#JOGAJUNTO

Mais basquete

Deu Bulls!

12-10-2013 | 09:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com HSBC Arena lotada, Chicago Bulls resiste à pressão do Washington Wizards nos minutos finas e sai vencedor na primeira partida da NBA no Brasil na história

Vindo do banco, o ala/pivô Taj Gibson foi um dos destaques do jogo, além de dar um show de enterradas (Agif/Divulgação)

No histórico primeiro jogo da NBA realizado no Brasil, deu Chicago Bulls. Diante de 13.655 espectadores que lotaram a HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), a equipe do Estado de Illinois tomou um sufoco no final do jogo, mas superou o Washington Wizards, pelo placar de 83 a 81.

Mesmo sem contar com suas principais estrelas, o armador Derrick Rose e o ala/pivô Joakim Noah, que minutos antes da partida começar foram vetados pelos médicos da equipe, o Chicago mostrou um bom padrão de jogo e dominou os três primeiros períodos, tomando um verdadeiro sufoco no final do confronto.

O cestinha da histórica partida foi o ala/pivô Taj Gibson, dos Bulls, responsável por 18 pontos e oito rebotes, além de enterradas maravilhosas que levantaram o público presente na HSBC Arena. Quem também merece destaque é o ala britânico Luol Deng, que registrou 14 pontos. Pelo lado dos Wizards, o melhor em quadra foi o ala/armador Bradley Beal, que mostrou grande potencial e foi autor de 16 pontos, além do ala Martell Webster, com 15 pontos.

Nos primeiros minutos, a superioridade foi inteira dos Bulls, que chegaram a colocar seis pontos de frente (11 a 5). Aos poucos, os Wizards, que não se encontraram no início do duelo, foram pegando no tranco e reduziram a diferença, sempre através do jovem ala/armador Bradley Beal.

Porém, o bom desempenho por parte do time de Nenê não teve procedência e o time de Chicago, explorando o jogo interno, principalmente com as poderosas enterradas do ala/pivô Taj Gibson, ampliou a vantagem para 13 pontos (21 a 8). Através de uma boa sequência do ala Martell Webster, o Washington fez 10 a 2 nos últimos minutos e encerrou o primeiro quarto atrás por apenas cinco pontos (23 a 18).

Anfitrião da festa, Nenê ficou aproximadamente 20 minutos em quadra e encerrou a partida com 5 pontos e 6 rebotes (Agif/Divulgação)

Durante a pausa entre a primeira e a segunda parcial, os mais de 13.000 torcedores presentes na HSBC Arena se levantaram para ovacionar calorosamente o ídolo e ex-jogador da Seleção Brasileira Oscar Schmidt, o “Mão Santa”, que se dirigiu ao meio da quadra e acenou para os espectadores.

O bom ritmo dos Wizards não parou. Ainda com a mão quente de Webster, o time da capital dos Estados Unidos chegou a empatar a partida nos primeiros minutos da segunda parcial (23 a 23). Não aceitando a pressão dos adversários, os Bulls, mesmo com boa parte dos reservas em quadra, tornaram a ter boa diferença a seu favor (44 a 33) e fecharam a primeira metade do confronto com 44 a 35.

No intervalo, teve mais gente sendo homenageada pelos espectadores presentes na HSBC Arena: Randy Brown, Horace Grant e Scottie Pippen, consagrados ex-jogadores da NBA, foram ao centro da quadra e receberam os aplausos do público presente no histórico jogo no Rio.

Mantendo o padrão na quadra de ataque e selecionando bem seus arremesso, o Chicago ficou um bom tempo com a diferença na casa dos dez pontos durante a primeira metade do confronto. Ainda preferindo usar mais o jogo próximo ao garrafão, o time vermelho e preto chegou a colocar 14 pontos de frente (66 a 52), mas foi para a etapa final vencedo por 11 (73 a 62).

Dispostos a reverter sua situação no placar, os Wizards foram com tudo para cima dos Bulls, mas com tudo mesmo. Defendendo melhor do que no jogo inteiro, o time de Nenê Hilário colocou mais intensidade em seu jogo, sempre liderado pelo jovem ala/armador Bradley Beal, o esquadrão de Washington contou ainda com a inspiração de o ala Glen Rice Jr, que ajudou sua equipe a fazer 17 a 4 nos cinco primeiros minutos do último quarto e virar o jogo (79 a 77).

Nos dois minutos finais, os Bulls fizeram cinco pontos consecutivos e trataram de retomar a liderança do placar (82 a 79). Logo em seguida, dois lances livres do Washington deixaram a diferença em um ponto e o duelo ficou dramático (82 a 81). O ala/pivô dos Bulls Taj Gibson teve dois lances livres a seu favor, mas aproveitou apenas um e a vantagem ficou em dois tentos. Os Wizards tiveram a bola do jogo na mão, mas o armador Eric Maynor desperdiçou o arremesso final e não conseguiu reverter o placar.