#JOGAJUNTO

LDB

Frutos do mestre

16-09-2016 | 06:33
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico das categorias de base do Franca durante 12 anos, Paulão Berger demonstra orgulho do grupo campeão da LDB e fala sobre algumas de suas "crias"

Paulão, técnico, e Antônio, do Franca

Treinador das categorias de base do Franca durante 12 anos, Paulão treinou alguns dos protagonistas do título da LDB 2016, como Antônio, na foto (João Pires/LNB)

Com uma vida dedicada ao basquete, Paulão Berger foi jogador profissional e responsável por comandar as equipes sub-19 e sub-22 do Franca Basquete durante 12 anos. Além de seu filho, Léo Meindl, ala do Gocil/Bauru,  o “mestre” treinou e formou os principais atletas revelados na “Capital do Basquete” nos últimos tempos, inclusive, alguns dos protagonistas da conquista francana da LDB 2016, recentemente.

Campeão Paulista sub-19 e vice-campeão da LDB, em 2012, como técnico, Paulão formou diversos nomes que se destacam e que ainda se destacarão a nível nacional. Sempre caracterizado pela generosidade e humildade, o ex-treinador da categoria sub-22 francana teve muito peso no título conquistado recentemente da LDB 2016.

“Sempre falei que para mim valia mais do que título ver um jogador que passou por mim jogando em um time de ponta, na Seleção e etc. Isso eu prego desde que comecei a trabalhar, formar jogadores. Sempre tentei passar os valores, situações de vida. Se o jogador não seguir no basquete, o que ele aprende ele leva para a vida. Fiquei muito feliz em ver jogadores que passaram por mim e por vários técnicos aqui de Franca na base, de todas as instituições daqui, tendo sucesso. Isso é uma das coisas que mais me dá prazer”, afirmou Paulão.

Alguns dos principais protagonistas da conquista fracana, como Alexey, Antônio e João Pedro, estiveram muito tempo sob o comando de Paulão. Os dois primeiros, naturais de Franca (SP), e o terceiro, nascido em Santos (SP) e atleta da equipe francana desde 2010, começaram a ser treinados pelo comandante  desde que subiram para a categoria sub-19 do time.

“O Alexey sofreu muito para entrar no juvenil. Era o terceiro, quarto armador do time. Hoje ele liderou a equipe no título da LDB. Ver o Antonio, João Pedro, e outros meninos que não estão mais no Franca, tendo sucesso, é muito bom. Com certeza é o que mais me dá prazer, saber que eles estão jogando e se tornando cada vez melhores”, também comentou o ex-treinador das categorias sub-19 e sub-22 do Franca.

Paulão e Léo Meindl

Além de pai, Paulão foi treinador de Léo Meindl nas categorias de base do Franca (João Pires/LNB)

Pai do ala Léo Meindl, do Bauru, Paulão foi responsável não só pela criação da pessoa, mas como pela formação do atleta, revelado no Franca. Com o uniforme francano, o jogador atuou em três edições da LDB (de 2011 a 2013), todas com seu pai como treinador, e em quatro temporadas do NBB CAIXA (de 2011/2012 a 2014/2015).

“Um dos maiores prazeres para mim é meu filho Léo, que passou pela minha mão, nos dois sentidos, e virou jogador. Meu outro filho, Dudu, foi até o Sub-22, mas hoje virou engenheiro químico e me dá muito orgulho também. Foi uma época complicada. Em casa tinha que ser pai, na quadra tinha que ser técnico. Não podia misturar as coisas. Mas tenho muito prazer em ver o Léo como jogador importante de nível nacional, não tenho nem como explicar. É uma felicidade e orgulho muito grande”, completou o pai do ala do Bauru.