#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Noite de decisão

17-04-2014 | 04:26
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Uberlândia e Franca fazem quinto e decisivo jogos da série oitavas de final nesta sexta-feira, no Ginásio Sabiazinho

Quatro jogos, duas vitórias para cada lado: e aí? Quem leva a vaga nas quartas de final?

Quatro jogos, duas vitórias para cada lado: E aí? Uberlândia ou Franca? Quem fica com a vaga nas quartas? (Newton Nogueira/Divulgação)

Nem três, nem quatro jogos foram suficientes para definir um vencedor, e a série oitavas de final entre Unitri/Magazine Luiza e Vivo/Franca será decidida no quinto jogo. Empatadas em 2 a 2, as duas equipes farão o duelo derradeiro pela vaga nas quartas de final do NBB6 nesta sexta-feira (18/04), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

Após começar a série sendo derrotado diante de sua torcida, o esquadrão do Triângulo Mineiro se recuperou, venceu as duas partidas seguintes e ficou a uma vitória da classificação às quartas. Porém, quando teve a oportunidade de fechar o confronto, Franca se recuperou e, em casa, levou a melhor no Jogo 4, por 82 a 74, e levou a decisão para o quinto jogo.

“Sabíamos que seria uma série difícil. A gente não esperava perder o primeiro jogo em casa, mas depois disso tivemos que correr atrás e buscar uma vitória fora de casa. No Jogo 3 estávamos em um dia muito feliz e ganhamos por 30 pontos, mas com certeza não passaremos por isso novamente, pois o equilíbrio nessa série é enorme”, comentou o experiente armador Valtinho, líder em assistências do NBB6, com média de 7,3 passes perfeitos por jogo.

Franca, por outro lado, quer seguir no embalo de sua recuperação na série para conseguir a classificação para as quartas de final. Depois de vencer o Jogo 4 e evitar a eliminação nas oitavas, a equipe do técnico Lula Ferreira tentará repetir a vitória que conquistou na abertura da série, fora de casa, no mesmo Ginásio Sabiazinho, palco do Jogo 5, por 68 a 61.

“Esse será um jogo no qual não podemos ter erro. Precisamos acertar o tiro. Vamos marcar forte, e ter um ataque consciente, para não permitir que eles tenham vida fácil. Não podemos dar a chance de eles fazerem cesta fácil ou armarem o contra-ataque”, falou o técnico do Franca, Lula Ferreira.

Dono de melhor campanha na fase de classificação, Uberlândia decidirá a vaga nas quartas em casa (Newton Nogueira/Divulgação)

Dono de melhor campanha na fase de classificação, Uberlândia decidirá a vaga nas quartas em casa (Newton Nogueira/Divulgação)

Para sair de quadra com a vaga nas quartas, a agremiação da Capital do Basquete terá que fazer algo que apenas só três equipes conseguiram na história do NBB. Em todas as cinco edições anteriores, foram realizados 19 Jogos 5 em séries de playoffs, e só três vezes o time visitante, ou seja, de pior campanha na fase de classificação, saiu vencedor:

NBB4 – semifinal –Brasília venceu Pinheiros, em São Paulo (SP), por 81 a 68
NBB5 – oitavas de final – Paulistano venceu Basquete Cearense, em Fortaleza (CE), por 69 a 68
NBB5 – quartas de final – São José venceu Brasília, em Brasília (DF), por 98 a 81

“O retrospecto de apenas três visitantes terem ganhado o Jogo 5 na história do NBB indica que já aconteceu no passado, mas não tem nada a ver com o que pode ser feito no nosso jogo contra Uberlândia. A nossa vitória tem que ser construída na hora, no momento da partida. Vamos ter a nossa chance de garantir o resultado positivo, independentemente de qualquer fator histórico”, analisou Lula Ferreira.

Uberlândia tentará manter a superioridade dos mandantes em Jogos 5 na história do NBB (Raphael Oliveira/EAZ)

Uberlândia tentará manter a superioridade dos mandantes em Jogos 5 na história do NBB (Raphael Oliveira/EAZ)

O time que levar a melhor na partida desta sexta-feira e liquidar a fatura na série oitavas de final enfrentará o vice-líder da fase de classificação da temporada 2013/2014 do NBB, Paulistano/Unimed, nas quartas de final, com datas ainda a serem definidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

“Temos que entrar ligados, com tudo. Passados esses quatro jogos, percebemos que quando estamos ligados, tanto na defesa quanto no ataque, as coisas dão certo. Muitas vezes sabemos o que eles vão fazer, mas temos que estar ligados para não deixar eles fazerem essas coisas com tanta facilidade. Temos que impor dificuldade nas jogadas deles”, disse Valtinho.

“Vamos soltar o jogo. Agora a gente tem maior liberdade de fazer algumas coisas, nas jogadas de ataque, tentar explorar mais os contra-ataques e vamos tentar fazer isso o jogo inteiro. Na maioria das vezes que jogamos tranquilos, deu tudo certo, então é com esse pensamento que vamos entrar em quadra”, completou o experiente armador de 38 anos.

Confira os resultados das partidas da série oitavas de final entre Uberlândia e Franca:

Jogo 1 – Unitri/Magazine Luiza 61 x 68 Vivo/Franca
Jogo 2 – Unitri/Magazine Luiza 69 x 67 Vivo/Franca
Jogo 3 – Vivo/Franca 61 x 92 Unitri/Magazine Luiza
Jogo 4 – Vivo/Franca 82 x 74 Unitri/Magazine Luiza
Jogo 5 – 18/04 (sexta-feira), às 19 horas – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (ao vivo no SporTV)