#JOGAJUNTO

LDB

Guerreiros demais

25-02-2018 | 10:29
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de perder os quatro primeiros jogos, São José mostra poder de superação e fica com o vice da LDB pelo segundo ano seguido

Com grande reviravolta dentro da competição, São José garantiu o honroso vice-campeonato da LDB pelo 2º ano seguido (Marcelo Zambrana/LNB)

O São José Basketball mostrou uma alma guerreira na sétima edição da LDB. Vice-campeão do maior campeonato de base do basquete nacional pelo segundo ano seguido, o time do Vale do Paraíba mostrou grande poder de superação durante o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Na primeira etapa da competição, realizada em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, o time comandado pelo técnico Chris Ahmed sofreu. Nas quatro primeiras partidas, a equipe acabou derrotada por Flamengo, Franca, Pinheiros e Minas e fechou o primeiro ciclo de jogos sem vencer.

“Foi uma história de motivação e superação da nossa equipe. Perdemos os quatro primeiros no campeonato e ninguém acreditava na gente. Só que a gente treinou muito e se fechou. Conseguimos chegar à final com méritos, mas infelizmente perdemos para a forte equipe do Paulistano”, disse o armador Lucas, um dos principais destaques do São José nesta LDB.

A primeira vitória veio apenas no quinto jogo na competição, diante do Curitiba Basquete, já na segunda etapa, realizada no mês seguinte. Na sequência, a equipe perdeu para o Paulistano, mas garantiu a classificação à fase final com três triunfos seguidos, sobre Praia Clube, Solar Cearense e São José. Para esses jogos, a equipe contou com o reforço do armador Léo, que chegou após rápida passagem pela LSB.

Léo chegou após as quatro derrotas na 1ª etapa e foi fundamental na reviravolta joseense na LDB (Marcelo Zambrana/LNB)

Já na fase final, a equipe mostrou que seu status era outro. Com as tranquilas vitórias sobre Minas e Flamengo e mesmo com nova derrota para o Paulistano, o time do Vale do Paraíba chegou ao Final Four. No entanto, seu maior feito ainda estava por vir.

Em uma das semifinais, o São José derrubou um dos grandes favoritos ao título, o Sesi Franca, campeão da edição anterior. Com uma atuação praticamente impecável, o esquadrão joseense dominou a partida, venceu por 74 a 68 e garantiu uma vaga na decisão.

Já na final, a equipe fez um jogo parelho diante do forte time do Paulistano. Em diversos momentos, a diferença chegou a ser de apenas dois pontos, mas o clube da capital paulista mostrou sua força e ficou o tempo todo na liderança para vencer com tranquilidade no fim.

“Conseguimos ter calma pra equilibrar o jogo, mas não tivemos experiência para virar o jogo. Faltou um pouco de tranquilidade nos momentos em que estivemos próximos no placar”, disse o ala Pedro Paulo, cestinha do São José na decisão, com 19 pontos.

“Saímos tristes, mas com um sentimento vitorioso. O grupo todo foi muito guerreiro e aguerrido. Estamos com a cabeça erguida e sabemos do nosso mérito em ‘reviver’ nessa LDB. Perdemos nossas quatro primeiras partidas e demos a volta por cima para ficar com o vice-campeonato do maior campeonato de base do basquete brasileiros”, completou o jogador de 20 anos.