#JOGAJUNTO

Mais basquete

Deu Caracas

16-09-2013 | 10:17
Por Liga Nacional de Basquete

Time venezuelano mostra sua força e fica com o título da Etapa das Américas do FIBA 3x3 World Tour; Basquete Cearense fica na terceira posição

 

Representantes de Caracas mostraram muita qualidade e ficaram com o título da etapa das Américas (Gilvan de Souza/Divulgação)

O fim de semana foi de muito basquete no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Depois de 25 jogos disputados em menos de 48 horas em solo carioca, com a presença do ala/armador Leandrinho Barbosa, que segue em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo, e do armador Gegê, do Flamengo, o Caracas (VEN) ficou com o título da Etapa das Américas do FIBA 3×3 World Tour.

Depois de vencer três de seus quatro primeiros jogos, o time venezuelano chegou às semifinais para enfrentar o único representante do Brasil entre os quatro primeiros colocados. Sem se importar com a pressão das arquibancadas, Caracas superou Fortaleza e avançou para a grande decisão, diante da equipe de Neuquén (ARG), atual campeã do torneio.

Em um confronto bastante parelho, os representantes de Caracas levaram a melhor, por 18 a 13, e ficaram com o troféu de campeão. Os dois finalistas representarão o continente americano na disputa da final mundial do FIBA 3×3 World Tour, que será realizada nos dias 04 e 05 de outubro, na cidade de Istambul, na Turquia.

“Estamos exaustos. Mentalizamos muito para seguir em frente na competição, pensando jogo a jogo sempre. Tivemos uma semifinal duríssima contra Fortaleza, é um time de qualidade e aquela vitória nos deu uma motivação ainda maior para buscar o título. Não foi fácil jogar com esse calor, com essa temperatura. Quero agradecer aos torcedores que nos apoiaram durante a final, foi uma vitoria na superação, na vontade, porque as pernas estavam pesados e todos estão muito cansados. É um sonho, conseguimos a vaga para a final mundial e agora vamos treinar duro para representar bem o nosso país”, disse Rafael Melgarejo, destaque do esquadrão da Venezuela.

Melhor time brasileiro na disputa, Fortaleza contou com a participação de quatro atletas do Basquete Cearense. Davi Rosseto, Victor Gusmão, Luis Enrique Porto e Rômulo, que além de fazerem parte do elenco comandado pelo técnico Alberto Bial, também atuam pela equipe Sub-22 da agremiação do Ceará na disputa da LDB 2013, fizeram bonito e ficaram com a terceira colocação.

“Queríamos o título, chegar à final, mas fiquei feliz, foi um resultado muito bom. Perdemos para Caracas um confronto parelho, igual, podíamos ter vencido, mas fico feliz com o que mostramos em quadra ao longo da competição. Vamos vir ainda mais fortes para os próximos, com certeza”, comentou Davi.

 

Gegê e Leandrinho marcaram presença no evento realizado na capital carioca (Gilvan de Souza/Divulgação)

Além da disputa do torneio entre trios, também foram realizadas no Aterro do Flamengo as competições individuais de enterradas e três pontos. Nas “cravadas”, o canadense Justin Durlington, convidado pela organização, mostrou muita criatividade e ficou com o título. Enquanto isso, nos tiros de longa distância, nova vitória venezuelana, com Rafael Melgarejo.

Confira a classificação final da etapa das Américas do Fiba 3×3 World Tour:

Campeão – Caracas (VEN)
Vice-campeão – Neuquén (ARG)
Terceiro lugar – Fortaleza (CE)
Quarto lugar – Tigres (ARG)
Quinto lugar – Sorriso (SP)
Sexto lugar – Rio (RJ)
Sétimo lugar – Paysandu (URU)
Oitavo lugar – Sul (SP)
Nono lugar – YMCA (SP)
Décimo lugar – Madureira (RJ)
11º lugar – Córdoba (ARG)
12º lugar – Joinville (SC)