#JOGAJUNTO

NBB Caixa

LNB projeta expansão do NBB para 2009/2010

01-07-2009 | 06:23
Por Liga Nacional de Basquete

Kouros Monadjemi, presidente da LNB, falou sobre as novidades para a próxima temporada da competição durante a festa de encerramento, em São Paulo

Divulgação/LNB

Satisfeito com o sucesso alcançado pelo Novo Basquete Brasil (NBB) em sua primeira edição, os representantes dos clubes, integrantes do Conselho Administrativo da Liga Nacional de Basquete (LNB), fazem planos para a temporada de 2009/2010. Programada para começar em 25 de outubro, a competição poderá reunir mais do que as 15 equipes que disputaram a primeira edição do torneio.

“Continuamos apoiando os time que acreditaram no NBB”, disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, na festa de encerramento do torneio, em São Paulo. No próximo NBB serão priorizadas as 19 equipes fundadoras da LNB. O prazo para inscrição dos times termina dia 31 de agosto.

Assim como na edição de estreia, a LNB pretende garantir o equilíbrio técnico entre as equipes participantes, critério que será levado em conta para a confirmação final dos times no torneio. O incentivo à formação de novos talentos continua uma das bases do trabalho da entidade e as equipes poderão ter três estrangeiros.

Falando sobre o futuro do torneio, Kouros afirmou que o prolongamento da competição não comprometerá a participação dos times em outros campeonatos, estaduais ou internacionais. “Já conversamos sobre isto com a Federação Paulista de Basquete e não teremos problemas.”

Ainda este mês, a diretoria da LNB se reúne para traçar os novos rumos do projeto. “A Liga teve um crescimento assombroso e faremos um encontro para nos prepararmos para o desafio de continuar evoluindo”, destacou o dirigente. “Sabemos que vamos ter um período de desafio pela frente e espero contar com o apoio de todos”, completou.

Durante a festa de encerramento foram premiados os destaques do NBB e o ala Marcelinho foi o recordista de prêmios. Campeão com o Flamengo, o jogador recebeu troféus como cestinha do NBB, craque da galera, melhor jogador, além de integrar a seleção do campeonato.

O time ideal do NBB contou ainda com o armador Larry (GRSA/Itabom/Bauru), o ala Alex (Universo/BRB/Financeira Brasília), também eleito o melhor defensor do torneio, os pivôs Baby e Murilo (Pitágoras/Minas) e o técnico Paulo Chupeta (Flamengo). Fred (Flamengo) foi eleito o melhor sexto homem; Shilton (Cisera/Araldite/Univille/Joinville) ganhou troféu como reboteiro da temporada; Sucatzky (Minas), como líder em assistências; Bauru como equipe fairplay; Joiniville, pela melhor defesa e Flamengo, pelo melhor ataque.