#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Manhã de sorrisos

27-10-2017 | 02:20
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas envolvidos na Copa Avianca visitam crianças de projeto social em Belo Horizonte e vivem manhã de diversão e muito basquete

Olhos arregalados, corações disparados e empolgação a mil. A manhã desta sexta-feira (27/10) foi de pura alegria no Espaço Criança Esperança (ECE/BH) localizado no Aglomerado da Serra, região periférica na zona sul de Belo Horizonte (MG). Os atletas Douglas Kurtz (Universo/Vitória), Anderson Mosso (Minas TC), João Felipe (Solar Cearense) e Varela (Botafogo), todos na Copa Avianca, foram ao local visitar e interagir com aproximadamente 40 crianças do Projeto Basquete Social.

Lançado há três anos, o Projeto Basquete Social é uma iniciativa da Federação Mineira de Basketball (FMB) e é patrocinado pelo Instituto MRV. O projeto, que envolve o Espaço Criança Esperança e também a Associação Querubins, abriga cerca de 240 crianças com aulas de basquete. Além disso, o PBS participa de festivais de mini-basquete e revela alguns meninos para clubes da base mineira.

“Essa iniciativa da LNB é extremamente importante para esses meninos e meninas de projetos sociais. Os atletas são referências, e os meninos veem nos exemplos de cada um a possibilidade de também jogar basquete, em ter uma ascensão social. Espero que esse tipo de iniciativa se fortaleça cada vez mais e que os atletas se conscientizem da importância do papel deles nesse processo”, disse Ivan Mauad, coordenador do Projeto Basquete Social.

Na quadra do Espaço Criança Esperança, os atletas envolvidos na Copa Avianca fizeram a alegria da criançada presente. Primeiro, eles foram divididos em três estações para ensinar aos meninos e meninas alguns dos fundamentos do basquete: arremesso, passe e bandeja. Depois, todos foram divididos em duas equipes para um divertido jogo de 5×5.

Jogador mais alto em atividade no NBB CAIXA, o pivô Douglas Kurtz, de 2,13m de altura, chamou a atenção de todos os meninos e meninas que ficaram impressionados com sua estatura. Durante a partida ao lado das crianças, o gigante, inclusive, levantou uma criança na altura do aro para ela enterrar e fazer uma #PonteAéreaAvianca.

Um dos mais engajados da ação, o ala João Felipe Sá, de 24 anos, reforço do Basquete Cearense para  esta temporada, mostrou intimidade com as crianças e acabou sendo um dos mais festejados pelos presentes. Para o atleta de 2,00m de altura, aquilo se tratou de uma retribuição pelo que um dia fizeram com ele.

“Foi uma experiência muito gratificante vir para cá e crianças tão interessadas pelo basquete, felizes com a nossa presença. Quando era pequeno tive visitas de atletas profissionais e me lembro que fique muito feliz, além de ter me estimulado ainda mais a treinar basquete. Hoje consegui retribuir o que já fizeram por mim um dia. Ser tão bem recebido aqui nos deixou muito feliz. Viemos aqui para fazer algo por eles, mas no final eles também fizeram por nós”, comentou João Felipe, do Carcará.

Outro que se divertiu à beça na quadra do Espaço Criança Esperança foi Anderson Mosso. Cheio de disposição, o pivô do Minas Tênis Clube foi outro que mostrou bastante tato para esse tipo de atividade e fez a festa com os meninos e meninas, principalmente no jogo 5×5. A disposição foi tanto que, ao final da ação, o experiente atleta estava até transpirando, mas bastante satisfeito.

“É muito legal esse tipo de ação, ainda mais recebendo esse carinho todo das crianças. Você vem aqui para passar alguma coisa para as crianças, mas na verdade você recebe muita coisa. Você vê eles correndo, brincando, é muito bom. Somos exemplos para eles, então a nossa interação com eles é muito importante para o crescimento deles. Com certeza foi uma manhã muito proveitosa e me senti muito feliz”, comentou Anderson Mosso, do Minas.

No dia anterior, as crianças Projeto Basquete Social  entraram em quadra intervalo da partida entre Solar Cearense e Vasco (Caio Casagrande/LNB)

No dia anterior, quinta-feira (26/10), as crianças do Projeto Basquete Social foram à Arena Minas acompanhar à partida entre Solar Cearense e Vasco da Gama, válida pela segunda rodada Copa Avianca. No intervalo do duelo, os meninos e meninas entraram em quadra para fazer o que mais gostam: jogar basquete.

E a programação de ações sociais da Copa Avianca não para por aí. No domingo (29/10), mais ou menos 40 crianças da Associação Querubins, acompanharão ao clássico nordestino entre Universo/Vitória e Solar Cearense e também entrarão em quadra no intervalo para um bate-bola para lá de animado. No dia seguinte, segunda-feira (30/01), atletas de Solar Cearense, Flamengo, Minas e Vasco irão visitar a sede da associação, na parte da manhã.

A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB, e que conta com o patrocínio da CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.