#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Dono da festa!

06-03-2015 | 10:26
Por Liga Nacional de Basquete

Representante da casa, André Coimbra desbanca Maxwell, no segundo desempate, e se torna o novo campeão do Torneio de Enterradas do NBB

Com todo o Pedrocão ao seu lado, André Coimbra foi quase perfeito em seus cravadas e se tornou o novo campeão do Super Desafio BRA de Enterradas do NBB. A decisão foi mais do que acirrada, para ficar com título o pivô do Franca Basquete precisou vencer uma verdadeira “batalha” contra o jovem ala Maxwell, do UniCEUB/BRB/Brasília, somente no segundo desempate da final.

“A torcida francana faz parte disso. Sem ela eu pulo um metro, com o apoio deles eu pulo um metro e meio. Estava preparado para dar três cravadas, mas felizmente precisei de cinco. Fui na onda da torcida e consegui ser feliz e garantiu o título”, declarou Coimbra.

Para avaliar as enterradas, um júri lotado de estrelas foi formado. O ex-treinador e ídolo francano, Helio Rubens, o maior cestinha da história do basquete fracano, Chuí, a considerada a “Rainha do basquete”, Hortência, um dos maiores jogadores da história do NBB, Alex Garcia, e o quatro vezes campeão da NBA, Horance Grant.

O pivô André Coimbra recebeu quatro novas 10 e uma nota nove em sua primeira cravada na noite. Já na segunda fase, rodada em que precisava contar com o auxílio de um jogador, Coimbra contou com a ajuda de seu companheiro Léo Meindl. Com Léo sentado em uma cadeira, Coimbra recebeu a bola no ar, pulou seu companheiro, recebeu nota máxima e garantiu presença na Grande Final.

Já o outro finalista foi Maxwell, de 23 anos, único ala da disputa. Para avançar a grande decisão, o jovem jogador contou com boa pontuação em sua primeira enterrada – três notas 10 e duas 9 –, e atuação perfeita em sua segunda tentativa, que contou com a ajuda do ídolo brasiliense Guilherme Giovannoni.

A Grande Final foi literalmente disputada até a última cravada. O ala Maxwell foi criativo, pulou sobre um casal e recebeu nota máxima. Pressionado, Coimbra foi ousado e usou Léo Meindl novamente. O ala do Franca foi até o meio da arquibancada e arremessou bolas para Coimbra cravar plasticamente, garantir também nota máxima e levar a decisão para o primeiro desempate.

No desempate, novamente os dois finalistas tiveram desempenhos idênticos, quatro notas 10 e uma 9, e a decisão precisou de um mais uma série de enterradas.  Cravando de costas, Maxwell conseguiu boa pontuação, quatro notas 10 e uma 9, porém com a torcida francana inflamada e gritando seu nome, Coimbra foi mais uma vez perfeito, somou 50 pontos, e se tornou o mais novo campeão do Torneio de Enterradas do NBB.

“Foi uma emoção única poder participar dessa grande festa. Foi uma das melhores festas em que eu já pude participar e o que eu vi aqui hoje mostra que realmente o basquete está indo em uma caminho certo”, declarou André Coimbra, novo campeão do Torneio de Enterradas.

Com a vitória bastante disputada, o pivô francano repetiu a história do ano passado, quando Devon Hardin vencer em Fortaleza, e se tornou o segundo jogador na história do torneio de enterradas a vencer atuando em casa. Além disso, Coimbra obteve o melhor desempenho de um atleta francano no torneio. Antes, o vice-campeonato do também pivô Lucas Mariano, em 2011, era o melhor resultado de um jogador do Franca no torneio.