#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dupla deuma década

24-01-2019 | 01:48
Por Rodrigo Bussula

Juntos há 10 anos, Marquinhos e Olivinha exaltam parceria, comentam bom momento e projetam duelo com Joinviille; equipes se enfrentam nesta quinta-feira, ao vivo no BandSports

Seu time tem dois capitães? Pois o Flamengo tem. Após a aposentadoria de Marcelinho Machado, a dupla formada pelo ala/pivô Olivinha e o ala Marquinhos assumiu o posto que era do antigo ídolo rubro-negro. Inclusive, no início da temporada, os dois até já levantaram um troféu juntos: o do Campeonato Carioca 2018.

Olivinha e Marquinhos ergueram juntos o troféu do Campeonato Carioca 2018 (Staff Images/Flamengo)

+Escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019

“A figura do Marcelo sempre foi muito importante para o grupo, uma liderança incontestável. Acho que dividir a braçadeira com o Olivinha foi a ordem natural da coisa, já que somos os mais experientes do grupo em termos de Flamengo – sétima temporada dos dois no clube. Apesar disso, acho que todos os jogadores da equipe sabem seu papel e sua responsabilidade. O mais importante é cumprirmos os objetivos traçados para a temporada”, disse o ala Marquinhos.

Na última semana, nos jogos contra Pinheiros e São José Basketball, ambos tiveram atuações de dar inveja: Olivinha anotou médias de 20,0 pontos, 8,0 rebotes e 24,0 de eficiência, e Marquinhos de 18,0 pontos e 24,0 de eficiência.

E os bons números até renderam uma vaga para Olivinha na Seleção da Semana #11 do NBB CAIXA

+Confira o Top 10 da semana 11 do NBB CAIXA

“Fico feliz com o meu rendimento nas duas últimas partidas. Isso é resultado do trabalho que vem sendo feito no dia a dia e ter o nome na Seleção da Semana só me mostra que o trabalho que tenho feito está dando certo”, disse Olivinha.

As estatísticas exaltam a grande fase da dupla, mas engana-se quem acha que essa parceria é algo recente. Ao todo, os dois já somam dez temporadas juntos dentro de quadra – três no Pinheiros e sete no Flamengo.

“Marquinhos e eu estamos jogando nossa décima temporada juntos e, sem dúvida, o nosso entrosamento é excelente. Isso facilita um pouco em alguns momentos do jogo. Sei muito bem a bola que ele gosta de receber e jogar, e ele sabe também como eu gosto de jogar. Isso ajuda muito na hora do jogo”, afirmou Olivinha.

Nesta quinta-feira (24/01), Olivinha e Marquinhos terão a oportunidade de dar sequência ao bom momento. O adversário da vez será o Joinville/AABJ, no Centreventos Cau Hansen, às 20h45, com transmissão ao vivo no BandSports.

Lanterna da competição, o Joinville tem como principal arma a bola de 3 pontos (média de 10,81 arremessos certos por partida), e irá com tudo para obter uma vitória dentro de casa. E isso é motivo de alerta por parte do Flamengo.

Joinville é a segunda equipe que mais acerta bola de 3 na competição, com média de 10,81 arremessos de 3 certos por partida (Robson Regato/Mogi-Helbor)

“Somos a melhor defesa do campeonato (média de 71,81 pontos sofridos por jogo), mas nas últimas duas partidas sofremos muito mais pontos que a nossa média na competição. Devemos voltar a nossa atenção para a defesa e principalmente para as bolas de 3, que é um fundamento que a equipe de Joinville tem um aproveitamento grande. Dessa forma, eles têm dificultado bastante a vida das equipes adversárias”, disse Olivinha.

Querem as finais

No Flamengo, Olivinha e Marquinhos se acostumaram a ganhar títulos. No geral, a dupla acumula diversas conquistas, dentre elas estão: quatro NBB’S CAIXA, uma Liga das Américas, um Campeonato Mundial, diante do Maccabi Tel Aviv (ISR).

Mas, um título se tornou um dos principais objetivos do Flamengo nos últimos anos: o NBB CAIXA.

Flamengo foi campeão do NBB CAIXA pela última vez na temporada 2015/2016 do NBB CAIXA (FotoJump/LNB)

A equipe não chega às finais da competição desde a temporada 2015/2016, no triunfo diante do Sendi/Bauru Basket. Ao todo, já são duas temporadas fora das finais da maior competição do basquete nacional.

“É natural que uma equipe não vença todos os anos seguidos. A base daquele time estava junta por mais de cinco anos e isso refletiu em quadra. Esse ano o perfil do time é outro, com nova comissão técnica e novos jogadores. Talvez esse seja o combustível que faltava para voltarmos a vencer. Já conquistamos o Super 8 e vamos continuar brigando por títulos em todos os campeonatos que disputarmos”, disse o ala Marquinhos.

Nesta temporada, a equipe investiu em reforços e mudou o comando técnico, com a vinda de Gustavo De Conti, ex-treinador do Paulistano/Corpore, duas vezes eleito Melhor Técnico do NBB, para assim tentar a sétima aparição do time da Gávea em finais do NBB CAIXA.

Com características distintas de José Neto, último treinador do rubro-negro, De Conti utiliza de dois pontos importantes para conseguir os resultados: a rotatividade do elenco e a força defensiva.

Gustavo De Conti, campeão da última temporada NBB CAIXA com o CAP, rumou para o Flamengo nesta temporada (Fotojump/LNB)

E até aqui, o novo estilo tem surtido efeito. Além das conquistas do Carioca, de forma invicta, e da Copa Super 8, diante do Sesi Franca Basquete no Ginásio Pedrocão, a equipe vem de um bom aproveitamento no NBB CAIXA, luta no topo da tabela e é dona da melhor defesa da competição – média de 71,81 pontos sofridos por jogo.

“O estilo de jogo do Gustavo é diferente do estilo que tínhamos com o Neto, mas o principal se manteve: a vontade de vencer tudo. O Flamengo sempre vai entrar em quadra pra ganhar e eu não sou muito diferente disso”, frisou Marquinhos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.