#JOGAJUNTO

Mais basquete

Grande passo

16-03-2013 | 01:28
Por Liga Nacional de Basquete

Joe Smith brilha, Pinheiros bate o Flamengo e larga na frente em briga por vaga no Final Four da Liga das Américas

O norte-americano foi responsável por 31 pontos, essenciais para a vitória do Pinheiros sobre o Flamengo (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Foi emocionante, mas o Pinheiros/SKY mostrou sua força e superou o Flamengo, por 88 a 85, em partida válida pelo grupo D, quadrangular semifinal da Liga das Américas 2013, em Bueno Aires (ARG).

Para conseguir o importante triunfo, o time da capital paulista contou com noite de gala do norte-americano Joe Smith, autor de 31 pontos, quatro assistências e cinco rebotes. Pelo lado dos rubro-negros, o maior pontuador foi Marquinhos, com 25 pontos.

Neste sábado (16/03), o time pinheirense volta às quadras diante dos anfitriões da chave, Lanús, da Argentina, às 22h. Uma vitória deixa a equipe muito próxima do Final Four da competição continental.

“Foi um jogo muito importante para a gente, uma boa vitória para o Pinheiros. Estamos muito felizes. É o meu jogo, quero fazer sempre o melhor para o meu time. As estatísticas não importam tanto quanto uma vitória. Ajudar o time a vencer é muito mais importante”, disse Joe Smith, o nome do jogo.

O time de São Paulo mostrou muita disposição no jogo. Com grande eficiência nos arremessos de três pontos e uma marcação muito forte, o Pinheiros construiu uma excelente vantagem nos dez minutos iniciais. O pivô Rafael Mineiro e o ala Márcio, ambos com nove pontos, foram o destaque da equipe no primeiro quarto, que fechou o período com uma larga vantagem: 25 a 11.

No segundo quarto, a partida ficou um pouco mais equilibrada. Mas os paulistas se mantiveram à frente, com firmeza na marcação e bom aproveitamento nos arremessos. A vantagem era de 10 pontos, 41 a 31, na descida para os vestiários.

Após o intervalo, o Flamengo reagiu. Diminuiu um pouco a diferença, porém, os comandados de Cláudio Mortari souberam administrar a vantagem. Uma bola sensacional de três pontos do ala Smith, no estouro do cronômetro, definiu o placar: 68 a 60.

No quarto e decisivo período, o equilíbrio foi ainda maior, e a partida foi definida apenas nos segundos finais. Com pouco mais de um minuto para o fim da partida, o pivô paraguaio Araujo converteu uma bola espetacular de três, abrindo a vantagem para seis pontos: 86 a 80. O Flamengo encostou, mas Smith converteu os dois arremessos livres, a poucos segundos do fim, e o Pinheiros chegou à vitória, 88 a 85.

“A nossa missão ainda não acabou. Temos mais dois jogos e vamos em busca da classificação. Todo o time está de parabéns, mantivemos a garra durante todo o jogo. O Cláudio nos motivou muito. O Pinheiros mostra sua força e vamos atrás da nossa meta, que é ficar entre os quatro da América”, comentou Rafael Mineiro, que registrou 19 pontos.

Confira as partidas do quadrangular semifinal da Liga das Américas 2013 – grupo D – que terão transmissão ao vivo do Fox Sports:

Grupo D, em Buenos Aires (ARG)

(15/03) – 20h05 – Flamengo (BRA) 85 x 88 Pinheiros (BRA)
(15/03) – 22h10 – Lanús (ARG) 86 x 76 Mavort (EQU)

(16/03) – 20h05 – Mavort (EQU) x Flamengo (BRA)
(16/03) – 22h10 – Pinheiros (BRA) x Lanús (ARG)

(17/03) – 20h05 – Pinheiros (BRA) x Mavort (EQU)
(17/03) – 22h10 – Lanús (ARG) x Flamengo (BRA)