaé, nesta quarta-feira, podendo assumir a liderança do NBB 7

Último jogo do Bauru em casa foi contra o Palmeiras, em 19/12/2014 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Último jogo do Bauru em casa foi contra o Palmeiras, em 19/12/2014 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Depois de sete partidas – e sete vitórias – fora de casa, o Paschoalotto/Bauru voltará a atuará no Ginásio Panela de Pressão após quase um mês longe. E o reencontro com seu torcedor não poderia vir em hora melhor. Nesta quarta-feira (28/01), os atuais campeões sul-americanos desafiam o Macaé Basquete, às 20 horas (de Brasília), em válido pela 18ª rodada, e podem assumir a liderança do NBB 7 em caso de vitória.

Sem saber o que é perder há 13 partidas – a maior sequência de vitórias da atual temporada – a equipe do técnico Guerrinha chegou igualou a campanha do líder Limeira, que foi derrotado para o Palmeiras/Meltex na última rodada e agora está empatada com os bauruenses, ambos com campanha de 16 triunfos em 18 partidas (88,9% de aproveitamento). O clube de Bauru só não assumiu a liderança pois foi derrotado pelo Limeira no primeiro turno, por isso fica em desvantagem no desempate.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

No entanto, como os atuais líderes do campeonato só entrarão em quadra na sexta-feira (30/01), diante da Liga Sorocabana, o Bauru pode assumir provisoriamente a liderança da sétima edição do NBB em caso de vitória sobre o Macaé nesta quarta-feira, tendo em vista que ficaria com 89,4% de aproveitamento. Já se Limeira vencer os sorocabanos na sexta-feira, a ponta da tabela de classificação volta para onde estava, caso contrário, permanecerá na “Cidade Sem Limites”.

“Jogamos contra Macaé há duas semanas, então é um confronto que ainda está na nossa cabeça. O time deles pressionou do começo ao fim e em algumas partes do jogo soube passar pela nossa defesa e segurar nosso ataque, por isso o time treinou forte alguns ajustes para tentar parar a eficiência deles e conquistar a vitória dentro de casa”, destacou o pivô Mathias, do Bauru.

Eddy, do Macaé

Macaé vem de duas vitórias seguidas em casa, uma delas sobre o atual vice-campeão Paulistano (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Já o Macaé está lutando por objetivos completamente diferentes na atual temporada do NBB. A equipe do litoral norte fluminense vem de duas vitórias seguidas na competição, sobre Liga Sorocabana e Paulistano/Unimed, sequência esta que os consolidou na zona de classificação aos playoffs, atualmente ocupando a 11ª colocação, com rendimento de sete vitórias em 17 partidas (41,2% de aproveitamento).

Uma vitória sobre o Bauru colocaria os macaenses bem próximos ao décimo colocado Pinheiros/SKY e os firmariam ainda mais no grupo dos 12 primeiros colocados da classificação. Um resultado negativo, por outro lado, não os tirará da 11ª colocação por enquanto, mas permitirá uma maior aproximação do 12º colocado UniCEUB/BRB/Brasília.

“Certamente será um jogo dificílimo pela qualidade da equipe de Bauru, ainda por estarem jogando em casa. Nosso time está crescendo de produção e espero que essa evolução aconteça novamente neste jogo”, comentou o técnico do Macaé, Léo Costa.

Hettshemeir foi o destaque da vitória do Bauru sobre o Macaé do 1º turno (Henrique Costa/Bauru Basket)

Hettshemeir foi o destaque da vitória do Bauru sobre o Macaé do 1º turno (Henrique Costa/Bauru Basket)

Macaé e Bauru se enfrentaram há aproximadamente duas semanas, no dia 15 de janeiro, no Ginásio Juquinha, em confronto válido pelo primeiro turno. Na ocasião, mesmo fora de casa, os bauruenses acertaram 14 bolas de 3 pontos e levaram a melhor, por 93 a 85. Os destaques ficaram por conta da dupla de garrafão formada por Hettsheimeir e Jefferson, autores de 25 e 21 pontos, respectivamente. Do lado macaense, o maior pontuador foi Jamaal, com 23 pontos.

Depois de enfrentar o Macaé, o Bauru voltará a encontrar o Flamengo no duelo entre  o atual campeão sul-americano contra o detentor do título da Liga das Américas. O clássico, que também vale a conquista da Copa dos Campeões das Américas, acontecerá na sexta-feira (30/01), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

O confronto diante do Flamengo será o último do Bauru antes de partir para Tunja, na Colômbia, onde inicia sua caminhada na Liga das Américas 2015. O esquadrão bauruense faz parte do Grupo D, que terá suas partidas realizadas entre os dias 06 e 08 de fevereiro e ainda tem como integrantes o Capitanes de Arecibo (PUR), o Trotamundos (VEN) e o anfitrião Patriotas de Boyaca (COL).