#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Guerreiros

30-05-2012 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Símbolos de força e garra em suas equipes, Alex e Laws estarão frente a frente na decisão do NBB. Suor e muita luta não devem faltar neste duelo

Alex_BRA e Laws_SJO

(Brito Junior/Divulgação)

De um lado, Alex Garcia, eleito nas últimas três temporadas o melhor defensor do NBB e símbolo da garra da equipe de Brasília. Do outro, o norte-americano Andre Laws, ferrenho marcador que chegou esta temporada a São José e se tornou peça fundamental na equipe com sua dedicação e entrega em quadra. Neste sábado, às 10h, os dois estarão frente a frente, lutando pelo título de campeão do NBB 2011/2012.

E é com estes ingredientes que o duelo entre os ala/armadores de Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed/Vinac promete pegar fogo no próximo sábado (02), no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).

Alex_BRA (2)

(Brito Junior/Divulgação)

Alex dispensa apresentações. Um dos atletas mais renomados do país e nome certo em todas as convocações da Seleção Brasileira. Com muita força e vigor físico, o camisa 10 brasiliense é um dos jogadores mais atléticos do NBB. Com sua raça característica, se torna um carrapato no encalço de qualquer rival.

“Acho que o Alex, talvez, seja o melhor marcador da America do Sul. Na defesa, você vê que ele realmente não dá chance para ninguém e pode marcar qualquer um. Ele já chegou a marcar até jogadores da posição 4”, disse o técnico do Brasília José Vidal.

Líder dos brasilienses em roubos de bola, com 1,7 por partida, e tocos, com 0,6, Alex não é fundamental apenas na defesa. No ataque, o ala/armador é o cestinha da equipe na temporada, com 17,8 pontos de média.

“No ataque, o estilo de jogo de Brasília o favorece, e ele fortalece a transição. Quando ele sai na arrancada, é difícil pará-lo. E ele também tem evoluído no jogo de média e longa distância”, avaliou Vidal.

Do outro lado, São José também conta com seu guerreiro. Indicado por Rubén Magnano ao técnico Régis Marrelli, o norte-americano Andre Laws está a menos de um ano no time joseense, mas já se destaca por sua garra e jogo coletivo.

“Ele é um grande jogador, que encaixou perfeitamente na equipe. Diferente da maioria dos americanos, ele não se preocupa o tempo todo em pontuar e joga de forma mais coletiva. Mas quando é necessário ele também pode decidir”, disse Marrelli. “E defensivamente ele tem um vigor muito grande e um jogo de transição muito forte”, completou o treinador.

Laws, do São José (3)

(Luiz Pires/Divulgação)

Incansáveis na defesa, fortes no jogo de transição e que se entregam em quadra até a última gota de suor. As semelhanças são muitas e vão além das características de jogo. Atletas da mesma posição e com porte físico semelhantes, ambos ostentam no alto da cabeça suas inconfundíveis “carequinhas”.

Com tantas similaridades, impossível não imaginar que os dois estejam cara a cara, pelo menos durante parte da decisão.

“Acredito, até pelas características, que o Laws deve ficar responsável por acompanhar o Alex. O Dedé encaixa mais com o tipo de jogo do Arthur, então Laws e Alex devem se marcar mais”, explicou Marrelli.