#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB CAIXA

tudo definido

29-08-2018 | 07:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com Flamengo, Bauru, Franca e Minas na disputa, Liga Sul-Americana tem grupos e datas anunciados e terá início em outubro; Franca será uma das sedes

A FIBA Américas anunciou, na tarde desta quarta-feira (29/08), os grupos e as datas da Liga Sul-Americana 2018. A competição, que terá início na primeira semana de outubro, contará com quatro brasileiros Flamengo, Sendi/Bauru, Sesi/Franca e Minas Tênis Clube.

Além das tradicionais vagas conquistadas pelo terceiro, quarto e quinto colocados do último NBB CAIXA – Flamengo, Bauru e Franca na última temporada, respectivamente – o Brasil herdou mais uma vaga, por conta da desistência dos times venezuelanos. Sendo assim, o Minas (7° colocado) participará do torneio – o 6° colocado Caxias pediu licença da próxima temporada.

Com presença de equipes nacionais em 19 das 22 finais disputadas até hoje, o Brasil dominou as edições recentes da Liga Sul-Americana. Desde a criação do NBB CAIXA, Flamengo (2009), Brasília (2010, 2013 e 2015), Bauru Basket (2014) e Mogi das Cruzes/Helbor (2016) já conquistaram a competição continental.

Campeão em 2014, Larry Taylor tentará mais um título com o Dragão; armador também triunfou em 2016, com o Mogi (Divulgação/FIBA Americas)

Neste ano, o primeiro time brasileiro a entrar em ação será o Franca, que sediará o Grupo A no Ginásio Pedrocão, entre os dias 02/10 e 04/10. O time francano terá como adversários o Instituto, da Argentina, o Leones de Quilpué, do Chile e o Agualda, do Uruguai.

O Grupo B, que será realizado em Macas (Equador), entre os dias 09 e 11 de outubro, não tem a presença de brasileiros. O grupo é composto por: ICANN de Macas, do Equador; Olímpia, do Paraguai; Regatas Lima, do Peru e o campeão da liga boliviana, ainda não definido.

Já o Grupo C, com sede em Cáli (Colômbia), conta com duas equipes do Brasil: Minas e Bauru. Os brasileiros terão como adversários o time da casa Fast Break del Valle, da Colômbia e o Quimsa, da Argentina. As partidas desse grupo acontecerão entre os dias 16 e 18 de outubro.

Minas e Flamengo são dois dos candidatos ao título da Liga Sul-Americana 2018 (Staff Images/Flamengo)

No Grupo D, o Flamengo é o último brasileiro a estrear pela competição sul-americana. O rubro-negro vai até Montevidéu (Uruguai), onde enfrentará, entre os dias 23 e 25 de outubro, o time local Goes, o Libertad de Sunchales, da Argentina e o Welcome, também do Uruguai.

Forma de disputa

Na primeira fase, os dois melhores colocados dos grupos A, C e D, junto ao melhor terceiro colocado destes grupos se classificarão à fase semifinal. No grupo B, apenas o campeão avança.

Já na fase semifinal, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, que jogarão todos contra todos. As equipes vencedoras de cada grupo se enfrentarão na grande final, em melhor de três partidas.

A competição tem início marcado para o dia 02 de outubro, com o fim previsto para a segunda semana de dezembro.