#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Hora da decisão!

06-05-2016 | 09:28
Por Liga Nacional de Basquete

Em confronto direto pela ponta da fase de classificação da Liga Ouro 2016, Vasco e Campo Mourão se enfrentam no Rio de Janeiro duas vezes

Vice-líder da Liga Ouro 2016, o CR Vasco da Gama recebe o Campo Mourão Basquete, primeiro colocado, duas vezes, em confrontos direitos pelo topo da classificação, que dá à equipe  vaga automática na série final. Os duelos ocorrerão no Rio de Janeiro, no próximo sábado (07/05), às 11 horas, e na terça-feira da semana que vem (09/05), às 19h30 (horário de Brasília), encerrando a primeira fase da competição para os dois times.

+Clique e confira a tabela de classificação da Liga Ouro 2016

Para superar o time paranaense, o Vasco precisa vencer as duas partidas e somar um saldo superior a dez pontos, vantagem imprimida pelo Campo Mourão nos dois duelos válidos pelo primeiro turno da competição. Confira como foram as partidas:

5ª Rodada – Campo Mourão 69 x 63 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Garner 19 pontos e quatro rebotes
CMO – Vinícius Teló 11 pontos, quatro rebotes e três assistências
VAS – Drudi 11 pontos e 11 rebotes
VAS – Collum 11 pontos, cinco rebotes e cinco assistências

6ª Rodada – Campo Mourão 93 x 89 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Bambu 18 pontos, oito rebotes e uma assistência
CMO – Garner 18 pontos, dois rebotes e seis assistências
VAS – Hélio 23 pontos, dois rebotes e duas assistências
VAS – Drudi 15 pontos, 13 rebotes e uma assistência

A equipe que terminar na ponta da tabela na fase de classificação garantirá vaga direta na Final da Liga Ouro 2016, que dá ao vencedor o direito de disputar o NBB CAIXA 2016/2017. O outro time permanece vivo na competição, porém terá que realizar a série semifinal (melhor de cinco jogos) contra Ginástico/Olympico ou Sport Recife, para aí sim chegar a grande decisão.

“O grupo está crescendo junto. Tivemos duas vitórias contra o Sport aqui no Ginásio Vasco da Gama e depois viajamos para Belo Horizonte com muita confiança. Saímos vitoriosos lá em Minas e agora estamos em ascensão. A Liga Ouro é uma competição muito disputada. Serão duas partidas fundamentais e entraremos fortes para conseguirmos os resultados necessários”, disse o técnico Christiano Pereira, do Vasco.

Drudi, do Vasco, e Moises, do Ginástico

Com reação fantástica, o Vasco virou sua última partida diante do Ginástico e venceu na prorrogação, por 103 a 101 (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Em seu último jogo na competição, o Vasco venceu o Ginástico de maneira emocionante, por 103 a 101, com direito a prorrogação, para ainda permanecer vivo na disputa pela ponta. Após ir para o intervalo perdendo por 22 pontos, a equipe carioca reagiu, empatou o confronto com uma bola de 3 pontos no último segundo e alcançou sua oitava vitória pela Liga Ouro 2016 no tempo extra.

O grande nome da partida foi o armador Dámian Palacios, do Vasco. Com apenas três pontos anotados até o intervalo, o argentino veio disposto a mudar a cara do jogo no segundo tempo. Com 12 pontos no terceiro período, dez no quarto e mais dois na prorrogação, o atleta foi o pilar da virada vascaína, terminou o duelo como cestinha da partida e com seu primeiro duplo-duplo na Liga Ouro 2016, ao fazer 27 tentos e pegar dez rebotes.

Já o Campo Mourão fez seu último jogo há quase um mês, no dia 23 de abril, contra o Sport, fora de casa, quando foi derrotado pela segunda vez na competição, por 56 a 54. A equipe paranaense entrou no quarto período vencendo por 12 pontos mas não consigo segurar a vitória, que daria a garantia do primeiro lugar na fase de classificação.

O time pernambucano começou uma reação espetacular no quarto período, que culminou com a vitória por 17 a 3 na parcial e 56 a 54 na partida. Os rubro-negros contaram com o armador Michel inspirado, com 11 pontos e quatro rebotes na etapa, e uma defesa perfeita, que reduziu os rivais a um aproveitamento de 8,30%.

O Vasco não contará com o ala/pivô Douglas Nunes, que sofreu uma contusão no dedo da mão direita durante a última partida do cruzmaltino na competição. William Drudi, passou a semana tratando de uma lesão na panturrilha, treinou nesta sexta-feira (06/05) e não deve ser problema para o técnico Christiano Pereira, assim como os alas Gaúcho e Márcio, que fizeram trabalho de fortalecimento para chegarem 100% nas duas “finais”. O armador Hélio, que ficou fora da última partida cumprindo suspensão, retorna à equipe.

Leon, do Campo Mourão

Em seu último jogo na competição, o Campo Mourão deixou escapar uma vantagem de 12 pontos no último quarto e foi derrotado pelo Sport, por 56 a 54 (Williams Aguiar/Sport Recife)