#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dia especial

16-08-2017 | 02:19
Por

Amistoso contra Camarões marca estreia de sete jogadores e do técnico César Guidetti pela Seleção Brasileira adulta

Georginho foi um dos estreantes da Seleção Brasileira nesta terça (Luis Cláudio Antunes/Portal R3)

O duelo entre Brasil e Camarões pode ter sido apenas parte da preparação das duas equipes para seus respectivos torneios continentais. No entanto, para sete atletas do time brasileiro, a partida realizada nesta terça-feira (15/08), em Pindamonhangaba (SP), foi para lá de especial.

Ao longo da vitória brasileira, pelo placar de 91 a 72, mais da metade dos 12 atletas listados pelo técnico César Guidetti vestiu a camisa verde-amarela pela primeira vez. O único estreante a ser titular foi Lucas Dias, enquanto que Arthur Bernardi, Alexey, Bruno Caboclo, Danilo, Georginho e Renan Lenz vieram do banco para a estreia na Seleção adulta.

“Foi uma emoção incrível, que é até difícil de descrever. Todo o atleta profissional sonha com esse momento, de defender o país, e hoje foi um dia muito especial não só para mim mas para todos os ‘novatos’. Entrei em quadra com espírito de ‘final de campeonato’, e encarei esse jogo como uma oportunidade única na minha vida”, disse o jovem armador Alexey, que nunca havia atuado nem por seleções de base.

+ Confira mais detalhes sobre a vitória da Seleção Brasileira sobre Camarões

O nervosismo da estreia passou longe do Ginásio João do Pulo, que recebeu ótima presença da torcida local. Lucas Dias foi o cestinha da equipe, com 20 pontos, enquanto que Georginho e Alexey contribuíram com dez e nove pontos, respectivamente. Dos sete estreantes, somente Arthur e Caboclo não pontuaram.

“Na minha cabeça eu sabia que era um jogo diferente e nmuito especial. Mas não deixei isso transparecer para as coisas fluírem naturalmente e foi isso o que aconteceu em quadra. Sei que temos muitas coisas para corrigir, mas acho que de um modo geral tivemos uma boa atuação. Agora é seguir com o trabalho e manter o foco na preparação”, disse Georginho, um dos destaques da última temporada do NBB CAIXA pelo Paulistano/Corpore.

César Guidetti debutou no comando da Seleção com vitória (Luis Cláudio Antunes/Portal R3)

Formado por uma base extremamente jovem, o selecionado nacional conta com diversos nomes que tentam representar o país pela primeira vez em um torneio internacional. Dos 19 convocados, apenas cinco já estiveram com a Seleção anteriormente em uma competição oficial – Fúlvio, Davi, Léo Meindl, Rafael Mineiro e JP Batista.

“Foi um sonho virando realidade. Estava um pouco ansioso no começo do jogo, mas aos poucos fui me soltando e o resultado foi extremamente satisfatório. Todo teste é válido, ainda mais em uma situação como essa, em que vários jogadores estão aqui pela primeira vez. Claro que temos alguns caras experientes no grupo e que nos ajudam muito nesse novo desafio, de jogar pela Seleção”, disse o ala/pivô Renan Lenz, um dos estreantes da noite, autor de seis pontos e quatro rebotes.

Quem também debutou pela equipe nacional nesta terça foi o comandante César Guidetti, escolhido pela CBB para dirigir a Seleção na disputa do torneio continental. A competição terá início na próxima semana e o Brasil está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Porto Rico e México. A primeira partida será no dia 25/08, diante dos colombianos.

+ Aniversariante do dia, Fúlvio comemora vitória e assume papel de líder da Seleção

“É uma honra estar aqui neste momento. São muitos anos de dedicação ao basquete e o reconhecimento de ter sido escolhido para essa função é muito gratificante. Sei que tenho muita responsabilidade nas costas, mas ao mesmo tempo tenho que estar tranquilo. O ‘frio na barriga’ antes do jogo é normal, mas a confiança também é muito grande no trabalho que vem sendo feito”, disse Guidetti.

Além dos sete estreantes da noite, outros cinco atletas também estão prestes a debutar pela Seleção. Com 19 atletas no grupo, Guidetti só pôde relacionar 12 para o jogo desta terça e os “novatos” Arthur Pecos, Antonio, Gemerson, Jimmy e Wesley Sena não foram relacionados. Também de fora do amistoso, Deryk e Lucas Mariano possuem experiências anteriores pelo time verde-amarelo.

Nesta quarta, a Seleção voltará à quadra para outro amistoso com Camarões, novamente em Pindamonhangaba e os atletas que não atuaram nesta terça serão relacionados e testados por César Guidetti. Apenas na quinta-feira, o treinador definará os 12 que seguirão no grupo para a AmeriCup.

O time verde-amarelo embarcará no dia 18/08 (sexta) para Salta, na Argentina para a disputa de um torneio preparatório. A Seleção Brasileira abre a sua participação na AmeriCup diante da anfitriã Colômbia, no dia 25/08 (sexta-feira). Depois, nas duas rodadas seguintes, enfrentará México e Porto Rico. Apenas o líder do Grupo A avança às semifinais.