#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo da vida

31-03-2015 | 09:38
Por Liga Nacional de Basquete

Em clima de tudo ou nada, Liga Sorocabana joga pela sobrevivência na elite do basquete brasileiro, nesta quarta-feira, diante do Brasília

Daniel Gaúcho, da Liga Sorocabana

Liga Sorocabana, de Daniel Gaúcho, jogará para se manter vivo até a última rodada (Carolina Bertolli/Focalize)

É o jogo da vida da Liga Sorocabana de Basquete. Atuando no NBB desde a temporada 2011/2012, o time comandado por Rinaldo Rodrigues entrará em quadra, nesta quarta-feira (01/04), contra o UniCEUB/BRB/Brasília, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20 horas (de Brasília), com nada menos que sua permanência na elite do basquete brasileiro em jogo.

Com campanha de seis vitórias em 28 jogos (21,4% de aproveitamento), a equipe do interior paulista ocupa a última colocação do NBB 7 e no momento está sendo rebaixada para a Liga Ouro 2016. Para escapar da degola, os sorocabanos são obrigados a vencer seus dois últimos jogos, contra Brasília e Basquete Cearense, e ainda torcer para o vice-lanterna Rio Claro perder seus dois últimos compromissos, contra Flamengo e Macaé.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“A equipe está pronta para o jogo decisivo, com foco total no Brasília. Este foi um ano difícil, mas sem esmorecer, tentamos fazer o melhor para nossos atletas nesses três últimos meses e a equipe se encaixou bem na filosofia. Agora é dar o presente de continuar na elite, sempre contando com a presença dos nossos torcedores, que irão nos ajudar bastante”, comentou o comandante Rinaldo Rodrigues.

Na temporada passada do NBB, a Liga Sorocabana passou por situação bastante semelhante a atual, quando entrou na reta final do campeonato na zona de rebaixamento mas conseguiu duas vitórias nas duas últimas rodadas, sendo a última delas, de maneira dramática, sobre o Minas em Belo Horizonte, com bola de Schneider no estouro do cronômetro, por 77 a 75.

“Queremos garantir essa permanência na quadra, como sempre aconteceu com a Liga Sorocabana, que conquistou tudo nesses anos com dificuldades, mas sempre com muita luta”, acrescentou Rinaldo, que enaltece a entrega dos jogadores nos treinamentos. “Os jogadores merecem, visto que se empenharam demais nesses três últimos meses”, concluiu o técnico e presidente da Liga Sorocabana.

Fred, do Brasília, e Lupa, da Liga Sorocabana

Atual nono colocado, Brasília venceu a Liga Sorocabana no primeiro turno (Brito Júnior/Divulgação)

Já o Brasília, que está garantido nos playoffs, vive situação um tanto quanto mais tranquila em relação aos sorocabanos, no entanto, também com um objetivo em mente: ficar entre os oito primeiros e ter o mando de quadra nas oitavas de final. Para isso, a equipe candanga, que ocupa a nona posição, precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer para o oitavo Franca perder.

“É um jogo muito difícil para a gente. Não será nada fácil jogar contra a Liga Sorocabana dentro da casa deles. A gente sabe das dificuldades que teremos, mas o nosso time está focado, principalmente nesta reta final, com apenas dois jogos que fecham a fase de classificação. Vamos tentar fazer um bom jogo fora de casa, contra um adversário que é muito complicado”, afirmou o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília.

Dono da campanha de 12 vitórias em 28 jogos (42,9% de aproveitamento), o Brasília levou a melhor sobre a Liga Sorocabana no primeiro turno da atual temporada do NBB, jogando em casa, pelo placar de 84 a 76. Em toda a história do maior campeonato do país, a equipe do Distrito Federal nunca perdeu para os sorocabanos, com sete vitórias em sete jogos.

Confira as partidas da 29ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB:

– 31/03 (Terça-feira)
19h30 – Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo no SporTV

– 01/04 (Quarta-feira)
20h – Paulistano/Unimed x Basquete Cearense – ao vivo via web
20h – Unitri/Pilhas Energizer x Pinheiros/SKY
20h – Franca Basquete x São José/Unimed
20h – Liga Sorocabana x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Macaé Basquete x Winner/Limeira
20h – Flamengo x Rio Claro Basquete
20h – Minas Tênis Clube x Palmeiras/Meltex