#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo dos premiados

11-02-2016 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Confronto entre Brasília e Basquete Cearense promoverá o duelo entre Deryk, atual Destaque Jovem, e Davi, Jogador que mais Evoluiu do último NBB

Pegar ou largar
Donos de campanhas idênticas na atual situação, Brasília e Basquete Cearense definirão quem assumirá isoladamente a quarta colocação e se firmará no G-4. Ambos os times têm campanha de 12 vitórias e seis derrotas (66,7% de aproveitamento), mas os candangos levam a melhor no desempate no momento pois venceram o confronto direto no primeiro turno.

Foi jogão
No primeiro turno, o time da capital federal ganhou do representante nordestino em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 85 a 81. Neste duelo, dez atletas registraram dez ou mais pontos: Giovannoni (17), Jefferson Campos (17), Cipolini (12), Ronald (12) e Deryk (10) pelo Brasília, e Toledo (19), Rashaun (18), Davi (15), Felipe Ribeiro (14) e Audrei (11).

NBB10

Brasília bateu o Basquete Cearense em Fortaleza (CE) no primeiro turno, por 85 a 81 (LC Moreira/Divulgação)

Superioridade candanga
Em toda a história do NBB, Brasília e Basquete Cearense se enfrentaram sete vezes, com cinco vitórias dos brasilienses e apenas duas dos nordestinos. Ainda neste histórico, o esquadrão do técnico Alberto Bial jamais venceu os candangos como visitante e acumula três derrotas em três jogos na capital federal.

Embalado!
No último final de semana, o Brasília conseguiu sua classificação à fase semifinal da Liga das Américas 2016 ao ficarem na segunda posição do Grupo D, com duas vitórias e uma derrota. Agora, os comandados do técnico Bruno Savignani estão no Grupo F na segunda fase, junto de Flamengo, Correcaminos Colón (PAN) e Guaros de Lara (VEN).

“Gigantes” premiados
A partida desta sexta-feira colocará frente à frente dois jovens e promissores armadores, que apesar da baixa estatura, foram gigantes na temporada passada: Deryk Ramos (Brasília), de 21 anos, eleito o Destaque Jovem do último NBB, e Davi Rossetto, de 23 anos, atual dono do prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu.

Deryk e Davi

Deryk Ramos foi eleito o Destaque Jovem, e Davi Rossetto o Jogador Que Mais Evoluiu do último NBB (João Pires/LNB)

Gigantes mesmo!
Apesar da baixa estatura, Deryk (1,85m) e Davi (1,80m) estão sobrando neste NBB e comandando suas equipes com tamanha maestria. O garoto do Brasília fez 20 ou mais pontos em sete dos últimos oito jogos que fez, com média de 21,5 pontos por duelo. Já o “cérebro” do Basquete Cearense está há nove partidas fazendo dez ou mais pontos, sendo que as sete últimas foram terminadas em vitória.

Defesas opostas, mas fortes
Brasília e Basquete Cearense têm apresentado boas defesas nos últimos jogos, mas no ranking geral, estão bem distantes. Enquanto a equipe nordestina tem a terceira melhor defesa, com média de 73,6 pontos sofridos por jogo, os candangos possuem a terceira pior, com 82,7 tentos permitidos por seus adversários em média.

Mas…
O Brasília pode até ter a terceira pior defesa no ranking geral, mas o que tem acontecido ultimamente contraria esta estatística. Desde que o técnico Bruno Savignani assumiu o comando da equipe, o time candango disputou nove jogos e sofreu mais de 82 pontos (sua média atual) em apenas um – na única derrota de seu atual treinador no NBB, para o Bauru, por 94 a 92, na última rodada.

Bruno Savignani e equipe do Brasília

Desde que Bruno Savignani assumiu, Brasília sofreu mais de 82 pontos somente uma vez em 9 jogos no NBB (Brito Júnior/UniCEUB)

Lá também
Pelo lado do Basquete Cearense a defesa também vem sendo uma arma de sucesso. Na sequência de sete vitórias seguidas, a equipe nordestina sofreu mais de 73 pontos (sua média atual) somente uma vez, no triunfo sobre o São José, por 90 a 81. Nos outros seis, sofreu menos pontos que sua média e venceu todos.

Sequências e não-sequências
Atual quarto colocado, o Brasília teve sua sequência de oito vitórias consecutivas quebrada com a derrota para o Bauru na última rodada, por 94 a 92. Por outro lado, o Basquete Cearense está firme sem perder há sete jogos e colocará em cheque sua invencibilidade no confronto direto com os candangos. E aí? Quem leva a melhor?

Duda Machado é um dos atletas que mais acerta bola de 3 no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Duda Machado é um dos atletas que mais acerta bola de 3 no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Gatilhos afiados
A partida colocará frente a frente duas as equipes que mais acertam bolas de 3 neste NBB. O Brasília é o segundo, com média de 10,4 tiros longos convertidos por jogo, com destaque para Deryk, líder do ranking individual de arremessos de 3, com média de 3,1 por jogo. Enquanto isso, o Basquete Cearense é o quarto, com 9,4 acertos de média por partida. Duda Machado, com média de 2,6 acertos por duelo, é o terceiro da lista individual do fundamento.

Confronto de gerações
Nos bancos de reservas o duelo entre os técnicos também será interessante. De um lado estará o calouro Bruno Savignani, treinador que mais venceu em 2016 no NBB, com oito vitórias. Do outro, o experientíssimo Alberto Bial, que com cinco triunfos em cinco jogos, é um dos únicos treinadores invictos neste ano, ao lado de José Neto, do Flamengo.

400?
Falta apenas uma bola de 3 pontos para o ala Arthur, do Brasília, se tornar o 12º jogador na história a atingir a marca de 400 no NBB. Se isso acontecer, o ala de 33 anos se juntará a Helinho, Giovannoni, Ronald Ramon, Jefferson William, Alex Garcia, Marquinhos, Duda Machado, Fernando Fischer, Robert Day, Nezinho, Shamell e ao líder histórico Marcelinho Machado.

Garçom sendo garçom
Líder em assistências da atual temporada do NBB, com média de 7,8 por jogo, o armador Fúlvio, do Brasília, está há quatro jogos distribuindo pelo menos sete passes perfeitos, sendo que em dois deles, contra São José e Bauru, serviu dez.

Cipolini, do Brasília, e César, do São José

Rei das enterradas, Lucas Cipolini está quente nas bolas de 3 pontos (Brito Júnior/UniCEUB)

Mão fervendo!
Cipolini, do Brasília, é líder histórico em enterradas no NBB, com 281 cravadas, mas na atual temporada, tem se destacada em outro fundamento: as bolas de 3. O ala/pivô está há cinco jogos acertando pelo menos três tiros para 3 pontos. Nestes jogos, Cipolini registrou média de 13,5 pontos, maior que sua média geral no campeonato, que é de 9,3 tentos.

É alvo
Ainda falando nele, Cipolini costuma ter boas atuações quando atua contra o Basquete Cearense, e seu histórico no NBB pode provar. Em sete jogos contra o time de Fortaleza, o jogador somou 118 pontos e totalizou média de 16,8 por jogo contra os nordestinos. Será que vem mais um bom desempenho por aí?