#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Mais uma decisão

16-04-2015 | 07:48
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de conseguir virada na série, Macaé enfrenta Minas, nesta sexta, podendo, em caso de triunfo, conquistar inédita classificação às quartas de final do NBB

Após vencer o Jogo 3 das oitavas de final dos playoffs do NBB 7 diante de sua fanática torcida e tomar a liderança da série contra o Minas Tênis Clube, o Macaé Basquete deu um grande passo para um possível classificação para a próxima fase das Finais do NBB. Nesta sexta-feira (17/04), às 19h30 (horário de Brasília), mais uma vez no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), a equipe macaense terá a oportunidade de vencer a série, em caso de vitória.

Depois de iniciar o confronto contra o Minas com derrota na primeira partida, o Macaé, estreante em playoffs, conseguiu rápida recuperação. Terminou o Jogo 2, realizado em Belo Horizonte, com vitória e tomou a vantagem da série na terceira partida, ao fazer valer o mando de quadra e fechar o embate com vitória esmagadora por 91 a 62.

Jamaal, do Macaé, e Coelho, do Minas

Em pleno Ginásio Juquinha lotado, o Macaé venceu a segunda partida seguida sobre o Minas e agora tem a vantagem de 2 a 1 na série (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Com grande participação dos sempre regulares Jamaal e Márcio Dornelles, que combinaram para 28 pontos, e também do jovem armador Pedrinho Rava, que saiu do banco e anotou 14 pontos, a equipe comandada pelo técnico Léo Costa, empurrada por um “Juquinha” completamente lotado, teve atuação excepcional nos últimos três períodos da partida e conquistou a vitória “mais folgada” de sua temporada.

Em caso de novo triunfo nesta sexta-feira, o Macaé vencerá a primeira série de sua história nos playoffs do NBB, logo em sua primeira disputa. Além disso, também entrará mais uma vez na história do campeonato nacional, ao ser a segunda equipe 12º colocada na fase de classificação a vencer série contra o quinto colocado – o Mogi das Cruzes/Helbor (12º), na temporada passada, foi o primeiro time a atingir o feito, ao vencer o Pinheiros/SKY (5º), pelo placar de 3 a 1.

O Macaé tenta também o feito de ser o quinto time de pior campanha na fase de classificação a vencer uma série oitavas de final na história dos playoffs do NBB, da mesma fora que busca ser a 11ª equipe na história a conseguir fechar uma série com vitória após iniciar o confronto atrás do placar, assim como o São José nesta edição das Finais do NBB, ao bater o Paulistano por 3 a 1.

“Vencemos mais uma vez o Minas, mas não temos tempo para comemorar. Nosso time já está focado para o jogo desta sexta-feira. Sabemos da qualidade e respeitamos muito o time do Minas”, comentou Jamaal, destaque do Macaé nos playoffs do NBB 7.

11134116_1041923955836241_8160680544455814326_o

Se vencer a equipe mineira, o Macaé será o segundo 12º a bater o quinto colocado na história dos playoffs (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Já na equipe mineira só existe um pensamento: vencer ou vencer. Depois de grande campanha na fase de classificação, com 17 triunfos em 30 partidas, e a quinta colocação geral, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú espera arrumar os problemas dos dois últimos jogos, um que terminou a primeira etapa com desvantagem de 20 pontos e outro que foi derrotado por quase 30 pontos de diferença, e se recuperar na série.

“Acho que o mais importante, agora, é a gente resgatar a confiança. Não podemos ficar abalados por uma derrota com uma margem grande, como também não poderíamos comemorar se a gente tivesse ganhado com uma margem grande”, comentou Demétrius.

Além disso, o clube mineiro vai com tudo para a quarta partida da série, tentando se manter vivo no confronto contra a equipe do litoral norte-fluminense e buscando a primeira vitória em série de playoffs de sua história. Até hoje, o Minas já disputou duas vezes a fase oitavas de final do NBB – NBB 3 contra Joinville e NBB 5 contra São José – e nunca terminou uma série com vitória.

Para seguir vivo nos playoffs, o Minas, do pivô Ansaloni, precisa bloquear o Macaé nesta quinta (Ignácio Costa/Minas TC)

Para seguir vivo nos playoffs, o Minas, do pivô Ansaloni, precisa bloquear o Macaé nesta quinta (Ignácio Costa/Minas TC)

Assim como o técnico Demétrius, que ainda quando comandava o Limeira, foi derrotado em todas as quatro séries de playoff que disputou. Curiosamente, todos os resultados negativos de Demétrius em playoff aconteceram após seu time liderar o confronto em algum momento da série e depois sofrer a virada.

Ainda sem poder contar com os trabalhos do ala/armador norte-americano Robby Collum, que ficou fora das últimas sete partidas do time, o Minas espera contar mais uma vez com o jovem Danilo Siqueira, que terminou todos os três duelos como cestinha da equipe minastenista e é um dos três principais pontuadores dos playoffs, com média de 20,3 tentos por jogo, empatado na liderança com Jamaal (Macaé) e Joe Smith (Pinheiros).

Se o Minas bater o Macaé no Jogo 4, a série oitavas de final ficará empatada em 2 a 2 e terá seu veredicto somente na quinta e decisiva partida, que será realizada na próxima segunda-feira (20/04), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).

“Temos que resgatar essa confiança, buscar melhorar em algumas situações, principalmente na parte defensiva e ofensiva, e acreditar que temos mais um jogo em que tudo é possível. A série ainda não acabou, cabe a nós acreditar e tentar fazer um jogo de igual para igual nesta sexta-feira, para passar um pouco de pressão para eles”, concluiu o técnico do Minas.

Confira datas e horários das partidas da série oitavas de final entre Macaé e Minas:

Minas Tênis Clube (5º) 1 x 2 Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – Minas 90 x 78 Macaé
Jogo 2 – Minas 80 x 81 Macaé
Jogo 3 – Macaé 91 x 62 Minas
Jogo 4 – 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte

* Se necessário