#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de líderes

28-01-2013 | 11:44
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida adiada da quinta rodada do NBB, líder Flamengo e vice-líder Uberlândia se enfrentam nesta segunda-feira

Robert Day e Marquinhos são os principais jogadores de Uberlândia e Flamengo (Montagem/LNB)

Robert Day e Marquinhos são os principais jogadores de Uberlândia e Flamengo (Montagem/LNB)

O último dia de disputas do primeiro turno da atual temporada do NBB colocará frente a frente as duas equipes com melhores campanhas até o momento na competição. Nesta segunda-feira, no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG), Unitri/Universo e Flamengo se enfrentarão com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.

A partida, válida pela quinta rodada do torneio nacional, seria realizada originalmente no dia 06 de dezembro. Porém, o confronto teve que ser adiado devido à participação do clube do Rio de Janeiro na Liga Sul-Americana.

Com 16 vitórias consecutivas desde o início do campeonato, o esquadrão carioca ocupa a liderança isolada do NBB. Logo atrás, na segunda colocação está o clube mineiro, que venceu 12 de seus 16 compromissos (75% de aproveitamento). Caso o time rubro-negro saia vencedor, a equipe encerrará o primeiro turno invicta, feito jamais alcançado na história do campeonato.

Além disso, o clube da Gávea pode atingir outro recorde histórico. Se somar seu 17º resultado positivo consecutivo, a equipe igualará o número de vitórias seguidas em partidas válidas pela primeira fase da competição. A marca pertence ao próprio Flamengo, que na temporada 2008/2009 venceu 17 confrontos em sequência.

Porém, a tarefa dos comandados do técnico José Neto não será fácil. Em oito jogo disputados como mandante, o time mineiro saiu vencedor em todas as oportunidades e, ao lado do time rubro-negro, soma as únicas campanhas com 100% de aproveitamento em casa.

Outro fato que não é nada animador para o esquadrão carioca é o retrospecto em partidas válidas pelo NBB. Ao todo, as equipes já se enfrentaram nove vezes e os mineiros levam a melhor, com cinco vitórias contra quatro dos flamenguistas. Em quatro confrontos realizados em Minas Gerais, cada time venceu dois jogos.

Para o duelo, Flamengo e Uberlândia terão desfalques. Os rubro-negros não poderão contar com o pivô Shilton, que segue lesionado, e nem com o ala paraguaio Bruno Zanotti, que não estava inscrito na data original da partida. Pelo lado do time mineiro, o ala/armador norte-americano Robby Collum será a única baixa.

Antes do início do jogo será respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Curiosidades da partida:

Quartas de final
Uberlândia e Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final da temporada passada, ocasião em que os rubro-negros chegaram a abrir 2 a 0 na série melhor de cinco, foram alcançados pelos mineiros (2 a 2) , mas confirmaram a classificação para as semifinais no último jogo e fecharam a série por 3 a 2.

É dos visitantes
Nos dois últimos duelos válidos pela fase de classificação do NBB os visitantes levaram a melhor.
No primeiro turno da temporada passada, o Uberlândia bateu o Flamengo fora de casa por 89 a 81. Já no segundo turno, os cariocas deram o troco e venceram na casa do adversário e na prorrogação por 98 a 96.

Combo Marquinhos
O ala do líder Flamengo é o cestinha do campeonato com média de 22,06 pontos por jogo. Marquinhos também lidera o ranking de lances livres convertidos por jogo, média de 6,19 por partida. E de quebra, o atleta ainda é o mais eficiente da temporada, com média de 24,94 por confronto.

2.500
Ao fazer sete pontos, o cestinha do campeonato, Marquinhos completará 2.500 pontos no NBB.

Coletividade
O Uberlândia é o time com maior média de assistências na temporada: 17,38 por jogo.

Outra marca
Falando em assistências, o armador Valtinho pode atingir uma marca nesta partida, mas não é em sua principal especialidade, e sim, em rebotes. Se pegar quatro sobras, o experiente atleta chegará a 500 no NBB.

Arsenal rubro-negro
O Flamengo é o dono do melhor ataque da competição, com média de 93,25 por partida. Além disso, o líder invicto da temporada lidera o ranking de eficiência, com 111,44 por jogo.

Reboteiro absoluto
Olivinha, do líder Flamengo, é o líder em rebotes na temporada, com média de 9,88 por partida.