#JOGAJUNTO

Mais basquete

Grande começo

17-08-2015 | 11:08
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi e São José vencem pela terceira vez, seguem invictos e disparam na liderança do Grupo B do Campeonato Paulista 2015

Pela primeira vez como mandante na temporada, Mogi superou a Liga Sorocabana (Antonio Penedo/Mogi)

Pela primeira vez como mandante na temporada, Mogi superou a Liga Sorocabana (Antonio Penedo/Mogi)

A liderança do Grupo B do Campeonato Paulista 2015 está nas mãos de duas equipes. No último sábado (15/08), Mogi das Cruzes/Helbor e São José Basketball venceram pela terceira vez em três jogos disputados, mantiveram os 100% de aproveitamento e dispararam na ponta da tabela de uma das chaves da principal competição estadual do basquete nacional.

Atuando pela primeira vez ao lado de sua torcida, no Ginásio Hugo Ramos, Mogi derrotou a Liga Sorocabana, pelo placar de 82 a 64. Vindo do banco de reservas, o ala Filipin manteve a boa fase, marcou 18 pontos, com direito a quatro bolas certeiras da linha de três pontos e foi o cestinha da equipe. Com 13 pontos cada, Jimmy e Shamell também tiveram boas contribuições a favor do time vencedor.

“No momento em que a gente começa a jogar no coletivo, jogar um para o outro, a gente cresce na partida. Nosso time já tem maturidade e bastante experiência. Esse é o benefício de manter 80% da base de um ano para o outro. Por mais que seja começo de temporada e nós estarmos com as pernas pesadas ainda, nós sabemos jogar e ter leitura de jogo”, disse o cestinha Filipin.

Pelo lado da Liga Sorocabana, o atleta mais efetivo em quadra foi o pivô Lucas Tischer, com 15 pontos e seis rebotes. Esta foi a terceira derrota em quatro jogos disputados do esquadrão dirigido pelo técnico Rinaldo Rodrigues no Campeonato Paulista.

Enquanto isso, na capital paulista, o São José se impôs e venceu o Pinheiros, por 96 a 75. Com um expressivo duplo-duplo de 15 pontos e 14 rebotes, o ala/pivô Renato Carbornari teve grande participação no triunfo joseense, assim como o armador Jamaal e o ala Pedro, responsáveis por 18 e 16 pontos, respectivamente. Autor de 14 pontos, o ala Matheus Dalla foi outro bom nome do esquadrão do Vale do Paraíba, ao lado de Cauê Verzola, que deixou a quadra com dez pontos, seis rebotes e cinco assistências.

Mais uma vez derrotado como mandante, o Pinheiros sofreu seu segundo revés em três jogos disputados na competição. Com 15 pontos, o jovem ala Lucas Dias foi o principal nome da equipe dirigida pelo técnico César Guidetti na partida.

Quem também venceu em partida válida pelo Grupo B foi o Paulistano/Unimed. Com grande desempenho no segundo tempo, o time da capital superou o Jacareí Basketball, fora de casa, pelo placar de 79 a 65, e agora soma campanha de 66% de aproveitamento (dois triunfos em três jogos). Os cestinhas da vitória alvirrubra foram o ala/pivô Luis Gruber, com 16 pontos, e o pivô Caio Torres, que marcou 13 pontos e ainda apanhou sete rebotes.

“O nosso time está ‘encaixando’ melhor a cada jogo, pois o elenco é novo e estamos buscando a nossa melhor forma de atuar. Foi uma vitória importante, que era o nosso objetivo, mas agora temos que virar a página e já pensar no próximo desafio que será igualmente duro, pois este campeonato está sendo marcado pelo equilíbrio”, disse o armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano/Unimed, autor de sete pontos e sete assistências no jogo.

Pelo Grupo A, o AERCO/Osasco superou o América de São José do Rio Preto, por 81 a 69, e se manteve invicto. Com 14 pontos do ala argentino Damián Pineda, a equipe dirigida pelo experiente técnico Ênio Vecchi somou seu terceiro triunfo em três jogos disputados e segue isolada na liderança de sua chave.

Ainda pelo Grupo A, o Rio Claro Basquete levou a melhor sobre o Paschoalotto/Bauru, por 95 a 85, em partida realizada no Ginásio Felipe Karan, e somou sua segunda vitória na competição estadual. Atuando pela primeira vez contra sua ex-equipe, o ala Gui Deodato marcou 24 pontos e comandou a vitória rio-clarense. Do lado da equipe bauruense, que segue sem vencer no campeonato, os cestinhas foram o ala norte-americano Robert Day e o garoto Wesley Sena, com 16 pontos cada.

O Campeonato Paulista 2015 segue nesta semana e dois jogos agitarão a noite da próxima quarta-feira (19/08). Às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior será disputado o grande clássico da capital entre Paulistano e Pinheiros. Mais tarde, às 20 horas (de Brasília), o Rio Claro receberá o América de São José do Rio Preto, no Ginásio Felipe Karan.

Confira os resultados deste sábado e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2015:

– 15/08 (sábado)
AERCO/Osasco 81 x 69 América de São José do Rio Preto (Grupo A)
Jacareí 65 x 79 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Pinheiros 75 x 96 São José Basketball (Grupo B)
Rio Claro Basquete 95 x 85 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
Mogi das Cruzes/Helbor 82 x 64 Liga Sorocabana (Grupo B)

– 19/08 (quarta-feira)
19h30 – Paulistano/Unimed x Pinheiros (Grupo B)
20h – Rio Claro Basquete x América de São José do Rio Preto (Grupo A)

– 20/08 (quinta-feira)
20h – Franca Basquete x Winner/Limeira (Grupo A)
20h – Paschoalotto/Bauru x AERCO/Osasco (Grupo A)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x São José Basketball (Grupo B)