#JOGAJUNTO

LDB / LNB / NBB CAIXA

Missão desenvolvimento

16-01-2017 | 10:26
Por Liga Nacional de Basquete

Nova parceira da Liga Nacional de Basquete, Nike tem como objetivo auxiliar na formação de novos atletas para o basquete brasileiro e LDB está no radar

Anunciada nesta segunda-feira (16/01), a parceria entre Liga Nacional de Basquete e Nike pode render frutos à LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Grande celeiro de jovens jogadores no país, a competição Sub-22 será um dos xodós da nova parceira da LNB.

Um dos grandes objetivos do acordo feito entre Nike e LNB é justamente o desenvolvimento do basquete brasileiro, principalmente na formação de novos atletas. Então nada melhor do que fortalecer o principal campeonato do basquete de base do país para auxiliar no surgimento de novos talentos.

“Assim como a LNB, a Nike está de olho no desenvolvimento de novos atletas. Hoje 43% dos atletas que atuam no NBB CAIXA vieram da LDB e nós queremos aumentar cada vez mais esse número. Essa parceria com certeza trará frutos à formação de novos jogadores que possam não só jogar no NBB CAIXA mas como também representar a Seleção Brasileira”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

CI0I4271 - Cópia

João Fernando Rossi acredita que parceria com a Nike ajudará na formação de novos atletas (Luiz Pires/LNB)

Principal marca esportiva do planeta, a Nike trabalha ativamente na formação de novos atletas, especialmente em sua base nos Estados Unidos. Lá, a empresa promove clínicas e faz o intercâmbio entre os principais prospectos do basquete mundial dos quatro cantos do planeta.

“O basquete faz parte do DNA da Nike e é um dos principais produtos da empresa mundialmente. Então com toda essa expertise queremos ajudar a LNB e formar novos talentos para o basquete brasileiro. A Nike já faz esse trabalho mundialmente e queremos auxiliar o basquete brasileiro através dessa parceria com a LNB”, disse Marcelo Trevisan, gerente geral de Sportswear e líder de basquete no Brasil.

Mesmo com a parceria firmada em 2017, Nike e LNB já trabalharam lado a lado na formação de alguns atletas. Um dos principais caso é Lucas Dias. Em 2012, através de um contato da Nike Brasil o garoto foi ao Jordan Brand Classic, um dos principais torneios promovidos pela empresa norte-americana, e lá acabou eleito o MVP internacional.

Nos três anos seguintes, Lucas Dias disputou a LDB e se tornou um dos principais jogadores da história da competição. Em 2015, o garoto levou o Pinheiros ao título e ainda levou os prêmios de MVP da Final e Jogador Mais Eficiente do campeonato. Agora no Paulistano/Corpore, o jogador é um dos principais atletas do NBB CAIXA.

“Tudo mudou na minha vida depois do Jordan Brand Classic. Lá eu vi mesmo o que era jogar basquete e ainda tive o privilégio se ser eleito o melhor jogador. Depois disso fui mais maduro para a LDB. Meu desenvolvimento como jogador se deve muito à LDB também. Foi lá que meu jogo amadureceu e eu realmente apareci de fato”, disse Lucas, eleito o Destaque Jovem do último NBB CAIXA.

CI0I4491

“Tudo mudou na minha vida depois do Jordan Brand Classic”, disse Lucas Dias, um dos patrocinados pela Nike (Luiz Pires/LNB)