#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Elas foram chamadas

02-09-2014 | 03:23
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico Luiz Augusto Zanon convoca Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Mundial; elenco final será decidido após treinos em São José

Técnico do São José na disputa do NBB, Zanon é o comandante da Seleção Feminina (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Técnico do São José na disputa do NBB, Zanon é o comandante da Seleção Feminina (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O técnico Luiz Augusto Zanon convocou as 15 jogadoras para a fase final de treinos da Seleção Brasileira visando o Campeonato Mundial de Basquete Feminino, que terá início no dia 27 de setembro, na Turquia. As escolhidas pelo treinador que comandará o São José/Unimed no próximo NBB se apresentam na próxima quinta-feira (dia 04/09), na cidade de São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo.

A seleção conta com jogadoras que participam tanto da Liga de Basquete Feminino quanto da WNBA e todas estarão na próxima edição do campeonato nacional. Dos nomes convocados, a pivô Clarissa dos Santos e a ala/pivô Damiris Dantas sãos as únicas representantes do ADCF/Unimed/Americana, atual campeão nacional.

Na lista, o técnico Zanon conta com uma boa quantidade de jogadoras que nunca participaram de uma competição mundial adulta. Em relação ao elenco que ficou com o nono lugar na República Checa, em 2010, apenas as experientes Adrianinha e Érika e Damiris estão na relação do treinador para o Mundial da Turquia.

Quase todas as novatas, porém, estavam na conquista do Campeonato Sul-Americano, realizado em agosto deste ano no Equador. Além de Clarissa, eleita a MVP do torneio, Débora, Joice Coelho, Patrícia, Tainá Paixão, Tatiane, Jaqueline, Isabela Ramona, Fabiana e Karina Jacob fizeram parte do elenco que garantiu o 25º título brasileiro, sendo o 15º consecutivo, da competição continental.

Dez das 12 atletas que conquistaram o título sul-americano recentemente estão na lista de Zanon para o Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Dez das 12 atletas que conquistaram o título sul-americano recentemente estão na lista de Zanon para o Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Convocadas por Zanon, as pivôs Érika e Nádia estavam com o Atlanta Dream na disputa de uma das semifinais da conferência Leste da WNBA. Como foram eliminados pelo Chicago Sky, as jogadoras devem se apresentar junto com as demais atletas na próxima quinta-feira.

Por sua vez, Damiris ainda se encontra nos Estados Unidos e jogará a série final do lado Oeste da liga norte-americana de basquete feminino e deve se juntar ao restante do time verde-amarelo apenas no final da próxima semana. Sua equipe, o Minnesota Lynx enfrentará o Phoenix Mercury.

Damiris é um dos destaques da Seleção Brasileira (FIBA/Divulgação)

Damiris é um dos destaques da Seleção Brasileira (FIBA/Divulgação)

O São José é a equipe com mais jogadoras convocadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon. Seis, das 15 atletas fazem parte do elenco do Vale do Paraíba (Débora, Fabiana, Isabela Ramona, Joice Coelho, Karina Jacob e Patrícia). O América, do Pernambuco, conta com três representantes (Adrianinha, Tainá Paixão e Tatiane), além de Érika e Nádia que estavam com o Atlanta Dream, mas estarão na equipe para a disputa da próxima LBF. Clarissa e Damiris estavam com Americana na conquista da última LBF e Jaqueline Silvestre e Vanessa jogam no Santo André.

O Brasil estreia no Campeonato Mundial de Basquete Feminino da Turquia no dia 27 de setembro, contra a República Tcheca, pelo Grupo A. Em seguida, tem Espanha (dia 28) e Japão (dia 30) na primeira fase. Caso seja uma das três primeiras colocadas, passa para a fase eliminatória.

Confira a lista de convocadas para o Campeonato Mundial de Basquete Feminino da Turquia:

Armadoras: Adriana Moisés Pinto (América-PE), Débora Fernandes da Costa (São José), Tainá Mayara da Paixão (América-PE)

Alas: Isabela Ramona Lyra Macedo (São José), Jaqueline de Paula Silvestre (Santo André), Joice dos Santos Coelho (São José), Patrícia Teixeira Ribeiro (São José), Tatiane Pacheco Nascimento (América-PE)

Alas/pivôs: Damiris Dantas do Amaral (Minnesota Lynx-WNBA), Vanessa Fausto Gonçalves (Santo André)

Pivôs: Clarissa Cristina dos Santos (Americana), Érika Cristina de Souza (Atlanta Dream-WNBA), Fabiana Caetano de Souza (São José), Karina da Silva Jacob (São José), Nádia Gomes Colhado (Atlanta Dream-WNBA)

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira Feminina na primeira fase do Mundial:

Brasil x República Tcheca – 27/09 (Sábado)
Brasil x Espanha – 28/09 (Domingo)
Brasil x Japão – 30/09 (Terça-feira)