#JOGAJUNTO

Mais basquete

Na semi!

17-09-2014 | 10:15
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru, Limeira e Franca fecham séries em 3 a 0 e garantem classificação às semifinais do Paulista 2014; Mogi vence a primeira e se mantém vivo

Bauru, do ala/armador Larry Taylor, foi uma das três equipes a garantir vaga nas semifinais do Paulista (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru, do ala/armador Larry Taylor, foi uma das três equipes a garantir vaga nas semifinais do Paulista (Henrique Costa/Bauru Basket)

O Campeonato Paulista 2014 já tem três de seus quatro semifinalistas definidos. Na noite desta terça-feira, Paschoalotto/Bauru, Winner/Limeira e Franca Basquete voltaram a vencer, fecharam suas respectivas séries de quartas de final em 3 a 0 e garantiram passagem à próxima fase da competição estadual.

Rivais do interior do Estado de São Paulo, Franca e Bauru farão um dos confrontos por uma vaga na grande decisão do campeonato. Por sua vez, Limeira aguardará o vencedor do duelo entre Paulistano/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor para saber quem será seu rival nas semifinais.

Para garantir seu lugar entre os quatro melhores, Bauru triunfou longe de seus domínios. No Ginásio Felipe Karan, os atuais campeões estaduais superaram o anfitrião Rio Claro Basquete, por 95 a 80, e fecharam a série de quartas de final da competição paulista com três vitórias e nenhuma derrota.

Hettsheimeir fez sua primeira partida pelo Bauru e ajudou a equipe a se classificar (Henrique Costa/Bauru Basket)

Hettsheimeir fez sua primeira partida pelo Bauru e ajudou a equipe a se classificar (Henrique Costa/Bauru Basket)

Com uma atuação praticamente impecável, o ala Gui Deodato marcou 24 pontos e foi o cestinha do jogo. Apenas em sua segunda partida com a camisa bauruense, o também ala Alex Garcia foi outro a ter boa participação no triunfo da equipe e deixou a quadra com 18 pontos e oito rebotes.

O duelo marcou a estreia do pivô Rafael Hettsheimeir pela equipe dirigida pelo técnico Guerrinha e o jogador que estava com a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo mostrou um bom cartão de visitas ao marcar 13 pontos em 21 minutos que ficou em quadra.

Outra a equipe a vencer fora de casa para confirmar passagem às semifinais foi Limeira, que não se importou em jogar no Ginásio Lineu de Moura e fechou a série contra o São José/Unimed. Em grande noite do norte-americano David Jackson, a equipe dirigida pelo técnico Dedé Barbosa superou os donos da casa, pelo placar de 92 a 75, somou a terceira vitória no confronto e garantiu seu lugar na próxima fase do Paulista.

MVP da última temporada do NBB, Jackson teve uma atuação incrível, anotou expressivos 36 pontos e comandou a vitória que deu a classificação ao esquadrão limeirense. Pelo lado joseense, o armador dominicano Manny Quezada foi o maior pontuador, com 21 pontos.

Único time a vencer como visitante nas duas primeiras rodadas das quartas de final, Franca teve a chance de fechar o confronto frente ao Pinheiros/SKY ao lado de sua torcida e não decepcionou. Em partida decidida apenas nos instantes finais, a agremiação do interior superou o clube da capital, pelo placar de 87 a 85, e carimbou seu passaporte rumo às semifinais do Estadual.

Em grande fase, Léo Meindl voltou a brilhar e foi o grande destaque do triunfo francano. O jovem ala, de apenas 21 anos, marcou 24 pontos e foi o cestinha da equipe na partida, seguido do ala/pivô Lucas Mariano e do armador Helinho, que anotaram 16 e 14 pontos, respectivamente. Recém-chegado, o ala argentino Marcos Mata entrou em quadra sem sequer ter treinado com seus novos companheiros e, mesmo assim, teve grande contribuição para o êxito dos donos da casa: dez pontos, sete rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas em pouco mais de 21 minutos que ficou em quadra.

Mata estreou e teve boa participação na vitória que deu a classificação aos francanos (Newton Nogueira/Divulgação)

Mata foi outro estreante da noite e teve boa participação na vitória que deu a classificação aos francanos (Newton Nogueira/Divulgação)

Mogi vence e sobrevive

A única equipe a sobreviver foi o Mogi das Cruzes/Helbor. Depois de ser derrotado nos dois duelos realizados na cidade de São Paulo, o time do Alto do Tietê superou o Paulistano/Unimed, atuando em casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos, pelo placar de 87 a 44, e diminuiu o prejuízo na série para 2 a 1.

Tyrone foi o cestinha do jogo e protagonizou belos lances (Cleomar Macedo/Divulgação)

Tyrone foi o cestinha do jogo e protagonizou belos lances (Cleomar Macedo/Divulgação)

Para sair vencedor, o esquadrão mogiano contou com grande atuação defensiva e um bom desempenho de sua dupla de norte-americanos do outro lado da quadra. O ala/pivô Tyrone Curnell foi o cestinha da equipe, com 24 pontos, enquanto que o ala Shamell registrou 21 pontos e cinco assistências. Pelo Paulistano, o maior pontuador foi o garoto Arthur Pecos, autor de 12 pontos.

Agora, as duas equipes voltarão a se enfrentar nesta quinta-feira, novamente no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, às 20 horas (de Brasília). Caso vença, o time comandado pelo técnico espanhol Paco García forçará a realização do quinto e decisivo jogo. Se o clube da capital paulista triunfar garantirá sua vaga nas semifinais para enfrentar Limeira.

Confira o calendário completo das quartas de final do Campeonato Paulista 2014:

Winner/Limeira (1º A) 3 x 0 São José/Unimed  (4º B)
Jogo 1 – Limeira 97 x 74 São José
Jogo 2 – Limeira 73 x 67 São José
Jogo 3 – São José 75 x 92 Limeira

Pinheiros/SKY (1º B) 0 x 3 Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – Pinheiros 65 x 70 Franca
Jogo 2 – Pinheiros 82 x 88 Franca
Jogo 3 – Franca 87 x 85 Pinheiros

Paschoalotto/Bauru (2º A) 3 x 0 Rio Claro Basquete (3º B)
Jogo 1 – Bauru 95 x 86 Rio Claro
Jogo 2 – Bauru 108 x 90 Rio Claro
Jogo 3 – Rio Claro 80 x 95 Bauru

Paulistano/Unimed (2º B) 2 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (3º A)
Jogo 1 – Paulistano 102 x 95 Mogi
Jogo 2 – Paulistano 80 x 58 Mogi
Jogo 3 – Mogi 87 x 44 Paulistano
Jogo 4 – 18/09 (quinta-feira), às 20h – Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes)
Jogo 5* – 22/09 (segunda-feira), às 20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo)

*Caso necessário