#JOGAJUNTO

LDB

Em grande estilo

23-12-2011 | 07:19
Por Liga Nacional de Basquete

Fechando o hexagonal da Liga de Desenvolvimento Olímpico, Brasília vence o Flamengo e derruba o último invicto da competição

Divulgação/LNB

Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo entraram na última rodada do hexagonal semifinal da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) já com a classificação garantida e os cariocas com a liderança assegurada. Mas se a partida valia pouco em termos de tabela, em quadra estava uma das maiores rivalidades do basquete nacional.

A LDO é um campeonato patrocinado pelo Banco BMG, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

Assim como já se caracterizou nos encontros das equipes adultas, quando Brasília e Flamengo estão frente a frente não há molezas. Em um jogo marcado pelo equilíbrio e decidido apenas no último segundo, a equipe da capital federal levou a melhor, 68 a 67, e tirou a invencibilidade dos cariocas, que eram o único time ainda sem derrotas na competição.

O armador Raphael foi o cestinha dos brasilienses, com 18 pontos, seguido pelo pivô Feliciano, com 17 pontos e que ainda contribuiu com nove rebotes. Do outro lado, novamente a dupla Gegê e Fred Duarte foi o destaque. O armador saiu de quadra com um duplo-duplo, 24 pontos e dez assistências, enquanto o ala/pivô anotou 18 pontos e pegou seis rebotes.

O Flamengo começou melhor a partida e parecia que ia caminhar para mais uma vitória na LDO. Depois de vencer o primeiro quarto por 21 a 14, os cariocas abriram dez pontos de vantagem no segundo período. Mas Brasília buscou a reação e com uma corrida de 8 a 0 antes do pouco antes do intervalo, reduziu a diferença para apenas dois, 30 a 28.

Rodando bem a bola no perímetro e acionando os pivôs no jogo interno, os brasilienses iniciaram a partida anotando sete pontos contra apenas dois do rival e viraram a partida. Os gigantes da equipe do Distrito Federal levavam a melhor sobre os adversários dentro do garrafão, o que garantia espaços também para as infiltrações dos armadores e alas.

Enquanto isso o Flamengo concentrava suas jogadas nas mãos do armador Gegê, que distribuía o jogo e também pontuava com rápidas investidas contra a defesa candanga.

As duas equipes foram se alternando na liderança até os segundos finais. Brasília vencia por quatro pontos, após uma bandeja em um rebote ofensivo de Ronaldo, quando Gegê infiltrou fez a cesta e sofreu a falta. Com o arremesso de bonificação convertido, a diferença ficou em um ponto, a 26 segundos do final.

Nervosos, os dois times tiveram chances para matar o jogo, mas falharam nas jogadas que poderiam ser decisivas. Melhor para o Brasília, que manteve a vantagem de um ponto e encerrou com chave de ouro a participação no hexagonal.

“Todas as equipes estão niveladas, e o quadrangular final promete ser muito equilibrado. Nosso timesofre um pouco com essa inconstância, mas a vitória de hoje nos dá maior moral para próxima fase”, declarou o técnico do Brasília Ronaldo Pacheco.