#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fazem de tudo

31-03-2019 | 01:52
Por Liga Nacional de Basquete

Versáteis e protagonistas, Cauê Borges e Sahdi projetam série de playoffs e duelo individual; São José e Botafogo se enfrentam nesta segunda-feira, ao vivo no Facebook do NBB CAIXA

Os playoffs do NBB CAIXA 2018/2019 já começaram e, nesta segunda-feira (01/04), será realizado mais um duelo de peso pela maior competição do basquete nacional: Botafogo (6º) e São José Basketball (11º).

+Confira como ficou os confrontos dos playoffs do NBB CAIXA 2018/2019

As duas equipes farão o Jogo 1 da série de oitavas de final nesta segunda-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.

São José e Botafogo farão o Jogo 1 da série melhor de 3 nesta segunda-feira (Wilian Oliveira/Divulgação)

Na hora dos playoffs os grandes jogadores aparecem, e no confronto entre São José e Botafogo não será diferente, com destaque para os líderes de ambas as equipes: Cauê Borges e Fabián Sahdi.

+Principais recordistas por partida de cada quesito na história dos playoffs do NBB CAIXA

Um dos protagonistas do Botafogo, Cauê tem demonstrado ser um dos atletas mais versáteis do elenco comandado por Léo Figueiró. É a atual temporada do jogador comprova isso.

No geral, Cauê detém médias de 14,0 pontos (líder da equipe), 3,7 rebotes (5º da equipe), 3,3 assistências (3º da equipe) e 14,0 de eficiência (líder da equipe).

Cauê Borges é um dos protagonistas do Botafogo na atual temporada (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

Em um time com alma defensiva, que possui a quarta melhor defesa da competição (76,85 pontos sofridos por jogo), o jogador se tornou uma das referências do time, ditando o ritmo de jogo com versatilidade, principalmente na hora de pontuar.

“Somos um time bem equilibrado, então isso ajuda nos meus números. Temos quatro jogadores com médias de 12 pontos por jogo ou mais. Agora, nos playoffs, temos que ter muito foco, pois todo erro pode fazer a diferença”, disse o ala do Botafogo.

+Top 10 cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA

Se observarmos os números de Cauê Borges pelo Caxias do Sul nos playoffs da última temporada, o torcedor botafoguense tem motivos de sobra para ficar animado.

Com médias de 15,4 pontos, 5,7 rebotes, 3,7 assistências e 16,7 de eficiência em sete jogos, o jogador foi essencial para levar o Caxias até as quartas de final daquela edição.

Do outro lado, Cauê encontrará um adversário de peso: o armador argentino Fabián Sahdi, um dos pilares do São José.

“O Sahdi gosta de jogar com a bola na mão, com espaço para pensar e achar a assistência. Temos que diminuir esse espaço para, dessa forma, ele se sinta incomodando durante todo o tempo”, finalizou o jogador botafoguense.

Logo na sua temporada de estreia em solo brasileiro, Sahdi apresentou atuações imponentes. Armador, o atleta tem como principal arma a assistência, fundamento que detém média de 7,5 por jogo (2º no ranking geral da fase de classificação).

Sahdi é o segundo no ranking geral de assistências na fase (Arthur Marega/São José Desportivo)

Se compararmos com a média do São José no fundamento, de 18,8 por partida (3º no ranking geral), a importância do armador argentino para a fluidez do jogo joseense se torna ainda maior – 39,89% das assistências da equipe saem das mãos do jogador.

Além disso, Sahdi é o terceiro em pontos (média de 10,6), quarto em rebotes (média de 3,4) e o segundo em eficiência no São José (média de 14,4).

“Meus companheiros depositaram sua confiança em mim e pude corresponder a altura. Trabalhamos como uma equipe, então se eu dou os passes mas não pontuamos, a assistência não serve de nada. Já se foram 26 jogos e, agora nos playoffs, espero seguir o mesmo caminho junto dos meus companheiros: fazendo as coisas da forma correta dentro de quadra”, disse o armador argentino.

Na batalha com o Botafogo, o jogador prega atenção máxima pela poder da equipe. Além disso, Sahdi também ressalta a atenção especial que o São José terá que ter com o ala Cauê Borges.

“O Botafogo é um time muito forte. Tem um ou dois jogadores de muito talento, e um conjunto que se aplica muito dentro de quadra. Para vencermos, teremos que ser consistentes e fazer as coisas muito bem”, disse Sahdi, que completou:

“O Cauê será um dos jogadores que apresentará mais perigo durante a partida. Temos que manter o foco, mas sem deixar de olhar os demais, pois o Botafogo é uma equipe muito perigosa. Quando a partida não se desenha para ele, a bola gira e, neste momento, aparece a força do coletivo deles. Estamos preparados para fazer uma boa defesa em cima dele, mas o pensamento também é de conter o máximo possível todas as ações do adversário”, finalizou.

Deu para ver que essa partida promete, principalmente pelo duelo entre essas duas feras. Se depender do desempenho dos dois até aqui, emoção é o que não vai faltar.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.