#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Força na ala

15-08-2014 | 12:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com passagem pela Seleção Brasileira no último mês, ala Jhonatan, ex-Franca, é o mais novo reforço do Palmeiras para temporada 2014/2015

Jhonatan defendeu Franca nas duas últimas temporadas (Newton Nogueira/Divulgação)

Jhonatan defendeu o Franca nas duas últimas temporadas (Newton Nogueira/Divulgação)

Jhonatan Luz é o novo reforço do Palmeiras/Meltex para o restante da temporada 2014/2015. Com passagem pela Seleção Brasileira no último mês, o ala, de 27 anos, deixou o Vivo/Franca na semana passada e logo acertou sua ida ao clube alviverde. O atleta já se junta ao elenco palmeirense no treino da tarde desta sexta-feira.

“Estou muito feliz e minha expectativa é muito boa. O Palmeiras tem muita torcida, tradição. É uma parceria que tem tudo para dar certo. O time foi reformulado neste ano e estou confiante que podemos fazer uma boa temporada”, comentou Jhonatan.

Como realizou o período de pré-temporada no antigo clube, ele já estará à disposição para estrear neste sábado (16/08), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, às 18h, no Ginásio Palestra Italia.

Nascido em Osasco (SP), Jhonatan iniciou sua trajetória no basquete no Espéria (SP), porém, viu sua carreira decolar ao se transferir para o Paulistano, ainda na categorias juvenil, quando teve suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira Principal, na época dirigida pelo seu ex-treinador Lula Ferreira.

Após despontar no clube da capital paulista, o atleta, de 1,98m de altura, foi para o basquete espanhol, onde defendeu dois clubes, o Clínicas Rincón Axquía e o Rayet Guadalajara. Em 2009, retornou ao Brasil para jogar o NBB2 pelo Araraquara. Depois, atuou pelo Limeira por duas temporadas, antes de desembarcar no Franca para o NBB5.

Já na sexta edição do maior campeonato do basquete brasileiro, Jhonatan, um dos mais experientes do jovem elenco francano, disputou 41 partidas e somou médias de 10,7 e 3,8 rebotes por jogo.

Suas boas atuações ao longo dos anos chamaram a atenção do técnico Rubén Magnano, que o convocou para a lista inicial de 16 da Seleção Brasileira que disputou o 46º Campeonato Sul-Americano, na Venezuela. Agora jogador do Palmeiras, Jhonatan espera ter visibilidade para continuar sendo lembrado pelo treinador do selecionado verde-amarelo.

“A melhor coisa que tem é jogar com a torcida empurrando. Sempre procurei atuar em clubes que tinham torcida, porque nos dá um ânimo a mais. Sou de São Paulo e estarei jogando em casa. A visibilidade do Palmeiras é muito grande, isso também pode me ajudar no futuro pensando em Seleção Brasileira”, finalizou o Jhonatan.

Jhonatan foi um dos 16 convocados por Magnano para o Sul-Americano da Venezuela (William Lucas/Inovafoto)

Jhonatan foi um dos 16 convocados por Magnano para o Sul-Americano da Venezuela (William Lucas/Inovafoto)