#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Homem de aço

12-11-2014 | 09:54
Por Liga Nacional de Basquete

Shamell supera lesão no joelho no terceiro quarto e lidera Mogi das Cruzes à vitória diante do Brasília e à classificação ao Final Four da Liga Sul-Americana

Shamell foi o grande cestinha do Mogi na partida, com 23 pontos (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

Shamell foi o grande cestinha do Mogi na partida, com 23 pontos (Cleomar Macedo/Divulgação)

O Mogi das Cruzes/Helbor garantiu sua classificação para o Final Four da Liga Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o time que sedia o Grupo F da competição superou o UniCEUB/BRB/Brasília, por 92 a 70, e conquistou sua segunda vitória na etapa, mesma campanha do Paschoalotto/Bauru, que na partida de abertura do dia venceu o Comunikt, do Equador.

Os dois times brasileiros se juntam a Boca Juniors, da Argentina, e Malvín, do Uruguai, na disputa pelo título da competição continental. Mogi e Bauru ainda voltam à quadra nesta quinta-feira brigando pela liderança do grupo. A equipe vencedora enfrentará o Malvín na semifinal, já o segundo colocado terá o Boca Juniors na disputa da primeira fase do Final Four.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do confronto entre Mogi e Brasília 

Para sair vitorioso e classificado de quadra, o Mogi das Cruzes contou com a brilhante atuação do ala Shamell. O norte-americano não se abalou com uma lesão no joelho sofrida no final do terceiro quarto e foi o cestinha da partida com 23 pontos.

“Hoje foi muito difícil para mim. Perdi meu sogro ontem à noite e estou muito emocionado. Não sou de chorar, mas foram momentos muito difíceis”, comentou Shamell. “A felicidade que sinto de poder ajudar meu time a conseguir essa vitória me fez superar tudo”, completou.

Quem também se destacou pelo lado da equipe paulista foram o ala/pivô Tyrone Curnell e o ala Guilherme Filipin, que contribuíram com mais 19 pontos cada um.

O Jogo

Apoiado pela fanática torcida mogiana, os donos da casa tentaram impor o ritmo do jogo nos primeiros minutos e abriram 10 a 2 no placar. Com boa atuação do ala/pivô Ronald, autor de oito pontos no primeiro quarto, o Brasília se recuperou na partida e chegou a ficar apenas três pontos atrás (17 a 14). Porém, Shamell e companhia ampliaram novamente a diferença no final da primeira etapa, 22 a 14.

O Brasília não contou com a atuação do armador Fúlvio, lesionado, mas o norte-americano Darrington Hobson liderou a equipe da Capital Federal no segundo quarto. Com duas bolas de 3 pontos seguidas, o jogador ajudou a equipe visitante a encostar de novo no marcador (24 a 22). Só que do mesmo jeito que ocorreu nos primeiros 10 minutos, o Mogi das Cruzes teve a tranquilidade para segurar a frente do marcador.

Com uma bola de 3 do armador Elinho, os mogianos colocaram 11 pontos de frente, a maior vantagem do jogo (39 a 28). E nesse ritmo, o Mogi fechou a primeira metade do confronto vencendo por 42 a 33.

O time de Brasília voltou mais atento nos primeiros momentos do terceiro quarto. Com boa atuação do pivô Lucas Cipolini os brasilienses começaram a reação no jogo, mas só conseguiram diminuir a diferença para quatro pontos (60 a 56). O time paulista soube aproveitar bem o garrafão com Paulão Prestes e Tyrone Curnell e voltou a abrir no marcador.

Com menos de três minutos para o final do terceiro período, o ala Shamell assustou a torcida no Ginásio Hugo Ramos, quando virou o joelho esquerdo na luta por um rebote defensivo e teve que sair de quadra com a ajuda dos companheiros. Para a alegria dos torcedores, a lesão não foi grave e Shamell retornou para o jogo no último período.

Vencendo por 67 a 58, o Mogi das Cruzes teve a tranquilidade para administrar o resultado até o final do jogo. As bolas de fora fizeram a diferença pelo time mogiano, que além de segurar o placar conseguiu ainda ampliar a vantagem para 22 pontos e sair de quadra com a vitória.

O norte-americano Tyrone Curnell também se destacou na vitória sobre o Brasília (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

O norte-americano Tyrone Curnell também se destacou na vitória sobre o Brasília (Cleomar Macedo/Divulgação)

Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014: 

Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil) 
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Comunikt (ECU)

12/11 (quarta-feira)
17h45 – Comunikt (ECU) 83 x 110 Paschoalotto/Bauru
20h – UniCEUB/BRB/Brasília 70 x 92 Mogi das Cruzes/Helbor

13/11 (quinta-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)