#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Emoção garantida

01-04-2015 | 05:18
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Ouro 2015 entra em sua penúltima semana da primeira fase sem definições e com todos tendo chances de avançar aos playoffs

Precisando de uma vitória para garantir vaga na final, líder Sport vai a Região Sul enfrentar o vice-líder Caxias (Cléber Faustino/Divulgação)

Precisando de uma vitória para garantir vaga na final, líder Sport vai a Região Sul enfrentar o vice-líder Caxias (Cléber Faustino/Divulgação)

A Liga Ouro 2015 se encaminha para o fim da fase de classificação e na tabela cada equipe ocupa isoladamente uma posição. Os confrontos desta quinta-feira e sábado colocam frente a frente times que brigam diretamente pela liderança e pela terceira e última vaga para os playoffs da competição.

No Rio Grande do Sul, o Caxias do Sul (RS), segundo colocado com cinco vitórias e 13 pontos somados, recebe o líder isolado Sport Club Recife (PE). O time nordestino vem de quatro vitórias consecutivas jogando diante de seu torcedor e com isso tem a melhor campanha somando seis vitórias e 14 pontos. Valendo a liderança da competição, a bola sobe na quinta-feira às 20h e no sábado às 17 horas (de Brasília), no Ginásio Vasco da Gama.

Se vencer as duas partidas na Região Sul do país, o Leão da Ilha garantirá não só a classificação para a grande final da Liga Ouro como também cravará a liderança da fase de classificação com duas rodadas de antecedência, tendo em vista que não poderá mais ser ultrapassado pelo clube de Caxias do Sul mesmo em caso de duas derrotas nas duas últimas partidas.

+Clique aqui e confira a classificação completa da Liga Ouro 2015

No outro extremo da tabela, uma disputa tão intensa e com a mesma igualdade do topo da tabela. O CEUB (DF) é o terceiro colocado com três vitórias e 11 pontos somados, ocupando a última vaga para os playoffs.

O último colocado, mas ainda com chances iguais de classificação, é o Campo Mourão (PR), que somou duas vitórias, 10 pontos e na nova e decima rodada briga ara voltar a zona dos classificados. A briga direta acontece no Ginásio da ASCEB em Brasília, na quinta-feira, às 19h30 e no sábado às 19 horas (de Brasília).

Emoção

Com o passar das rodadas, os jogos, que já traziam emoção, ganharam muita igualdade e em todos os últimos confrontos os vencedores foram definidos apenas nos minutos finais. Com os quatro times evoluindo, melhorando suas estratégias, a Liga Ouro foi ganhando mais competitividade e isso se reflete em quadra.

“A Liga Ouro está muito disputada desde a primeira rodada e deve seguir assim até a última. Por reconhecer esse equilíbrio, precisamos sempre atuar os 40 minutos com muita intensidade, porque os resultados são definidos os detalhes. Todos os times se enfrentaram se conhecem e isso ajuda no equilíbrio da competição. Com concentração, queremos usar o fator casa para conseguir vencer o líder do campeonato”, explicou o armador Cauê Verzola, do Caxias, um dos grandes destaques da Liga Ouro 2015.

Cauê Verzola foi o destaque da 3ª vitória do Caxias em 3 jogos na Liga Ouro 2015 (Divulgação)

Caxias do Sul, do armador Cauê Verzola, jogará em casa e está em busca da liderança (Divulgação)

Vale muito

No confronto de Caxias, duelo dos lideres briga direta pela primeira colocação. O Sport Recife, primeiro colocado, garantiu a vantagem em um quando recebeu os gaúchos pelos jogos de ida da fase de classificação.

Na ocasião, com duas vitórias, o Leão igualou a campanha e assumiu a primeira colocação. Duas rodadas depois, o Sport seguiu invicto e com um tropeço do Caxias para CEUB na sétima rodada, se isolou na liderança e agora entra em quadra na busca de pelo mais uma vitória para garantir na vantagem e não ter mais os rio-grandenses como um rival direto.

“Estamos conscientes das dificuldades que vamos enfrenta. O Caxias é muito forte, está invicto em casa, mas estamos focados, treinamos bem e vamos brigar por pelos uma vitória, mesmo jogando fora de casa. Terminar em primeiro lugar é muito importante e queremos ter a vantagem de decidir os jogos do playoff e casa. Vencer nessa semana é muito importante para isso,” comentou o cestinha rubro-negro Rafael Castellon.

Estável na segunda posição, o Caxias do Sul passou duas semanas fora de casa e agora volta a jogar com o apoio de seu torcedor. Além de buscar a liderança, o time gaúcho joga também para afastar outros rivais. Se vencer seus dois jogos diante do Sport, o Caxias do sul somará mais vitórias e assumira a liderança da competição.

Deivisson, do CEUB

CEUB e Campo Mourão farão jogos importantes na briga pela classificação à próxima fase (Diego Reis/Divulgação)

Nos jogos de Brasília, ninguém joga pela liderança, mas a emoção está garantida na disputa jogo a jogo pela terceira posição na tabela de classificação. Hoje, o último classificado para os playoffs é o CEUB, que jogando em casa na última semana, garantiu uma vitória sobre o Caxias e isso deu a vantagem para o time brasiliense.

“Temos um confronto direto e sabemos da importância desse jogo. Estamos treinando e trabalhando para conseguir colocar em quadra nosso melhor jogo, não sofrer com a inconsistência e jogar nosso melhor basquete. Em todas as equipes há jogadores que passaram e querem voltar ao NBB e isso dá qualidade e igualdade para as equipes, por isso o campeonato ganha tanto em emoção”, explicou o armador Vinicius Gobor que na última rodada garantiu a vitória de sua equipe em um arremesso no último minuto.

Na quarta posição e ainda com boas chances de classificação, o Campo Mourão parte para mais um desafio fora de casa. Para seguir sonhando com uma das vagas, o time paranaenses precisa de pelo menos um vitória para o pelotão dos classificados não abra grande vantagem .

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga Ouro 2015

O armador do Campo Mourão, Michel Santos, falou da qualidade dos jogos e das chances de classificação de sua equipe. “Precisamos vencer e assim depender de nossos resultados para seguir para os playoffs. Teremos dois jogos difíceis fora de casa, queremos vencer pelo menos um jogo para depois voltar a jogar em casa para buscarmos nossa classificação. Essa situação da tabela mostra como há equilíbrio entre os times e por isso os jogos são bons e decidimos nas últimas bolas”, concluiu.

Liderando as estatísticas

A Liga ouro 2015 tem dois jogadores que estão se destacando e se estabilizando como os grandes nomes da competição. Os armadores Cauê Verzola (Caxias) e Michel Santos (Campo Mourão) além de cumprirem suas funções na condução de suas equipes, os dois jogam para a cesta e vem aparecendo em todas as estáticas.

Cauê, que tem 26 anos e aparece como quinto maior pontuador, com médias de 13,7 pontos por jogo, é o segundo líder de assistências da Liga Ouro, média de 6,0 por jogo. Esses números, transformam o jogador no segundo mais eficiente da competição com 17,3 de média. Essas atuações do armador vem ajudando o time gaúcho a se manter na segunda posição.

+Clique aqui e veja as estatísticas completas da Liga Ouro 2015

Responsável pelo primeiro triplo-duplo da história da Liga Ouro, Michel é o destaque do Campo Mourão (Diego Reis/Divulgação)

Responsável pelo primeiro triplo-duplo da história da Liga Ouro, Michel é o destaque do Campo Mourão (Diego Reis/Divulgação)

O grande nome até aqui é o armador Michel Santos. Além de atingir o primeiro triplo-duplo da história da Liga Ouro 2015, o armador aparece como destaque nos principais fundamentos do basquete: segunda maior médias de pontos (15,5), quarto maior reboteiro (6,8), líder em assistências (6,3) e vem sendo o jogador mais eficiente, com média de 19,13 de valorização.

As atuações individuais de Michel chamam a atenção, mas somando duas vitórias, sua equipe está fora da zona de classificação, mas ainda com as mesmas chances de classificação.

Confira as partidas da semana 5 de jogos da Liga Ouro 2015:

– 02/04 (quinta-feira)

19h30 – CEUB (DF) x Campo Mourão (PR) – Ginásio da ASCEB (DF)

20h – Caxias do Sul (RS) x Sport Club Recife – Ginásio Vasco da Gama (RS)

– 04/04(Sábado)

17h – CEUB (DF) x Campo Mourão (PR) – Ginásio da ASCEB (DF)

17h – Caxias do Sul (RS) x Sport Club Recife – Ginásio Vasco da Gama (RS)