#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nova etapa

24-06-2015 | 04:50
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de grande temporada pelo Franca, jovem ala Léo Meindl é um dos pré-convocados para o Pan de Toronto e espera se firmar de vez na Seleção Brasileira

Léo terá a chance de disputar sua 2ª competição oficial pela Seleção Adulta (Divulgação)

Léo terá a chance de disputar sua 2ª competição oficial pela Seleção Adulta (Divulgação)

Um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro, Léo Meindl “desabrochou” de vez no NBB 7 e, com a camisa do Franca Basquete, o jovem ala de 22 anos teve grande destaque na última temporada do maior campeonato de basquete do país. A “recompensa” veio na convocação da Seleção Brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e Léo foi um dos 12 pré-selecionados pelo técnico Rubén Magnano para representar o país na 17ª edição do evento poliesportivo.

Depois de despontar na temporada 2012/2013 e ser eleito o Melhor Sexto Homem do NBB 5, então apenas com 19 anos, Léo se tornou titular absoluto do esquadrão francano no NBB 6. Porém foi no NBB 7 que o jovem ala ganhou notoriedade. Sem ficar de fora de nenhuma partida das 40 partidas disputadas pelo Franca na competição, o garoto registrou média de 15,7 pontos por jogo e foi o principal pontuador da equipe, o oitavo maior de todo o campeonato.

Ótimo desempenho no NBB 7 com a camisa do Franca levou Léo à Seleção (Newton Nogueira/Divulgação)

Ótimo desempenho no NBB 7 com a camisa do Franca levou Léo à Seleção pelo 2º ano seguido (Newton Nogueira/Divulgação)

“Quando começou a temporada, busquei fazer dela a minha melhor pelo Franca e consegui isso. Treinei muito, tive bastante espaço dentro do meu time, tive a confiança da comissão técnica e meus companheiros de equipe; Esse ano evolui muito, não só fisicamente, mas psicologicamente e acabei elevando meu jogo muito mais do que na temporada anterior. É assim que analiso o que passou e treinei com esse objetivo na cabeça. Uma das metas também era de ser convocado e espero poder ajudar a Seleção o máximo que eu puder no Pan-Americano”, disse Léo.

“Outro ponto positivo é que melhorei o entendimento do jogo, busco sempre a melhor posição na quadra e como me portar durante a partida, com paciência e no momento certo. Além disso, também evolui fisicamente”, concluiu.

Caso seja confirmado pelo técnico argentino Rubén Magnano no grupo verde-amarelo que irá para Toronto, Léo disputará sua segunda competição oficial pela Seleção Brasileira Adulta. A estreia da joia francana, de fato, no selecionado nacional aconteceu no ano passado na disputa do Campeonato Sul-Americano, realizado em Isla Margarita, na Venezuela – competição em que o Brasil acabou na terceira colocação.

Caçula do grupo dirigido pelo técnico José Neto – Magnano estava concentrado na preparação brasileira para a Copa do Mundo da Espanha –, Léo teve participação discreta no torneio continental. Com apenas 31 minutos de quadra durante as cinco partidas realizadas pela Seleção no Sul-Americano, Meindl anotou apenas nove pontos (média de 1,8 por jogo), além de apanhar somente dois rebotes e não registrar nenhuma assistência. Agora, para o Pan, o jogador espera ter outro papel na equipe nacional.

“Ano passado pra mim foi complicado. Fiquei doente, não pude treinar direito com a Seleção e acabei jogando menos do que eu imaginava no Sul-Americano. Mas esse ano estou bem, consegui treinar e espero contribuir muito mais do que no ano passado. O objetivo é continuar treinando forte todos os anos e estar aqui sempre, quero jogar todos os campeonatos que o Brasil jogar”, afirmou o atleta, de 2,00m de altura.

Após participação discreta no Sul-Americano, Léo espera assumir novo papel na Seleção (Divulgação)

Após participação discreta no Sul-Americano, Léo espera assumir novo papel na Seleção (Divulgação)

No radar da comissão técnica da Seleção há no mínimo três anos, Léo terá no Pan a chance de ser firmar no esquadrão verde-amarelo. Na pré-relação divulgada por Magnano, os únicos alas de ofício são Vitor Benite, do Flamengo, e Marcus Toledo, do Pinheiros. Então, com poucos concorrentes, o garoto nascido e criado em Franca poderá desfrutar de mais minutos em quadra e espera deixar uma boa impressão para seguir na lista para as duas próximas competições: Copa América 2015 e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

“Quero fazer um bom Pan-Americano e manter o nível nos outros campeonatos. Experiência internacional conta muito e se depender de mim, quero defender por muitos anos a Seleção. Depois do Pan terá a Copa América e quero fazer parte do grupo que vai disputar o torneio. Independente do que vai acontecer, quero estar lá e, claro, nas Olimpíadas também. Mas sou novo ainda e sei que cada coisa tem seu tempo”, concluiu Léo, que nas categorias de base também representou o Brasil no Mundial Sub-19, em 2011, e na Universíade de Kazan 2013 (Sub-24).

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Brasil está no Grupo A e estreia contra Porto Rico no dia 21 de julho. Na sequência, os brasileiros enfrentam Venezuela e Estados Unidos nos dois dias seguintes. Os dois melhores avançarão às semifinais.