#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nos preparativos

02-09-2015 | 07:08
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão da Liga Ouro 2015, Caxias do Sul anuncia armador Gustavinho, ex-Mogi, ala Alex Oliveira, ex-Minas, e outros dois reforços para sua temporada de estreia no NBB

Gustavinho, do Mogi, e Joe Smith, do Pinheiros

Após três temporadas defendendo a camisa do Mogi, Gustavinho será o armador do Caxias na 8ª edição do NBB (João Pires/LNB)

Campeão da Liga Ouro 2015, o Banrisul/Caxias do Sul Basquete disputará o NBB pela primeira vez em sua história e será a grande novidade da temporada 2015/2016 do campeonato nacional. Então, a equipe gaúcha foi ao mercado e contratou jogadores com boas passagens na elite do basquete brasileiro.

Depois de defender o Mogi das Cruzes/Helbor nos últimos três anos, o armador Gustavinho encabeça a lista de reforços do Caxias. Ídolo da torcida mogiana, o jogador, de 30 anos e 1,78m de altura, chega ao esquadrão do Sul do país com a experiência de ter atuado em seis edições do NBB.

“Nós contratamos do Gustavinho por uma soma de fatores. Além de todas as qualidades técnicas dele como armador, ele é um jogador que possui muita experiência e é um jogador que esbanja carisma. Sabemos da relação dele com a comunidade mogiana, da importância que ele teve para o crescimento estrutural do Mogi e ele pode também ser muito importante para nós nesse assunto. Creio que a aquisição dele será muito benéfica para o nosso time dentro de quadra e também muito importante fora dela”, disse o técnico gaúcho.

Com experiência de sobra no NBB, Alex será um dos pilares do caçula Caxias (Orlando Bento/Divulgação)

Com experiência de sobra no NBB, Alex será um dos pilares do caçula Caxias (Orlando Bento/Divulgação)

Além de Gustavinho, o Caxias confirmou reforço importante. Com quatro equipes em seu currículo no NBB – Paschoalotto/Bauru, Paulistano/Unimed, São José e Minas -, o ala Alex Oliveira jogará na equipe gaúcha na temporada 2015/2016. Na última edição do NBB, o atleta, de 31 anos, foi um dos principais destaques do Minas, ao anotar em média 11,5 pontos e ser o terceiro cestinha da equipe mineira no campeonato nacional.

Outras caras novas do Caxias para a disputa do NBB são o armador Vinicius Gobor, ex-CEUB, e o ala/pivô Diego Conceição, ex-Macaé. Aos 25 anos, Gobor já disputou quatro edições do NBB e na última temporada foi o grande protagonista da campanha da equipe candanga na Liga Ouro 2015. Já Diego disputou 38 partidas do último NBB com a camisa macaense e foi o líder da equipe em aproveitamento para dois pontos, com 67,2% de aproveitamento.

“Apesar dos reforços, ainda não estamos completamente satisfeitos com o nosso elenco. Estamos procurando no mercado algum pivô forte que esperamos anunciar na próxima semana. Depois que esse pivô chegar, nós teremos um time base montado. Aí novamente vamos estudar o elenco para ver se precisamos de mais alguma contratação ou não”, comentou o comandante Rodrigo.

+ Clique aqui e garanta seu ingresso para o Mundial de Clubes 2015

Já em relação ao elenco que se sagrou campeão da Liga Ouro, o Caxias manteve nomes importantes, como o experiente ala Guto e o ala/pivô Rafael Stabile. Também seguem na equipe o armador Maurício, o ala Tobias e os pivôs Rodolfo e Rubem.

“Conseguimos pegar alguns jogadores que possuem boa experiência no NBB, conseguimos renovar com alguns nomes que estiveram juntos com a gente na disputa da Liga Ouro e ainda anunciaremos mais uma contratação nas próximas semanas para finalizar a nossa preparação para disputa da oitava edição do NBB”, analisou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias do Sul.

Apesar das contratações e das renovações, o Caxias sofreu algumas perdas consideráveis para a temporada 2015/2016. Muito eficiente dentro de quadra e nomeado MVP da campanha do título do Caxias da edição 2015 da Liga Ouro, o ala/armador Cauê Verzola deixou a equipe e se transferiu para o São José Basketball.

Outros dois atletas que foram destaques da campanha do título do Caxias na divisão de acesso ao NBB também partiram para o Vale do Paraíba e vestirão as cores do São José na temporada 2015/2016. São eles: o ala Arthur Benardi, dono da média de 12,9 pontos e 4,8 rebotes na Liga Ouro, e o ala/pivô Bruno José, que conquistou médias de 9,3 pontos e 7,2 rebotes na última temporada com a equipe gaúcha.

“Nosso elenco mudou bastante também de uma temporada para a outra. Então, antes de colocar alguma meta para o fim da fase de classificação, precisamos ver como será o desempenho individual de nossos jogadores novos jogadores, como será a nossa atuação como um time, para ver se a gente pode sonhar com boas posições no NBB”, disse Rodrigo.

Campeão da Liga Ouro 2014, Caxias é um dos inscritos no NBB 15/16 (Guilherme Peixinho/LNB)

Campeão da Liga Ouro, Caxias disputará o NBB 2015/2016 e segue montando seu elenco para o campeonato nacional (Guilherme Peixinho/LNB)

Depois de sete anos, o Estado do Rio Grande do Sul, através do Caxias do Sul, volta a ter um representante na elite do basquete brasileiro. O último time gaúcho a disputar um campeonato nacional foi o Bira/Lajeado, ainda na primeira edição do NBB. Mesmo com tanto tempo fora dos holofotes, o Estado do Rio Grande do Sul possui grande história no basquete brasileiro.

No início dos Anos 90, no ano de 1994, o Rio Grande do Sul atingiu o ápice do basquete brasileiro, após o PITT/Corinthians se sagrar o campeão brasileiro daquele ano. Após os anos de glória e os anos fora dos campeonatos de elite, o Caxias do Sul representará e terá o apoio de todo o Estado na disputa do NBB 2015/2016.

“A nossa participação no NBB só foi possível pelo apoio do nosso Estado. É muito legal saber que a nossa equipe representa do Rio Grande do Sul na elite do basquete brasileiro.  Não só os fãs da nossa cidade, assim como todos os gaúchos estão torcendo pelo nosso sucesso nesse início da nossa história no NBB. As equipes que disputam o campeonato gaúcho também estão dando a maior força para a gente e isso é muito satisfatório para a gente”, concluiu o técnico que comandará o “caçula” Caxias do Sul na oitava edição do NBB.