#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dupla decisiva

01-05-2018 | 01:41
Por Marcel Pedroza

Cada um no seu momento: Fuller e Deryk somam para 35 pontos e comandam vitória do Paulistano no Jogo 1 contra Bauru

Todo o técnico de basquete sonha em ter dois jogadores do mesmo calibre para uma função e poder revezá-los durante o jogo. Gustavo De Conti tem esse “privilégio” para muitas posições no Paulistano/Corpore, especialmente na de ala/armador. E foram os dois jogadores da posição “2” que comandaram a vitória da equipe no Jogo 1 das semifinais contra o Sendi/Bauru Basket.

+ Confira fotos, estatísticas e a matéria completa do Jogo 1 entre Bauru e Paulistano

Com 35 pontos somados, Kyle Fuller e Deryk Ramos deram o tom ao Paulistano no Ginásio Panela de Pressão e foram os “caras” do triunfo por 78 a 72. Em noites inspiradas, os dois alas/armadores marcaram 44,8% dos pontos da equipe. O atleta estrangeiro foi o cestinha, com 19, enquanto que seu companheiro de posição marcou 16.

Com grande atuação no primeiro tempo, Fuller teve sua maior pontuação nos últimos dois meses e brilhou no Jogo 1 da semi (João Pires/LNB)

Assim como em toda a temporada, Fulller foi titular. Mas Deryk foi quem jogou mais entre os dois, com 24 minutos, contra 19 do atleta que têm dupla cidadania (Estados Unidos e Peru). Somados, os jogadores tentaram 17 bolas de 3 e converteram sete (41,1%), tiveram quatro acertos em sete tentativas nos arremessos de 2 (57,1%) e foram impecáveis nos lances livres (6/6).

“Essa coisa de titular ou reserva não existe mais, pelo menos na minha cabeça;. A gente pensa em situações que possa nos favorecer durante o jogo. O Kyle é um jogador muito forte fisicamente e que defende muito bem. O Deryk, que já tem velocidade, vem depois com o time mais cansado. E é isso que a gente tenta pensar para montar o plano de jogo.

Com praticamente a mesma função no sistema de Gustavo De Conti, os dois jogadores raramente ficam juntos em quadra e isso aconteceu apenas nos três minutos finais da partida desta segunda. Sendo assim, cada um deles teve “seu momento” no jogo.

“Conversei muito com o Fuller que estava sentindo falta da agressividade dele. Não só para o meu estilo de jogo, mas para todo o time, é muito importante ter um jogador puxando o ataque. Ele e o Deryk têm essa característica de puxar a bola, jogar no pick and roll e isso facilita muito nosso jogo”, explicou o armador Elinho.

Elinho conversa com Fuller durante o jogo; armador tem sempre o “gringo” ou Deryk ao seu lado em quadra (João Pires/LNB

Fuller iniciou a partida “on fire” e marcou dez dos 20 pontos do Paulistano no primeiro quarto, com 4/7 nos arremessos de quadra. Depois, logo no começo do segundo quarto, converteu sua terceira bola de três no jogo e selou uma corrida de 9 a 2 que colocou os visitantes sete pontos à frente (31 a 24).

“O Gustavo sabe muito bem como rodar a equipe e dá muita confiança para nós jogadores. Todos que entram contribuem para o jogo e nosso time teve vários destaques hoje, como o Deryk e o Nesbitt, que é imparável nos rebotes. Foi uma grande vitória, mas essa série está longe de ser definida”, disse Fuller.

Já Deryk brilhou no segundo tempo. Até então com 1/5 nos arremessos de quadra, o camisa 19 acertou uma importante bola de 3 no final do terceiro quarto para deixar o Paulistano com oito pontos de vantagem (59 a 51). Logo em seguida, nos dois primeiros minutos da parcial final, acertou mais dois arremessos de longa distância e elevou a diferença no placar para 15 pontos (68 a 53).

“O principal ponto do Paulistano é a versatilidade do elenco e temos várias formações que podem ser usadas. Não se trata só de mim ou do Kyle, todo mundo tem seu papel e o time está muito bem encaixado. O sucesso do Paulistano nesta temporada, acima de tudo, é pelo coletivo e fico feliz de ter ajudo a equipe hoje”, disse Deryk, que fez 11 pontos no segundo tempo.

Foi clutch: Deryk acertou três bolas de 3 pontos decisivas para o Paulistano no segundo tempo (João Pires/LNB)

Depois da grande vitória fora de casa, o Paulistano terá a chance de fechar a série com duas partidas seguidas em casa. O Jogo 2 será neste sábado (05/05), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band. Na terça-feira (08/05), às 19h30, as equipes voltam a se enfrentare em São Paulo, ao vivo no SporTV

“Em uma série tão dura como essa, não tem essa de jogar em casa ou fora. Vão ser jogos duríssimos, ainda mais do que foi hoje. Bauru é um grande time e vai fazer de tudo para vencer, nós também. Temos que manter o foco e seguir com nosso plano de jogo”, disse Fuller.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.