#JOGAJUNTO

Mais basquete

Foi dada a largada

12-09-2014 | 10:50
Por Liga Nacional de Basquete

Virada, decisão na prorrogação e grandes exibições individuais: quartas de final do Campeonato Paulista começam em grande estilo; disputas seguem no sábado

Virada, decisão na prorrogação e grandes atuações individuais. Foi assim que teve início a fase de playoffs do Campeonato Paulista 2014. Na noite da última quinta-feira (11/09), todas as quatro séries válidas pelas quartas de final da competição estadual foram inauguradas e a emoção tomou conta das partidas.

Com regulamento similar ao do NBB, o campeonato do Estado de São Paulo tem seus confrontos de mata-mata disputados em uma melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha na fase de classificação sediando as duas primeiras partidas e um eventual quinto e decisivo duelo. O mando de quadra foi de extrema importância na rodada de abertura das quartas e três equipes fizeram valer a força de jogar em casa.

O único visitante a largar na frente na briga por uma vaga nas semifinais foi o Vivo/Franca. Quarto colocado do Grupo A, o time dirigido pelo técnico Lula Ferreira teve uma reação incrível no último período e superou o Pinheiros/SKY, líder do Grupo B e dono da melhor campanha da primeira fase, pelo placar de 70 a 65, mesmo atuando no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, na capital paulista.

Durante o terceiro quarto, os donos da casa chegaram a ter vantagem em dois dígitos, mas nos dez minutos finais de jogo só deu Franca. Com uma vitória parcial por 24 a 11, a equipe visitante virou o jogo e colocou 1 a 0 de frente no confronto. Em grande fase, o jovem ala francano Léo Meindl voltou a se destacar e foi o cestinha do jogo, com 20 pontos, e teve grande participação na vitória de sua equipe, assim como seu xará, o pivô Léo Waszkiewicz, que somou 12 pontos e oito rebotes.

Dawkins foi um dos destaques da emocionante vitória do Paulistano (Ale da Costa/Portrait)

Dawkins foi um dos destaques da emocionante vitória do Paulistano (Ale da Costa/Portrait)

Também na cidade de São Paulo, Paulistano/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor, vice-líder do Grupo B e terceiro colocado do Grupo A, respectivamente, fizeram um duelo de tirar o fôlego e decidido apenas na prorrogação. Os atuais vice-campeões estaduais e do NBB chegaram a abrir 14 pontos de vantagem ao final do segundo quarto, mas na volta do intervalo os mogianos reagiram e a partida ficou emocionante.

Restando pouco menos de dez segundos para o fim do jogo, os visitantes tinham dois pontos de frente (87 a 85). Com a bola nas mãos para tentar o empate ou até mesmo a vitória, o Paulistano teve no garoto Arthur Pecos seu grande herói para levar o jogo para o tempo extra. O armador, de apenas 20 anos, buscou um rebote ofensivo, sofreu falta e, com o cronômetro zerado, converteu os dois lances livres e igualou o placar. Nos cinco minutos da prorrogação, a equipe da capital se portou melhor e ficou com a vitória, por 102 a 95.

Com 22 pontos, o armador norte-americano Kenny Dawkins teve grande atuação e comandou a vitória do Paulistano. Outro a viver grande noite foi o ala/pivô César, que apresentou sua mão calibrada nos tiros de três pontos e registrou 21 pontos, assim como o ala Holloway, autor de 20 pontos. Responsável por levar o jogo ao tempo extra, Pecos deixou a quadra com 12 pontos. Mesmo com a derrota, o ala/pivô Tyrone Curnell, do Mogi, foi o cestinha da partida, com 23 pontos.

Limeira e Bauru vencem

Líder do Grupo A, o Winner/Limeira abriu a série contra o São José/Unimed, quarto colocado do Grupo A, com vitória. Em grande noite do armador Nezinho e do ala norte-americano David Jackson, a equipe fez valer o mando de quadra, venceu o duelo realizado no Ginásio Vô Lucato, em Limeira, por 97 a 74, e largou na frente por um lugar entre os quatro melhores do Campeonato Paulista 2014.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, os comandados do técnico Dedé Barbosa fizeram um terceiro quarto perfeito e conseguiram encaminhar a vitória com tranquilidade no quarto período. Inspirados, Nezinho e Jackson marcaram 24 pontos cada e somaram 49,4% dos pontos da equipe limeirense no duelo. O armador ainda distribuiu expressivas 13 assistências e registrou mais um duplo-duplo na competição.

Cestinha e garçom: Fischer brilhou no triunfo bauruense (Henrique Costa/Bauru Basket)

Cestinha e garçom: Fischer brilhou no triunfo bauruense (Henrique Costa/Bauru Basket)

Na outra partida, no Ginásio Panela de Pressão, o Paschoalotto/Bauru contou com grande exibição do armador Ricardo Fischer para levar a melhor sobre o Rio Claro Basquete, pelo placar de 95 a 86, e abrir 1 a 0 de frente no confronto válido pelas quartas de final.

Ainda sem poder contar com o trio Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir, além da ausência de Robert Day, que se recupera de uma lesão no joelho, o esquadrão bauruense teve em Ricardo Fischer, autor de um expressivo duplo-duplo de 27 pontos e 11 assistências, sua principal figura na partida.

Assim como o ocorrido nesta quinta-feira, todas as equipes voltarão à quadra no próximo sábado para a disputa da segunda partida das respectivas séries de quartas de final do Campeonato Paulista.

Confira o calendário completo das quartas de final do Campeonato Paulista 2014:

Winner/Limeira (1º A) 1 x 0 São José/Unimed  (4º B)
Jogo 1 – Limeira 97 x 74 São José
Jogo 2 – 13/09 (sábado), às 18h – Ginásio “Vô” Lucato (Limeira)
Jogo 3 – 16/09 (terça-feira), às 20h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos)
Jogo 4 * – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos)
Jogo 5 * – 21/09 (domingo), às 18h – Ginásio “Vô” Lucato (Limeira)

Pinheiros/SKY (1º B) 0 x 1 Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – Pinheiros 65 x 70 Franca
Jogo 2 – 13/09 (sábado), às 11h – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo)
Jogo 3 – 16/09 (terça-feira), às 20h – Ginásio Pedrocão (Franca)
Jogo 4* – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Pedrocão (Franca)
Jogo 5* – 21/09 (domingo), às 11h – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo)

Paschoalotto/Bauru (2º A) 1 x 0 Rio Claro Basquete (3º B)
Jogo 1 – Bauru 95 x 86 Rio Claro
Jogo 2 – 13/09 (sábado), às 18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru)
Jogo 3 – 16/09 (terça-feira), às 20h – Ginásio Felipe Karan (Rio Claro)
Jogo 4* – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Felipe Karan (Rio Claro)
Jogo 5* – 21/09 (domingo), às 18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru)

Paulistano/Unimed (2º B) 1 x 0 Mogi das Cruzes/Helbor (3º A)
Jogo 1 – Paulistano 102 x 95 Mogi
Jogo 2 – 13/09 (sábado), às 18h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo)
Jogo 3 – 16/09 (terça-feira), às 20h – Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes)
Jogo 4* – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes)
Jogo 5* – 22/09 (segunda-feira), às 20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo)

*Caso necessário