#JOGAJUNTO

Mais basquete

Eletrizante

29-08-2014 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas prorrogações, Paulistano conquista importante e emocionante vitória sobre o São José no Paulista; Limeira e Pinheiros seguem na liderança dos grupos

Dawkins foi um dos grandes responsáveis pelo emocionante triunfo do Paulistano (Ale da Costa/Portrait)

Dawkins foi um dos grandes responsáveis pelo emocionante triunfo do Paulistano (Ale da Costa/Portrait)

A rodada desta quinta-feira do Campeonato Paulista 2014 teve um confronto para lá de emocionante. No Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, Paulistano/Unimed e São José/Unimed fizeram uma partida eletrizante e decidida apenas na segunda prorrogação. Depois de 50 minutos de jogo, o clube da capital paulista conquistou uma importante vitória sobre o esquadrão do Vale do Paraíba, pelo placar de 122 a 110.

Atuando em casa, o Paulistano controlou a liderança do placar durante praticamente toda a partida, sempre com boa vantagem. Mas no último quarto a equipe visitante reagiu e forçou a realização do tempo extra. Depois de novo empate, o time mandante dominou completamente a segunda prorrogação e garantiu o triunfo.

Para sair vencedor, o clube da cidade de São Paulo contou com atuação inspirada de sua dupla de norte-americanos: Desmond Holloway, cestinha da equipe, com 31 pontos, e Kenny Dawkins, que marcou 27 pontos e ainda distribuiu sete assistências. Pelo lado joseense, o grande destaque ficou por conta do armador dominicano Manny Quezada, maior pontuador do jogo, com 34 pontos, sendo a maior parte deles entre o final do último quarto e as duas prorrogações.

Com a vitória, os atuais vice-campeões estaduais e do NBB pularam para a segunda colocação do Grupo B, com uma campanha de quatro resultados positivos em sete partidas realizadas. Por sua vez, o São José segue na quarta colocação da chave, agora com três triunfos e quatro derrotas.

A liderança do Grupo B segue nas mãos do Pinheiros/SKY. Mesmo atuando fora de seus domínios, o time dirigido pelo técnico Marcel de Souza bateu o Rio Claro Basquete, pelo placar de 89 a 73, manteve o ótimo momento na competição do Estado de São Paulo e somou sua sexta vitória seguida.

Com 19 pontos, o ala Ted Simões foi o cestinha da partida. Além dele, se destacaram pelo time pinheirense o armador Jefferson Campos, com 14 pontos e oito assistências, o ala/armador norte-americano Joe Smith, com 12, além do pivô Douglas Kurtz, 11 pontos e seis rebotes. Do outro lado, o ala/armador Brandon Brown foi o maior pontuador dos rio-clarenses, com 16 pontos.

Com apenas um revés em sete jogos disputados, a equipe pinheirense segue soberana na ponta da chave e pode confirmar o posto mesmo antes do término da fase de classificação. Enquanto isso, o Rio Claro caiu da vice-liderança para a terceira posição, com a mesma campanha do Paulistano (quatro vitórias e três derrotas), mas com a desvantagem nos critérios de desempate.

Na outra partida do Grupo, a Liga Sorocabana venceu o Internacional/Fupes, em casa, por 81 a 72, e se manteve na briga pela classificação às quartas de final. Para vencer e atingir uma campanha de três triunfos em sete jogos disputados, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues contou com boa atuação do ala/pivô norte-americano Tarvin Gaines, autor de 23 pontos e cinco rebotes.

Limeira segue na ponta do Grupo A

Com 15 pontos, Jackson foi outro destaque do Limeira no jogo (JB Anthero/Divulgação)

Com 15 pontos, Jackson foi outro destaque do Limeira no jogo (JB Anthero/Divulgação)

A primeira posição do Grupo A também segue com o mesmo dono. Com grande atuação de Nezinho, que registrou um duplo-duplo de 17 pontos e 12 assistências, o Winner/Limeira levou a melhor sobre o Palmeiras/Meltex, ao lado de sua torcida, no Ginásio Vô Lucato, pelo placar de 90 a 68, e se manteve na liderança da chave.

Esta foi a sexta vitória da equipe limeirense em sete jogos disputados no Campeonato Paulista 2014. Mesmo com o revés, o Palmeiras teve o cestinha do jogo, o ala/armador Neto, que anotou 26 pontos. Com a derrota – a quarta também em sete partidas realizadas –, o time alviverde segue na quinta posição da chave.

Na cola do Limeira está o Paschoalotto/Bauru. Também atuando como mandante, no Ginásio Panela de Pressão, os atuais campeões estaduais superaram o Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 76 a 72, e conheceram a quinta vitória na competição.

Jefferson voltou a brilhar e comandou a vitória do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

Jefferson voltou a brilhar e comandou a vitória do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

O grande destaque do triunfo bauruense ficou por conta do ala/pivô Jefferson, que somou seu sexto duplo-duplo em sete jogos no campeonato, com 17 pontos e dez rebotes, além de distribuir cinco assistências. Pelo lado do Mogi, que caiu para a quarta colocação do Grupo A, com três triunfos e quatro derrotas, o principal nome em quadra foi o armador Gustavinho Lima, que também marcou 17 pontos.

Por fim, o Vivo/Franca também fez valer o mando de quadra, venceu o Lins Basquete, por 76 a 59, e subiu para o terceiro lugar da chave, agora com quatro vitórias em sete jogos disputados. Com 22 pontos e oito rebotes, o ala Léo Meindl voltou a ter grande atuação e foi o protagonista do duelo realizado no Ginásio Pedrocão.

O Campeonato Paulista segue no próximo sábado, com a realização da oitava rodada. Primeiro, às 14h30 (de Brasília), o Pinheiros/SKY tentará estender sua sequência de vitórias, em casa, diante do Internacional/Fupes. Depois, às 18 horas (de Brasília), outras cinco partidas completarão o dia de disputas da competição.

Além dos jogos deste sábado, cada equipe ainda disputará mais dois confrontos pela fase de classificação do Estadual. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às quartas de final.

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

28/08 (quinta-feira)
Sétima rodada
Vivo/Franca 76 x 59 Lins Basquete (Grupo A)
Paulistano/Unimed 122 x 110 São José/Unimed (Grupo B)
Rio Claro Basquete 89 x 73 Pinheiros/SKY (Grupo B)
Paschoalotto/Bauru 76 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Winner/Limeira 90 x 68 Palmeiras/Meltex (Grupo B)
Liga Sorocabana 81 x 72 Internacional/Fupes (Grupo B)

30/08 (sábado)
Oitava rodada
14h30 – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x Internacional/Fupes (Grupo B)
18h – Ginásio João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
18h – Ginásio Gualberto Moreira (Sorocaba) – Liga Sorocabana x Paulistano/Unimed (Grupo B)
18h – Ginásio Vô Lucato (Limeira) – Winner/Limeira x Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
18h – Ginásio Palestra Itália (São Paulo) – Palmeiras/Meltex x Vivo/Franca (Grupo B)
18h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos) – São José/Unimed x Rio Claro Basquete (Grupo A)

Confira a classificação do Campeonato Paulista 2014:

– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 13 pontos (seis vitórias e uma derrota)
2º) Paschoalotto/Bauru – 12 pontos (cinco vitórias e duas derrotas)
3º) Vivo/Franca – 11 pontos (quatro vitórias e três derrotas)
4º) Mogi das Cruzes/Helbor – 10 pontos (três vitórias e quatro derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 10 pontos (três vitórias e quatro derrotas)
6º) Lins Basquete – 7 pontos (sete derrotas)

– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 13 pontos (seis vitórias e uma derrota)
2º) Paulistano/Unimed – 11 pontos (quatro vitórias e três derrotas)
3º) Rio Claro Basquete – 11 pontos (quatro vitórias e três derrotas)
4º) São José/Unimed – 10 pontos (três vitórias e quatro derrotas)
5º) Liga Sorocabana – 10 pontos (três vitórias e quatro derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 8 pontos (uma vitória e seis derrotas)