#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Muitas novidades

01-07-2015 | 12:56
Por Liga Nacional de Basquete

Rio Claro anuncia chegada do ala Dedé Stefanelli, ex-São José, acerta com dois jovens e renova contrato de três mais atletas para a temporada 2015/2016

A semana começou agitada para o Rio Claro Basquete. Nesta terça-feira, o time do interior paulista anunciou a contratação de três reforços e ainda renovou o contrato de outros três atletas que disputaram a última temporada pela equipe. A principal novidade ficou por conta do ala Dedé Stefanelli, que atuou pelo São José/Unimed nas últimas quatro edições do NBB.

Aos 30 anos, Dedé chega ao esquadrão rio-clarense com uma bagagem de respeito no maior campeonato do país. O jogador disputou as seis edições do NBB, sendo as duas primeiras pelo Paulistano/Unimed, uma pelo Franca Basquete, onde foi vice-campeão do NBB 3, e as quatro últimas pelo São José, onde foi vice do NBB 4, campeão estadual em 2012 e bronze do NBB 6.

“Sem dúvidas a proposta do Rio Claro foi muito interessante, não só na parte financeira, mas a de trabalho também, que é muito boa. Pelos jogadores que eles já contrataram e pelo projeto que vem se estruturando a cada dia e ficando cada vez mais forte. Rio Claro vem numa crescente muito boa e creio que é um lugar muito bom para jogar e crescer junto com a equipe”, declarou Dedé.

Agora do outro lado: Dedé deixa São José após quatro temporadas e acerta com o Rio Claro (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Agora do outro lado: Dedé deixa São José após quatro temporadas e acerta com o Rio Claro (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Nascido em São Paulo (SP), André Stefanelli Martins iniciou sua trajetória no basquete no E.C. Banespa (SP) e depois passou pelo Araraquara (SP), isso antes de desembarcar no Paulistano para iniciar sua trajetória no NBB. Em 2010, o ala, de 1,98m de altura, foi para a Seleção Brasileira conquistou o título do 44º Campeonato Sul-Americano, realizado em Neiva (COL).

“Antes do NBB 7 eu vinha de quatro semifinais consecutivas, sendo que em duas delas eu fui para a Final (com Franca no NBB 3 e São José no 4). Venho sempre brigando por cima nos campeonatos que disputo e chego para fazer o mesmo em Rio Claro. Vou tentar fazer com que a equipe esteja entre os primeiros em tudo e estar sempre em evidência no cenário nacional”, concluiu Dedé.

Os outros dois reforços da equipe rio-clarense anunciados nesta semana são os jovens Tom, ala/pivô de 22 anos, ex-Franca, e o ala Nicolas, de 20 anos, que estava na Winner/Limeira. Os dois garotos integrarão o elenco adulto e ainda defenderão o Rio Claro na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato nacional Sub-22, que terá início no dia 24 de julho, em Uberlândia (MG).

Dedé, Tom e Nicolas agora se juntam ao experiente armador Fernando Penna, ex-Paulistano, e os pivôs Atílio, ex-Macaé, e Daniel Alemão, que disputou o último NBB pelo Mogi das Cruzes/Helbor, na lista de reforços do Rio Claro Basquete para a temporada 2015/2016. A primeira experiência da equipe será no Campeonato Paulista 2015, que começará no próximo mês.

Renovações

Caio Ranches é um dos que renovou com o Rio Claro para a temporada 15/16 (Ricardo Bufolin/ECP)

Caio Ranches é um dos que renovou com o Rio Claro para a temporada 15/16 (Ricardo Bufolin/ECP)

E as movimentações do Rio Claro não param por aí. A diretoria, por meio de suas redes sociais, anunciou a permanência de mais três atletas de seu elenco: o ala Caio Ranches, o ala Vinícius Pastor e do ala/pivô Vinícius Sossai, todos eles remanescentes do título da Liga Ouro 2014, divisão de acesso ao NBB, e da subida do time para a elite do basquete nacional.

Presente em todos os 30 jogos do time na competição, Caio somou média total de 10,0 pontos por jogo. No entanto, foi peça chave na sobrevivência do Rio Claro na elite e fez 16,4 pontos em média nos últimos quatro jogos da fase de classificação, com direito a quebra de recorde de bolas de 3 pontos desta edição do campeonato – 8 contra o Uberlândia.

Já os xarás Vinícius, Pastor e Sossai, atuaram em 26 e 27 jogos do time do técnico Marcelo Tamião nesta temporada do NBB. O primeiro, de 24 anos, teve média de 2,5 pontos em pouco mais de 9,0 minutos em quadra. O segundo, de 27 anos, nascido e criado em Rio Claro, acumulou 2,9 pontos em aproximadamente 14 minutos em quadra por partida no NBB 7.