#JOGAJUNTO

LDB

Destruidor

01-01-2015 | 01:21
Por Liga Nacional de Basquete

Três recordes quebrados e maior pontuador do campeonato: ala Lucas Dias, do Pinheiros, mostra todo o seu talento nas três primeiras etapas da LDB 2014

Lucas Dias é um dos grandes destaques da LDB 2014 (João Neto/LNB)

Lucas Dias é um dos grandes destaques individuais da LDB 2014 (João Neto/LNB)

Lucas Dias Silva, ou apenas Lucas Dias. Esse é o nome de um dos principais destaques individuais da LDB 2014 até o momento. Dono de grandes atuações, o ala do Pinheiros/SKY, de apenas 19 anos, conseguiu estabelecer três novos recordes do maior campeonato de base do basquete brasileiro e ainda ocupa o posto de maior pontuador da atual edição da competição.

Depois de atuar muito pouco na LDB 2013 – foram apenas sete jogos disputados – por conta de sua participação efetiva na equipe adulta, Lucas iniciou a temporada 2014 da competição Sub-22 desde o início ao lado de seus companheiros e tratou de mostrar logo de cara o porquê é considerado uma das maiores promessas do esporte da bola laranja no país.

“Ano passado entrei na equipe só na fase final e isso não foi bom. Estava um pouco desentrosado com o time e não rendi tudo que pudia. Agora, nesse ano, a comissão técnica conversou comigo e me explicou o quanto seria importante eu jogar a LDB desde o começo. E isso está sendo muito bom”, explicou Lucas.

“Tudo isso que está acontecendo é fruto de muito treino. O Brenno (Blassioli) ou o Bruno (Mortari) estão sempre me ajudando e lá no Pinheiros nós fazemos diversos treinos individuais. Isso me dá muita confiança para as partidas e as coisas vem acontecendo naturalmente”, completou o garoto.

Lucas participou de todas as edições da LDB com a camisa do Pinheiros (João Neto/LNB)

Lucas participou de todas as edições da LDB com a camisa do Pinheiros (João Neto/LNB)

Na primeira etapa, realizada na casa pinheirense, no início de novembro, Lucas já começou a dar as caras e teve grandes atuações. Porém seu maior brilho aconteceu no mês de dezembro. Em Joinville (SC), na segunda etapa, o garoto, de apenas 19 anos, escreveu de vez o seu nome na história da LDB. Com os 44 pontos marcados diante do Grêmio Náutico União, o jogador quebrou o recorde de pontos da competição e, de quebra, ainda estabeleceu a maior marca de eficiência (55) em uma só partida.

Sem se dar por satisfeito, o camisa 22 do Pinheiros voltou a instituir um novo recorde para o campeonato Sub-22. Já na terceira etapa da LDB 2014, no Ginásio do Clube Regatas, em Campinas, Lucas converteu nove tiros de três pontos no triunfo de sua equipe sobre o anfitrião Regatas e cravou seu terceiro recorde na LDB – antes, a melhor marca nas bolas de longa distância em um só jogo era de Loroh, do Minas, com oito arremessos certeiros.

“Sempre tive a ajuda e recebi conselhos dos jogadores mais velhos. Muitos caras já passaram por lá e me ajudaram, como o Shamell, Márcio Dornelles, Morro, Felipe. Isso me ajuda muito no dia-a-dia e me deixa mais solto para vim jogar aqui na LDB”, afirmou o jogador, que apesar da pouca idade já disputou quatro edições do NBB.

Além de estabelecer três novas marcas à LDB, Lucas ainda é o maior pontuador da edição 2014. Em 17 jogos disputados, o atleta nascido em Bauru (SP) anotou 345 pontos e tem a segunda maior média por partida (21,5), atrás apenas de Pedro Macedo, do Mogi.

Para construir sua alta pontuação, o camisa 22 pinheirense conta com aproveitamentos de 32,2% nas bolas de três pontos, 59,8% nos arremessos de dois e 76,5% nos lances livres. O garoto ainda apanha 9,4 rebotes por confronto – quarta melhor média da competição – e já registrou sete duplos-duplos no campeonato.

O grande desempenho individual de Lucas é um dos trunfos para a boa campanha pinheirense na LDB 2014 até o momento. Passadas três etapas, a equipe ocupa na vice-liderança da competição, com apenas uma derrota (frente ao Mogi das Cruzes/Helbor) em 16 partidas realizadas (93,7% de aproveitamento), e tem sua classificação para a fase final praticamente sacramentada.

“A participação dele nesta edição da LDB está sendo fundamental tanto para ele quanto para a equipe. O Lucas está sendo um líder dentro da quadra, ele é o primeiro a chegar, é o primeiro a vibrar ou até mesmo falar alguma coisa e isso é excelente para as duas partes”, analisou o técnico Brenno Blassioli, que comandou o Pinheiros na LDB até os últimos jogos de 2014 e, por motivos particulares, deixou o comando da equipe.

Voando: Lucas Dias vive ótimo momento na LDB 2014 (Nelson Toledo/LNB)

Voando: Lucas Dias vive ótimo momento na LDB 2014 (Nelson Toledo/LNB)