#JOGAJUNTO

Mais basquete

Meninas na quadra

25-11-2014 | 11:09
Por Liga Nacional de Basquete

Liga de Basquete Feminino realiza evento para lançamento da temporada 2014/2015; primeiro jogo será no sábado (29)

Apresentação da nova temporada da Liga de Basquete Feminino contou com a presença de jogadoras e autoridades do basquete brasileiro (Rodrigo Campos/LBF)

Apresentação da nova temporada da Liga de Basquete Feminino contou com a presença de jogadoras e autoridades do basquete brasileiro (Rodrigo Campos/LBF)

A Liga de Basquete Feminino promoveu, nesta terça-feira (25) o evento de lançamento da temporada 2014/2015 do campeonato. No auditório da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), em São Paulo (SP), a quinta edição do campeonato foi apresentada com a presença do presidente Márcio Cattaruzzi, a ex-jogadora e vice-presidente da entidade, Helen Luz, Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), patrocinadores, jogadoras, técnicos e jornalistas.

Na ocasião, o presidente da LBF apresentou os objetivos da competição em sua nova temporada, assim como seus avanços logo no início, como a continuação do patrocinador e o anuncio de novos parceiros. Além das questões institucionais, o presidente também comentou sobre as ações das equipes na pré-temporada visando a montagem de elencos fortes e competitivos e suas expectativas para o campeonato que está por começar.

“A expectativa é a melhor possível. As equipes já se reforçaram e continuam se reforçando. São times que estão mais empenhados neste campeonato do que nos anteriores. Os elencos têm jogadoras da seleção brasileira e trouxeram mais estrangeiras que vieram deixar a parte técnica do país ainda mais forte. Sem contar as jogadoras que foram formadas no Brasil e não precisaram ir para outro lugar a fim de encontrar campo de trabalho e cresceram no basquete daqui”, avaliou o presidente Marcio Cattaruzzi.

Damiris, Clarissa, Tainá Paixão, Silvia Gustavo e Franciele Nascimento, nomes importantes do basquete feminino nacional, representaram suas equipes no evento de apresentação da quinta edição da LBF (Rodrigo Campos/LBF)

Damiris, Clarissa, Tainá Paixão, Silvia Gustavo e Franciele Nascimento, nomes importantes do basquete feminino nacional, representaram suas equipes no evento de apresentação da quinta edição da LBF (Rodrigo Campos/LBF)

Helen Luz, nova vice-presidente da LBF, participou de sua primeira coletiva à imprensa no cargo e falou sobre a satisfação de exercer um cargo administrativa na liga, tendo já participado da competição como atleta.

“É um prazer enorme estar aqui contribuindo para o basquete feminino. Eu, que praticamente nasci jogando basquete, tive a felicidade de participar da Liga como atleta de Americana em sua primeira edição. Agora, estar aqui em sua quinta temporada como vice-presidente, sentindo essa responsabilidade muito boa e gostosa e poder contribuir é mais uma conquista da minha vida pessoal”, disse Helen Luz.

“Vais ser mais um ano de sucesso. São 10 equipes que estão aí, competitivas, que vão contribuir muito para o basquete brasileiro. Espero que as meninas novas que estão aí aproveitem, e também contribuam muito com o seu talento”, continuou a ex-jogadora da seleção brasileira.

O evento contou, também, com a apresentação das ações que serão realizadas pela LBF durante a temporada. O Desafio das Estrelas, que teve início na edição anterior, será promovido novamente, mantendo a data de 8 de março, dia da mulher, como o dia para a realização deste evento.

“A LBF tenta se diferenciar de outras competições esportivas com ações sociais. No ano passado conseguimos realizar um sonho antigo no nosso primeiro Desafio das Estrelas, que foi a campanha de combate contra o câncer de mama. Queremos dar esse algo a mais”, afirmou Celso Diniz, gerente executivo da LBF.

O executivo ainda falou sobre um dos principais objetivos do Desafio das Estrelas, que é o de promover ações visando o bem social. Para a temporada 2014/2015, o tema será “Banco de Sangue – Seja titular deste time”, no qual a entidade promoverá coleta de sangue durante o período de realização do evento.

A LBF ainda dará continuidade à ação de combate ao câncer de mama, levando em consideração o sucesso do ano anterior, quando contribuiu para que 40 mulheres tivessem a presença do tumor detectada e fossem encaminhadas para tratamento em hospitais especializados.

Outra ação que terá prosseguimento é o #MolecadaNoBasquete um jogo apenas com crianças na arquibancada. Na quarta edição da LBF, o jogo entre Brasília/CSUV1 e Rio Claro Basquete, no dia 24 de fevereiro, foi o que recebeu as crianças e os jovens de projetos sociais da capital do país.

Jogadoras do Santo André, Jaguará do Sul e barretos posam com a bola do novo parceiro da LBF, a Wilson (Rodrigo Campos/LBF)

Jogadoras do Santo André, Jaguará do Sul e Barretos posam com a bola do novo parceiro da LBF, a Wilson (Rodrigo Campos/LBF)

“A CBB está incubido nisso, de continuar com a nossa contribuição ao basquete feminino. Inclusive, apontamos uma mulher como comissária da CBB na FIBA, a Adriana Santos, ex-atleta da seleção brasileira e hoje assistente técnica em Americana”, Carlos Nunes.

Durante o evento de apresentação em São Paulo, o presidente da CBB, Carlos Nunes, reiterou o apoio da principal entidade de administração do basquete no país em relação à LBF.

“A CBB está incumbida disso, de continuar com a nossa contribuição ao basquete feminino. Inclusive, apontamos uma mulher como comissária da CBB na FIBA, a Adriana Santos, ex-atleta da seleção brasileira e hoje assistente técnica em Americana”, apontou Carlos Nunes.

Uma das principais novidades para a quinta edição da LBF, no entanto, é a criação de um Departamento de Arbitragem, anunciada por Márcio Cattaruzzi durante a coletiva à imprensa. Comandada pela ex-árbitra e hoje comissária da FIBA, Fátima Aparecida da Silva, a nova área é um dos reflexos do desenvolvimento da liga.

As equipes que competirão na quinta edição da LBF são ADCF Unimed (Americana), Sport Recife (Recife), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos), Maranhão Basquete (São Luís), Basketball Santo André/APABA (Santo André) e Brasília/Vizi (Brasília) – remanescentes da última temporada,Uninassau/América (Recife), APAB/Barretos (Barretos), Basquete Jaraguá (Jaraguá do Sul) e Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau (Presidente Venceslau), estreantes na competição.

A temporada 2014/2015 da Liga de Basquete Feminino começa no dia 29 de novembro, com o duelo entre Americana e Barretos, às 10 horas, no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).