#JOGAJUNTO

Mais basquete

Disputa que segue

01-10-2014 | 10:50
Por Liga Nacional de Basquete

Em casa, Paulistano domina Limeira, vence a primeira na série e semifinal do Campeonato Paulista vai para o 4º jogo; Franca abre 2 a 1 sobre Bauru

Paulistano, de Pilar, venceu Limeira, de Dalla, e disputa por vaga na final segue na próxima quinta (Ale da Costa/Portrait)

Paulistano, de Pilar, venceu Limeira, de Dalla, e disputa por vaga na final segue na próxima quinta (Ale da Costa/Portrait)

Para o Paulistano/Unimed era vencer ou morrer. Na noite desta quinta-feira (30/09), a equipe da capital paulista entrou em quadra necessitando de uma vitória frente ao Winner/Limeira para evitar a eliminação no Campeonato Paulista 2014. E foi isso que aconteceu. Com o domínio da partida nas mãos durante praticamente todos os 40 minutos, os comandados de Gustavo De Conti venceram o duelo realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, por 95 a 71, e levaram a série semifinal do Estadual para o quarto jogo.

Pedro teve atuação decisiva para o triunfo do Paulistano (Allan Conti/Divulgação)

Pedro teve atuação decisiva para o triunfo do Paulistano (Allan Conti/Divulgação)

Para vencer o terceiro jogo e se manter vivo na briga por um lugar na final do Campeonato Paulista, os atuais vice-campeões estaduais e também do NBB contaram com grande atuação do ala Pedro. Vindo do banco de reservas, o ala/armador foi o cestinha do confronto com expressivos 28 pontos, sendo boa parte deles durante o segundo quarto, vencido pelos donos da casa por 30 a 12 e fundamental para a construção do resultado.

Com o esquadrão limeirense na liderança do confronto por 2 a 1, as equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira (02/10), às 20 horas (de Brasília), novamente na capital paulista. Caso vença mais uma como mandante, o Paulistano forçará a realização da quinta e decisiva partida. Por sua vez, os representantes do interior do Estado garantirão vaga na decisão da competição se triunfarem.

Na outra série semifinal do Paulista 2014, o mando de quadra também prevaleceu. Depois de arrancar uma vitória fora de casa, o Franca Basquete atuou ao lado de sua torcida, no Ginásio Pedrocão, e voltou a vencer o Paschoalotto/Bauru, pelo placar de 80 a 77, para abrir 2 a 1 de frente no confronto.

O grande destaque da vitória francana ficou por conta das atuações dos argentinos Marcos Mata e Juan Figueroa. Grande contratação do esquadrão francano, o ala foi o cestinha da equipe, com 19 pontos, e ainda apanhou sete rebote, enquanto que seu compatriota anotou 15 e distribuiu oito assistências. Além da dupla “hermana”, o pivô André Coimbra, responsável por 13 pontos e sete rebotes, e o jovem Léo Meindl, com 14 tentos, também tiveram boa participação a favor dos donos da casa.

Com 25 pontos, o pivô bauruense Rafael Hettsheimeir foi o maior pontuador do confronto. O jogador, que esteve com a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo 2014, também garantiu nove rebotes e ficou muito próximo de atingir um duplo-duplo. Bauru não contou com os serviços do pivô Murilo Becker, que se recupera de uma inflamação no tendão do joelho esquerdo e está fora de combate.

 

Mata teve grande atuação e foi o destaque francano no duelo desta terça (Newton Nogueira/Divulgação)

Mata teve grande atuação e foi o destaque francano no duelo desta terça (Newton Nogueira/Divulgação)

Confira o calendário completo das semifinais do Campeonato Paulista 2014:

Winner/Limeira (1º A) 2 x 1 Unimed/Paulistano (2º B)
Jogo 1 – Limeira 76 x 73 Paulistano
Jogo 2 – Limeira 72 x 71 Paulistano
Jogo 3 – Paulistano 95 x 71 Limeira
Jogo 4 – 02/10 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo)
Jogo 5 * – 04/10 (sábado), às 18h – Ginásio “Vô” Lucato (Limeira)

Paschoalotto/Bauru (2º A) 1 x 2 Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – Bauru 95 x 72 Franca
Jogo 2 –  Bauru 80 x 82 Franca
Jogo 3 – Franca 80 x 77 Bauru
Jogo 4 – 02/10 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Pedrocão (Franca)
Jogo 5* – 04/10 (sábado), às 18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru)

*Caso necessário