#JOGAJUNTO

NBA / NBB CAIXA

Nome no Draft

17-04-2019 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

Didi confirma inscrição no Draft da NBA 2019 e pode ser 14º brasileiro na história a ser selecionado na "loteria" da liga norte-americana

Didi está inscrito no NBA Draft 2019. O garoto do Sesi Franca Basquete e da Seleção Brasileira confirmou, nesta quarta-feira (17/04), sua presença na cerimônia que seleciona os jovens que ingressarão na NBA, marcada para o dia 20 de junho, no Barclays Center, casa do Brooklin Nets, em Nova York (EUA).

Apesar da felicidade da escolha, o capixaba de 19 anos destacou que a cabeça está 100% nos playoffs do NBB CAIXA, em que o time francano duela contra o rival Sendi/Bauru Basket pelas quartas de final.

“Conversei com os meus agentes e decidimos pela inscrição no Draft. Estou feliz e muito confiante, vivendo um momento maravilhoso na minha vida e na minha carreira. Mas não quero pensar nisso nesse momento. Minha cabeça está aqui no Franca, estamos numa série muito dura contra Bauru e meu foco está todo nos playoffs. Estou muito concentrado e só vou pensar em Draft quando acabar o NBB”, declarou Didi.

 

View this post on Instagram

 

D R A F T 🔥🙏🏽✊🏽 #nike #nikebasketball #nikefamily

A post shared by Didi Louzada (@didi) on

Uma das maiores joias do basquete brasileiro, Didi foi nome frequente nas convocações do técnico Aleksandar Petrovic na Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da China 2019 e deve estar presente também no próprio Mundial, que terá início no dia 30 de agosto.

Já em território nacional, o jogador ajudou o Franca a conquistar os títulos do Campeonato Paulista 2018 e também da Liga Sul-Americana 2019. Atualmente, ele é peça chave na rotação da equipe que teve a melhor campanha na fase de classificação do NBB CAIXA.

Didi disputou Nike Hoop Summit ao lado das maiores promessas do basquete mundial (Sam Forencich/USA BAsketball)

Na semana passada, Didi mostrou seu talento diretamente para os olheiros da NBA no Nike Hoop Summit, evento que reuniu os principais prospectos da categoria Sub-19 de Estados Unidos e do resto do mundo, no Moda Center, em Portland (EUA).

Em seu retorno ao Brasil, o garoto mostrou logo de cara que está com o pique lá em cima. No Jogo 1 da série contra Bauru, no Panela de Pressão, ele foi autor de 13 pontos (5/5 nos arremessos de quadra), sete rebotes e dois roubos de bola (21 de eficiência).

O próximo compromisso de Didi e do Sesi Franca será nesta segunda-feira (22/04), pelo Jogo 2 da série quartas de final contra o Bauru, no Ginásio Pedrocão, às 20h10, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

A temporada 2018/2019 da NBA contou com a participação de cinco brasileiros: Cristiano Felício (Chicago Bulls), Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies) e Scott Machado (Los Angeles Lakers), que não avançaram aos playoffs, e Nenê Hilário (Houston Rockets) e Raulzinho Neto (Utah Jazz), que atualmente disputam o mata-mata de suas conferências.

Até hoje, 13 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que dois deles não chegaram a atuaram na liga (Paulão Prestes e Oscar Schmidt). Desta lista, três estão atualmente no NBB CAIXA (Marquinhos, Anderson Varejão e Leandrinho).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Os brasileiros draftados:

2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)