#JOGAJUNTO

NBA / NBB CAIXA

Franca na NBA

10-07-2019 | 05:51
Por Liga Nacional de Basquete

Atual campeão Paulista e Sul-Americano, Franca será o 3º time brasileiro a participar da pré-temporada da NBA nos Estados Unidos

A NBA anunciou, nesta quarta-feira (10/07), a realização do amistoso entre Brooklyn Nets e Sesi Franca Basquete pela pré-temporada da liga norte-americana. A partida será no dia 04 de outubro, no Barclays Center, em New York (EUA).

A equipe francana será a terceira equipe brasileira na história a participar da pré-temporada da NBA nos Estados Unidos. O Flamengo foi duas vezes, em 2014 (Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies) e 2018 (Orlando Magic), e o Bauru foi em 2015 (New York Knicks e Washington Wizards).

A ida para os Estados Unidos veio depois de uma temporada histórica para o basquete de Franca, que se sagrou campeão do Paulista 2018, Liga Sul-Americana 2018 e vice-campeão do NBB CAIXA.

“Franca é um dos clubes de maior tradição no país, a cidade respira esporte e, não à toa, é considerada a capital do basquete no Brasil. Além disso, os fãs são muito apaixonados. É um intercâmbio muito saudável, uma experiência única para ambas as equipes, e isso só fortalece a modalidade. Estamos felizes em anunciar Franca na pré-temporada da NBA e, tenho certeza, será um grande jogo”, afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

O presidente do Franca Basquete, Luis Prior, também exaltou o orgulho com o convite da NBA.

“Nossa expectativa é enorme, estamos muito orgulhosos pelo convite. Esta será uma oportunidade de ganhar mais experiência, algo que será muito importante para a sequência da temporada. Essa partida representa o ápice para nós. Enfrentar o Brooklyn Nets nos Estados Unidos é a coroação de um belíssimo ano que tivemos”, disse o presidente do Franca.

 

View this post on Instagram

 

JUST ANNOUNCED: 2019-20 Preseason Schedule 📅

A post shared by Brooklyn Nets (@brooklynnets) on

O Brooklyn Nets, que tem o ex-jogador Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA (2014) na história, como membro da comissão técnica, assinou com Kevin Durant e Kyrie Irving para a temporada 2019-2020.

A franquia vem de boa campanha na temporada 2018/2019, em que terminou a fase de classificação na sexta posição na Conferência Leste (42 vitórias e 40 derrotas) e voltou a disputar os playoffs após quatro anos.

Essa será a oitava partida entre um time do Brasil e um da NBA em toda a história. Fora os cinco duelos de Flamengo e Bauru nos Estados Unidos, o próprio Flamengo possui uma participação no NBA Global Games de 2015, na Jeunesse Arena, também contra o Magic.

Mas vale destacar que, há 20 anos, aconteceu o primeiro duelo de um brasileiro contra uma franquia da NBA. Foi em 1999, entre o Vasco da Gama, campeão sul-americano daquele ano, e o San Antonio Spurs, então campeão da NBA. O duelo foi válido pela decisão do McDonald’s Open, em Milão (ITA). Na ocasião, Helinho Garcia, atual técnico do Franca, estava em quadra vestindo a camisa cruzmaltina.

Tim-Duncan-e-Vargas-no-jogo-de-basquete-entre-Vasco-e-San-Antonio-Spurs-em-1999

Vasco e San Antonio Spurs se enfrentaram em 1999, em Milão, pela final do McDonald’s Open (Ari Gomes/Divulgação)