#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Embate nordestino

06-01-2017 | 05:07
Por Liga Nacional de Basquete

Distantes na teoria, mas com campanhas próximas, Basquete Cearense e Vitória fazem duelo nordestino neste sábado, em Fortaleza (CE)

O sábado (07/01) movimentado do NBB CAIXA 16/17 terá um dos confrontos mais aguardados da temporada. Únicos representantes da região Nordeste do Brasil na competição, Solar Cearense e Universo/Vitória farão duelo no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 19 horas (de Brasília), em disputa direta por melhores posições na competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

11° colocado no momento, o Basquete Cearense pode encostar de vez no rival rubro-negro caso vença o clássico. Com cinco vitórias em 11 jogos, os comandados de Alberto Bial lutam para voltar aos 50% de aproveitamento na temporada. O Vitória por sua vez, atualmente no quarto lugar com seis resultados positivos e quatro negativos, busca se manter no G-4 da competição.

Duda Machado, do Basquete Cearense

Os cearenses saíram vencedores nos três confrontos diretos entre os dois times, inclusive no Torneio Super Four Rio-Nordeste (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Se depender do curto retrospecto em confrontos direitos, o torcedor cearense pode ficar otimista com o duelo deste sábado. Na edição passada do NBB CAIXA, os dois times se enfrentaram em duas oportunidades e o Basquete Cearense levou a melhor nas duas (71 a 60, fora de casa, e 90 a 65, em casa). No Torneio Super Four Rio-Nordeste de 2016, os comandados de Alberto Bial também levaram a melhor, por 62 a 60.

Para alegria de seu torcedor, o Basquete Cearense iniciará 2017 com uma sequência de partidas em casa. Depois de encerrar 2016 com viagem ao Estado do Rio de Janeiro, onde teve uma vitória e uma derrota, o Carcará receberá quatro adversários consecutivamente: Vitória, Paulista/Corpore, LSB/Uniso e EC Pinheiros.

Pelo lado rubro-negro, a equipe baiana busca pôr fim aos maus resultados recentes na competição. Após iniciar o NBB CAIXA 16/17 com cinco vitórias, o Vitória acabou derrotado em quatro de seus últimos cinco jogos. No último deles, contra o líder Flamengo, o elenco comandado por Régis Marrelli fez jogo duro, mas não evitou o resultado negativo, por 98 a 87.