#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hermanos convocados

12-08-2014 | 05:55
Por Liga Nacional de Basquete

Após amistosos internacionais, técnico Julio Lamas define elenco e seleção argentina contará com três jogadores do NBB para a disputa da Copa do Mundo

Melhor Armador do NBB6, Laprovittola está entre os escolhidos para representar a Argentina no Mundial 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Melhor Armador do NBB6, Laprovittola é um dos escolhidos para representar a Argentina no Mundial 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Faltando 18 dias para a Copa do Mundo de Basquete, a Argentina divulgou sua convocação final para a competição. Entre os 12 jogadores escolhidos pelo técnico Julio Lamas para ir à Espanha, três disputarão a sétima edição do NBB: o armador Nicolás Laprovittola e o ala Walter Herrmann, ambos do Flamengo, e o ala Marcos Mata, jogador do Vivo/Franca.

Eleito o Melhor Armador do NBB6, Laprovittola fará sua estreia pelo time celeste e branco em um torneio intercontinental. Após participar do Campeonato Sul-Americano, na Venezuela, do Desafio BRA de Basquete, no Rio de Janeiro, e do Torneio Três Nações, em Buenos Aires, o armador campeão do NBB e da Liga das Américas 2014 recebeu um voto de confiança do técnico argentino e terá uma chance no Mundial 2014.

Mata vai para seu segundo Mundial na carreira (Ligateunafoto.com)

Ala do Franca, Mata vai para seu segundo Mundial na carreira (Ligateunafoto.com)

Outro “hermano” do NBB é o ala Marcos Mata, que vai para sua segunda Copa do Mundo de Basquete na carreira – a primeira foi em 2010, na Turquia. Aos 28 anos, o novo reforço francano chega para o Mundial da Espanha com experiência de ter participado dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Recém-contratado pelo Flamengo, Walter Herrman, é “velho de guerra” da seleção de seu país. O ala, de 35 anos, esteve presente na conquista do histórico ouro olímpico em Atenas, em 2004, e do quarto lugar no Campeonato Mundial do Japão, em 2006. No duelo contra o Brasil, válido pelo Torneio Três Nações, na última sexta-feira, o jogador teve bom desempenho e marcou 12 pontos.

Além dos jogadores do NBB, a seleção hermana conta com nomes experientes, como o ala/pivô Luis Scola, 34 anos, cestinha do Mundial de 2010, com média de 27,2 pontos por jogo, o ala/pivô Leo Gutierrez, de 36 anos, o ala Andrés Nocioni, também de 36, o armador Pablo Prigioni, de 37, além do próprio ala Walter Herrmann, de 35.

Juntos dos “veteranos” da seleção argentina, estão alguns jovens e promissores atletas da nova geração platense, como os armadores Facundo Campazzo, de 23 anos, e Laprovittola, de 24, os alas/pivôs Matías Bortolin e Tayavek Gallizzi, ambos de 21 anos, e o pivô Marcos Delía, de 22 anos.

No último Mundial de Basquete, em 2010, na Turquia, a Argentina chegou até as quartas de final e ficou com a quinta colocação. Para a Copa do Mundo de 2014, os “hermanos” não contarão com o seu principal jogador. Manu Ginobili, ala/armador do San Antonio Spurs, atual campeão da NBA, foi vetado de participar do torneio por sua equipe devido a uma fratura por stress na perna direita.

Outros importantes desfalques da seleção argentina para o Mundial são os do ala Carlos Delfino, do Milwaukee Bucks (NBA), que se recupera de uma fratura no pé direito, e do ala/pivô Juan “Pipa” Gutierrez, do CB Canária (Espanha), diagnosticado com uma artrose no quadril.

Reforço do Flamengo para a temporada 2014/2015, Walter Herrmann disputará seu segundo Mundial na carreira (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Reforço do Flamengo para a temporada 2014/2015, Walter Herrmann disputará seu segundo Mundial na carreira (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A Seleção da Argentina ainda terá três jogos preparatórios para a Copa do Mundo da Espanha. Nos dias 16 e 17 de agosto, enfrenta a Sérvia e o vencedor do duelo entre Turquia e Porto Rico em um quadrangular na cidade sérvia de Belgrado. No dia 25 de agosto, a cinco dias do campeonato mundial, enfrenta a Espanha em um amistoso em Madrid.

Confira a lista de convocados da seleção Argentina para a Copa do Mundo da Espanha:

Armadores: Nicolas Laprovittola (Flamengo), Facundo Campazzo (Real Madrid – ESP), Pablo Prigioni (New York Knicks – NBA)
Ala/armador: Selem Safar (Obras Sanitarias – ARG)
Alas: Walter Herrmann (Flamengo),  Marcos Mata (Franca), Andrés Nocioni (Real Madrid – ESP)
Alas/pivôs: Leo Gutierrez (Peñarol – ARG), Matías Bortolin (Atenas de Córdoba – ARG), Tayavek Gallizzi (Quilmes – ARG)
Pivô: Marcos Delía (Obras Sanitarias – ARG)