#JOGAJUNTO

NBA

Nico naNBA

25-10-2016 | 07:03
Por Liga Nacional de Basquete

Ex-Flamengo, Laprovittola segue em ascensão meteórica na carreira e fecha contrato com San Antonio Spurs para a temporada 2016/2017 da NBA

Patricio Garino, Nicolás Laprovittola e Manu Ginobili, do San Antonio Spurs

Contratado pelo Spurs, Laprovittola fará companhia aos seus compatriotas Patricio Garino e Manu Ginobili (Tom Reel/San Antonio Express-News)

Em apenas quatro anos, o argentino Nicolás Laprovittola passou por uma incrível ascensão em sua carreira. Em 2013, contratado como um desconhecido para grande parte do torcedor rubro-negro, o armador se destacou no CR Flamengo, chegou ao basquetebol europeu e nesta semana, após diversos testes no período de pré-temporada, assinou contrato com o San Antonio Spurs para temporada 2016/2017 da NBA.

Antes da edição 2013/2014 do NBB CAIXA, o Flamengo anunciou a contratação de Laprovittola para reforçar ainda mais seu grande elenco. Nas duas temporadas em que atuou pela equipe carioca, sucesso total. O argentino conquistou nada mais nada menos que dois títulos nacionais, uma Liga das Américas e uma Copa Intercontinental.

Marília (SP) - Bauru e Flamengo se enfrentam no segundo duelo da final do NBB7. ©Luiz Pires/LNB

Laprovittola se despediu do NBB CAIXA sendo o MVP das Finais de 14/15 (Luiz Pires/LNB)

Individualmente o armador também foi um sucesso absoluto. Ao longo das duas temporadas, Laprovittola teve médias de 13,3 pontos, 3,3 rebotes, 5,3 assistências, 1,1 roubos de bola e 14,95 de eficiência por partida. O argentino ainda conquistou o prêmio de Melhor Armador do NBB CAIXA 2013/2014 e de MVP das Finais da edição 2014/2015.

Após seu grande sucesso no Brasil, Laprovittola despertou interesse do basquetebol europeu e acabou se transferindo para o Lietuvos Rytas, da Lituânia, e logo em seguida para o Estudiantes, da Espanha, onde teve mais sequência.

No ano de 2016, Laprovittola foi convocado pela seleção argentina para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mesmo sem se destacar individualmente, o armador foi parte importante do elenco, que acabou caindo na fase quartas de final, após derrota para os Estdos Unidos, por 105 a 78.

Logo após as Olimpíadas, o armador foi convidado a se preparar com o elenco do San Antonio Spurs ao longo da pré-temporada da NBA. Pelo rendimento demonstrado nos treinos e nos jogos, o técnico da equipe texana, Gregg Popovich, resolver manter Laprovittola em seu elenco e assinou contrato com o atleta para temporada 2016/2017 da liga norte-americana.