#JOGAJUNTO

Interligas

Experiência Internacional

27-02-2012 | 06:30
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano herda vaga brasileira no Interligas 2012 e é o quarto representante do país no torneio. Equipe da capital paulista compõe o quadrangular na Argentina

Betinho, do Paulistano

Crédito: João Pires/LNB

O Paulistano/Unimed é o quarto representante do Brasil no Torneio Interligas 2012, que será disputado entre os dias 20 e 27 de março. A equipe de São Paulo herdou umas das vagas e pela primeira vez participará do torneio que reúne as melhores equipes do Brasil e da Argentina.

As quatro vagas brasileiras no Interligas foram definidas pela classificação após o fim do primeiro turno do NBB. O Paulistano terminou na sexta colocação e ganhou o direito de participar, pois o Flamengo, primeiro colocado, e o São José/Unimed/Vinac, que havia terminado em quinto, optaram por não atuar no torneio.

“No nosso planejamento no começo da temporada não imaginávamos que iríamos disputar um campeonato internacional, mas jogamos bem e merecemos a vaga. Será muito importante para dar rodagem de alto nível internacional para o nosso time, iremos crescer como conjunto e será bom também individualmente para nossos jogadores, que são jovens e precisam de experiência internacional”, disse o técnico do Paulistano, Gustavo de Conti.

A equipe da capital paulista irá disputar o quadrangular em solo argentino, de 23 a 25 de março, ao lado do Itabom/Bauru, que terminou a primeira fase em terceiro, e o primeiro e segundo colocados da Liga Argentina. Com a desistência do Flamengo, os bauruenses teriam direito a disputar o quadrangular brasileiro, mas optaram por seguir no quadrangular argentino por uma questão de logística.

Os outros dois representantes brasileiros no torneio são o Unitri/Universo e o Pinheiros/SKY, que disputam o quadrangular em solo brasileiro, do dia 20 ao 22, contra o terceiro e quarto colocados do campeonato argentino.

Os representantes argentinos na competição serão definidos após o termino da primeira fase do campeonato local, no dia 11 de março.

Uberlândia é a sede brasileira

Sabiazinho

Crédito: Luiz Pires/LNB

Como segundo colocado do primeiro turno do NBB, o Unitri/Universo ganhou o direito de sediar o quadrangular brasileiro do Torneio Interligas 2012. Com isso, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será a sede brasileira da competição.

Entre os dias 20 e 22 de março, o Ginásio Sabiazinho receberá, além do Unitri/Universo, o Pinheiros/SKY e o terceiro e quarto colocados da Liga Argentina, a serem definidos.

Sistema de disputa

O sistema de disputa do Torneio Interligas 2012 segue o modelo das edições anteriores, com um quadrangular disputado em solo brasileiro e outro em território argentino, reunindo as principais equipes dos dois países.

As quatro equipes de cada grupo jogam em si e os vencedores de cada chave disputam a final, que este ano será jogada na Argentina, dia 27 de março. A decisão será no Brasil caso dois times brasileiros vençam as chaves e se classifiquem para a final.